A ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, reconhece a importância da Inteligência Artificial (IA) como uma tecnologia emergente com o potencial de transformar todos os aspectos da sociedade
A ABES tem demonstrado atenção especial à legislação internacional e brasileira relacionada ao uso consciente e ético da IA, além de promover o fomento de aplicações e o desenvolvimento de softwares nativamente brasileiros.
“A ABES tem o propósito de contribuir com um Brasil mais digital e menos desigual, por isso luta por legislações e regulamentações de tecnologias que sejam justas para a sociedade e para que tenhamos um país competitivo, gerando melhora na qualidade de vida da sua população. Atendemos a todos os portes de empresas, porém nos preocupamos com as de pequeno porte e com a transformação digital que são de extrema importância para a nossa economia,” declara Paulo Milet Roque, presidente da ABES.
Além disso, a ABES tem sido uma força motriz no apoio ao desenvolvimento de softwares para Inteligência Artificial.
A ABES tem um forte compromisso em apoiar startups que estão na vanguarda do desenvolvimento de IA. Através do seu Guia de Fomento, a ABES fornece recursos e orientações para startups que estão desenvolvendo soluções inovadoras em IA.
A ABES também apoia as iniciativas da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ambas as instituições têm programas de financiamento voltados para o desenvolvimento de tecnologias emergentes, incluindo a IA.
Segundo Jamile Sabatini Marques, Diretora de Inovação e Fomento da ABES, a Associação Brasileira das Empresas de Software vê essas parcerias como uma maneira de acelerar o desenvolvimento de IA no Brasil. Ao trabalhar em conjunto com a Finep e o BNDES, a ABES espera fomentar um ambiente que seja propício para a inovação e o crescimento no campo da IA.
“Torna-se cada vez mais relevante que o país fomente o empreendedor inovador, pois a inovação cria novos mercados e novas formas de consumo, gerando mais empregos e renda. A ABES tem trabalhado junto ao BNDES, Finep e agências de fomento para demonstrar as necessidades do mercado. Também trazemos o estudo de mercado brasileiro de software, onde mostramos as tendências e é utilizado para formação de política pública por estes órgãos de fomento. Como orientador, a ABES também disponibiliza o guia de fomento, a fim de que os empresários possam ter conhecimento do que tem disponível no mercado e também serve como orientador de política pública, já que o guia mostra as linhas disponíveis e ajuda a criar linhas complementares”, declara Jamile Sabatini.
A ABES apoia às startups, por meio do seu Guia de Fomento, e das suas parcerias com a Finep e o BNDES, para a pavimentar o caminho para um futuro em que a IA desempenha um papel central na sociedade brasileira.
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
O BNDES desempenha um papel crucial no desenvolvimento de tecnologias emergentes no Brasil. Promove o apoio a setores altamente tecnológicos e dinâmicos e apoia setores altamente tecnológicos e dinâmicos.
Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)
A FINEP é como agência pública, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de tecnologias emergentes no Brasil.
A FINEP apoia financeiramente projetos de desenvolvimento de tecnologia, inovação e P&D1. Com o objetivo de assegurar o apoio desde a pesquisa até o empreendimento final. A FINEP mudou o seu perfil inicial, de apoio às empresas de consultoria em seus estudos de viabilidade e projetos de investimento, passando a atuar em todo o espectro do desenvolvimento científico e tecnológico.
Iniciativas Governamentais
Segundo Jamile Sabatini, a ABES acompanha alguns projetos do governo brasileiro como as iniciativas Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial e o Portal Startup Point com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de softwares nativos de Inteligência Artificial (IA).
1. Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial. A Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial visa orientar as políticas públicas para o desenvolvimento da tecnologia no país.
Seus objetivos incluem a promoção de investimentos em pesquisa e desenvolvimento em IA, a remoção de barreiras à inovação em IA, a capacitação de profissionais para o ecossistema da IA, e a promoção de um ambiente de cooperação entre entidades públicas e privadas, a indústria e os centros de pesquisa para o desenvolvimento da IA.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em dezembro de 2023 deu início à revisão da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA), lançada em 2021 para nortear as prioridades do Brasil em torno do tema. Com a iniciativa, o MCTI vai revisitar objetivos, eixos, metas e ações para alinhá-la aos interesses e prioridades nacionais. O processo de revisão da EBIA deve ser concluído até maio de 2024.
2. Portal Startup Point. O governo federalpor meio do portal Startup Point, reúne todas as iniciativas do Poder Executivo Federal, bem como dos serviços sociais autônomos, de apoio às empresas startups. O portal é um dos primeiros resultados dos trabalhos do Comitê Nacional de Iniciativas de Apoio a Startups, criado por meio do Decreto nº 10.122/2019.
Desta forma a ABES apoia o desenvolvimento de softwares para IA no Brasil. Através do seu apoio às startups, do seu Guia de Fomento e das suas parcerias com a Finep e o BNDES, a ABES está ajudando a pavimentar o caminho para um futuro em que a IA desempenha um papel central na sociedade brasileira.
Sobre a ABES
A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.
Atualmente, a ABES representa aproximadamente 2 mil empresas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 210 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 80 bilhões em 2020.
O que o ciberataque da Microsoft nos diz sobre a tendência da IA para 2024?
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.