Últimas notícias

Fique informado
ABES: Promovendo a inovação da tecnologia de IA e a regulação específica

ABES: Promovendo a inovação da tecnologia de IA e a regulação específica

6 de fevereiro de 2024

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

A ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, reconhece a importância da Inteligência Artificial (IA) como uma tecnologia emergente com o potencial de transformar todos os aspectos da sociedade

A ABES tem demonstrado atenção especial à legislação internacional e brasileira relacionada ao uso consciente e ético da IA, além de promover o fomento de aplicações e o desenvolvimento de softwares nativamente brasileiros.

ABES
Paulo Milet Roque, presidente da ABES

A ABES tem o propósito de contribuir com um Brasil mais digital e menos desigual, por isso luta por legislações e regulamentações de tecnologias que sejam justas para a sociedade e para que tenhamos um país competitivo, gerando melhora na qualidade de vida da sua população. Atendemos a todos os portes de empresas, porém nos preocupamos com as de pequeno porte e com a transformação digital que são de extrema importância para a nossa economia,” declara Paulo Milet Roque, presidente da ABES.

Além disso, a ABES tem sido uma força motriz no apoio ao desenvolvimento de softwares para Inteligência Artificial.

A ABES tem um forte compromisso em apoiar startups que estão na vanguarda do desenvolvimento de IA. Através do seu Guia de Fomento, a ABES fornece recursos e orientações para startups que estão desenvolvendo soluções inovadoras em IA.

A ABES também apoia as iniciativas da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ambas as instituições têm programas de financiamento voltados para o desenvolvimento de tecnologias emergentes, incluindo a IA.

Jamile Sabatini Marques, Diretora de Inovação e Fomento da ABES

Segundo Jamile Sabatini Marques, Diretora de Inovação e Fomento da ABES, a Associação Brasileira das Empresas de Software vê essas parcerias como uma maneira de acelerar o desenvolvimento de IA no Brasil. Ao trabalhar em conjunto com a Finep e o BNDES, a ABES espera fomentar um ambiente que seja propício para a inovação e o crescimento no campo da IA.

“Torna-se cada vez mais relevante que o país fomente o empreendedor inovador, pois a inovação cria novos mercados e novas formas de consumo, gerando mais empregos e renda. A ABES tem trabalhado junto ao BNDES, Finep e agências de fomento para demonstrar as necessidades do mercado. Também trazemos o estudo de mercado brasileiro de software, onde mostramos as tendências e é utilizado para formação de política pública por estes órgãos de fomento. Como orientador, a ABES também disponibiliza o guia de fomento, a fim de que os empresários possam ter conhecimento do que tem disponível no mercado e também serve como orientador de política pública, já que o guia mostra as linhas disponíveis e ajuda a criar linhas complementares”, declara Jamile Sabatini.

A ABES apoia às startups, por meio do seu Guia de Fomento, e das suas parcerias com a Finep e o BNDES, para a pavimentar o caminho para um futuro em que a IA desempenha um papel central na sociedade brasileira.

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

O BNDES desempenha um papel crucial no desenvolvimento de tecnologias emergentes no Brasil. Promove o apoio a setores altamente tecnológicos e dinâmicos e apoia setores altamente tecnológicos e dinâmicos.

Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)

A FINEP é como agência pública, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de tecnologias emergentes no Brasil.

A FINEP apoia financeiramente projetos de desenvolvimento de tecnologia, inovação e P&D1. Com o objetivo de assegurar o apoio desde a pesquisa até o empreendimento final. A FINEP mudou o seu perfil inicial, de apoio às empresas de consultoria em seus estudos de viabilidade e projetos de investimento, passando a atuar em todo o espectro do desenvolvimento científico e tecnológico.

Iniciativas Governamentais

Segundo Jamile Sabatini, a ABES acompanha alguns projetos do governo brasileiro como as iniciativas Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial e o Portal Startup Point com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de softwares nativos de Inteligência Artificial (IA).

1. Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial. A Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial visa orientar as políticas públicas para o desenvolvimento da tecnologia no país.

Seus objetivos incluem a promoção de investimentos em pesquisa e desenvolvimento em IA, a remoção de barreiras à inovação em IA, a capacitação de profissionais para o ecossistema da IA, e a promoção de um ambiente de cooperação entre entidades públicas e privadas, a indústria e os centros de pesquisa para o desenvolvimento da IA.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em dezembro de 2023 deu início à revisão da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA), lançada em 2021 para nortear as prioridades do Brasil em torno do tema. Com a iniciativa, o MCTI vai revisitar objetivos, eixos, metas e ações para alinhá-la aos interesses e prioridades nacionais. O processo de revisão da EBIA deve ser concluído até maio de 2024.

2. Portal Startup Point. O governo federalpor meio do portal Startup Point, reúne todas as iniciativas do Poder Executivo Federal, bem como dos serviços sociais autônomos, de apoio às empresas startups. O portal é um dos primeiros resultados dos trabalhos do Comitê Nacional de Iniciativas de Apoio a Startups, criado por meio do Decreto nº 10.122/2019.

Desta forma a ABES apoia o desenvolvimento de softwares para IA no Brasil. Através do seu apoio às startups, do seu Guia de Fomento e das suas parcerias com a Finep e o BNDES, a ABES está ajudando a pavimentar o caminho para um futuro em que a IA desempenha um papel central na sociedade brasileira.

Sobre a ABES     

ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.

Atualmente, a ABES representa aproximadamente 2 mil empresas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 210 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 80 bilhões em 2020.  

O que o ciberataque da Microsoft nos diz sobre a tendência da IA para 2024?

Gartner afirma que líderes jurídicos de compliance e de privacidade classificam a adoção rápida da GenAI como a principal preocupação para os próximos dois anos 

Check Point Software lança o Infinity AI Copilot: automação inteligente que transforma a cibersegurança

Acompanhe os principais conteúdos sobre Inteligência Artificial!

CATEGORIAS

Destaques IA