No encerramento do FEBRABAN TECH 2023, vencedor do Prêmio Nobel de Economia, Daniel Kahneman diz que a inteligência artificial vai superar os humanos na tomada de decisões, mas pode demorar décadas para isso acontecer
Diante do conflito entre a opinião humana e os algoritmos, os algoritmos levarão a melhor. Essa é a visão de Daniel Kahneman, professor emérito de Psicologia e Public Affairs em Princeton e vencedor do Prêmio Nobel de Economia, no painel de encerramento do FEBRABAN TECH 2023, principal evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, nesta quinta-feira (29).
Mas o professor amenizou um pouco o impacto da sua observação, afirmando que esse novo quadro, em que a inteligência artificial (IA) vai superar os humanos na tomada de decisões, pode demorar décadas. No entanto, reiterou: “no fim das contas, a IA vai ser melhor do que qualquer especialista. No mundo existe menos especialização do que as pessoas acreditam. Elas deveriam confiar menos nas suas intuições, porque são imprecisas”, afirmou Kahneman.
Cético obstinado da tomada de decisões baseada em intuições dos seres humanos, Kahneman não traz boas notícias ao afirmar que a IA, pela velocidade de aprendizado, chegará muito perto do pensamento humano e poderá ser melhor.
“A opinião humana não está livre de ruídos, por outro lado, os modelos estão. A principal causa da inferioridade dos pensamentos dos seres humanos quando comparados com IA e estatísticas é que não existe ruído quando se aplica um algoritmo”, disse Kahneman.
Enquanto a IA não supera os seres humanos na tomada de decisões, o vencedor do Prêmio Nobel diz estar mais otimista em relação às organizações, como bancos, seguradoras e hospitais.
“As organizações podem aprender melhor que os humanos, pois elas pensam lentamente e desenvolvem processos que superam os ruídos. Sou mais otimista em relação à higiene decisória de ruídos do que ao controle dos vieses cognitivos”, afirmou. “O ruído é um problema urgente, que pode ser gerenciado.”
Para Kahneman, há uma única situação em que a tomada de decisão gerada pela inteligência humana pode ser bem mais eficaz que o resultado atingido por algoritmos: “quando o ser humano tem informações que não foram passadas ao algoritmo. No entanto, na maioria das vezes em que se tem um conflito entre a opinião humana e a do algoritmo, os resultados certamente serão melhores quando se segue a decisão tomada pelo algoritmo”, sentenciou.
Mas a supremacia da IA sobre as decisões humanas ainda vai demorar a se tornar uma realidade, amenizou mais uma vez o professor. Pois, segundo ele, levará tempo até que a IA tenha acesso a um conjunto incontável de informações que a torne mais assertiva que o cérebro humano.
“Sendo assim, precisamos melhorar urgentemente nossas opiniões, porque os riscos de erro são altíssimos. Temos que desenvolver um modelo para pensar melhor, superar os ruídos”, instigou.
a INTUIÇÃO HUMANA PODE FUNCIONAR SOB TRÊS CONDIÇÕES
Estudioso sobre o comportamento humano e o poder das intuições nas tomadas de decisão por lideranças em diversos setores da economia, Kahneman disse que a maioria dos seres humanos tem uma enorme confiança em suas intuições. “O que é um erro.”
“Não estou invalidando as intuições, elas são muito válidas desde que obedeçam a três condições: um cenário que siga uma certa regularidade, previsibilidade; serem baseadas em muito tempo de experiência em um determinado tema, muito conhecimento e condições para receber um feedback rápido. A confiança subjetiva não é um indicador confiável de acurácia”, afirmou.
Sem essas condições, a intuição é muito carregada de ruídos, reiterou o professor. Os seres humanos, prosseguiu, têm uma incapacidade profunda de identificar ruídos. “Quando existe uma opinião humana, há mais ruído do que se imagina”, desafiou.
Na visão do economista, a razão para essa incapacidade humana na detecção do ruído é ver o mundo sob os próprios olhos e acreditar que os outros seres humanos também têm essa percepção. “Na verdade, seu vizinho enxerga o mundo de maneira totalmente diferente. Esse é o princípio por trás de todas as pesquisas sobre ruídos”, completou Kahneman.
O FUTURO DA IA E SERES HUMANOS
Ao final da apresentação, o moderador João Borges, diretor de Comunicação, Mídias Sociais e Eventos da Febraban, perguntou a Kahneman se IA e a inteligência humana vão cooperar no futuro. Sem ruídos no discurso, Kahneman não economizou sinceridade: “Não faço a menor ideia, nem o melhor especialista em IA faz, tenho certeza. Ninguém sabe o que vai impactar, sabemos apenas que algo vai acontecer e em uma velocidade jamais vista”, finalizou o professor.
Fonte: FEBRABAN TECH
A maior cobertura do Febraban Tech 2023 foi do Crypto ID, confira!
Febraban Tech 2023 já tem data e local definidos
DETALHES DO EVENTO – FEBRABAN TECH
FEBRABAN TECH 2023 celebra 33 anos com a maior edição de sua história
Febraban Tech 2023 terá presidentes de bancos em painel de abertura
Febraban Tech 2023 tem presença confirmada da ministra Marina Silva
Líderes de TI das maiores instituições do Brasil debatem inovação no Febraban Tech 2023
Presenças internacionais, Helen Child e Andres Sutt participam do Febraban Tech 2023
Evolução do Open Finance é destaque no primeiro dia do Febraban Tech 2023
Febraban Tech 2023 destaca a economia tokenizada
Autenticação por Biometria promete ser um dos destaques dessa edição do Febraban Tech
Febraban Tech 2023 traz inédito auditório imersivo
FEBRABAN TECH 2023: Neo4j apresenta uso de plataforma de dados grafos para serviços financeiros
Febraban Tech realizará nesta edição o Summit de Saúde Financeira
Matera estará presente na Febraban Tech 2023
Febraban Tech 2023 inicia edição histórica daqui a uma semana
Daniel Kahneman, Prêmio Nobel de Economia é um dos palestrantes no Febraban Tech 2023
Dimensa apresenta portfólio completo de tecnologias para operações financeiras na Febraban Tech 2023
Conheça a Tecnologia de Identificação Facial MagnifEye da Innovatrics no Febraban Tech – São Paulo
InterSystems lança na Febraban Tech solução de gerenciamento
Valid destaca Onboarding Digital entre as inovações que apresentará no Febraban Tech 2023
Serpro leva tecnologias de validação biométrica e de inteligência de negócios ao Febraban Tech
Diebold Nixdorf lançará Tesoureiro Reciclador de Cédulas inovador na Febraban TECH 2023
Pela primeira vez, Neoway, B3 e Neurotech participam juntas do Febraban Tech 2023
Valid participa do Febraban Tech 2023 com novos cartões reciclados e acessíveis
Neo4j apresenta uso de plataforma de dados grafos para serviços financeiros na Febraban TECH 2023
Febraban Tech: Como a IA ajuda a prevenir fraudes no pix e contas laranjas
Cirion apresenta soluções de infraestrutura digital no Febraban Tech 2023
FEBRABAN TECH 2023: A Transformação do Setor Financeiro pela Visão das Fintechs
Innovatrics apresenta soluções de biometria latente no Febraban Tech 2023
Câmera de biometria facial da HID foi um dos destaques no Febraban Tech 2023
ID Talks: Elias Rogério da Silva, Presidente da Diebold Nixdorf no Brasil – Febraban Tech 2023
ID Talk: Entrevista com Cristina Bonafé e Rafael Sbampato, da Valid – Febraban Tech 2023
ID Talk: André Richter HID – Febraban Tech 2023
DÊ UMA OLHADA NOS EVENTOS QUE DIVULGAMOS!
Divulgamos e promovemos os principais eventos de tecnologia importantes para a economia digital que acontecem no Brasil e no Mundo. Confira aqui!
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!