Amazon ressalta que o Centro de Excelência Water-AI Nexus é uma colaboração estratégica para enfrentar o desafio da escassez de água
Em um cenário global marcado pelo avanço acelerado da tecnologia e pelo agravamento dos desafios ambientais, uma aliança inédita entre líderes dos setores de tecnologia, meio ambiente e infraestrutura hídrica promete transformar a gestão dos recursos hídricos globais.
A Water Environment Federation (WEF), a Amazon.com, Inc., o Water Center at the University of Pennsylvania (WCP) e a Leading Utilities of the World (iniciativa que reúne as principais concessionárias de água e esgoto do mundo) anunciaram hoje a criação do Centro de Excelência Water-AI Nexus, que visa desenvolver infraestruturas de Inteligência Artificial (IA) sustentáveis e utilizar seu potencial para enfrentar a crescente crise hídrica global.
O Water-AI Nexus
O anúncio do Centro de Excelência foi feito na Climate Week NYC, nos Estados Unidos, o maior evento climático anual, o que reforça a urgência e relevância da iniciativa. O Water-AI Nexus será dedicado principalmente a duas missões:
- Água para a IA – garantir que a infraestrutura de IA utilize a água da forma mais eficiente possível, com a otimização do consumo dentro das Regiões AWS e Zonas de Disponibilidade que abrigam as cargas de trabalho de IA.
- IA para a água – aproveitar as vastas capacidades da IA (e Machine Learning), em plataformas como o Amazon SageMaker e outras de análise de dados, para resolver desafios urgentes de escassez e gestão hídrica. O que inclui análises preditivas de procura, detecção de anomalias em redes e otimização de processos de tratamento.

Ralph Erik Exton, diretor executivo da WEF, enfatiza a importância desta união: “As empresas de água em todo o mundo, enquanto servem comunidades que dependem de serviços de água confiáveis e acessíveis, enfrentam desafios sem precedentes devido às mudanças climáticas e a infraestruturas antigas. O Water-AI Nexus vem acelerar a inovação e conectar profissionais da água com especialistas em IA para que desenvolvam soluções que beneficiem ambos os setores, e as comunidades. Esta plataforma colaborativa promove o desenvolvimento de soluções nativas na nuvem e a otimização da gestão da água com uso de dados.”
Boas práticas para o uso sustentável da água
Uma das principais frentes de atuação do Centro de Excelência Water-AI Nexus é a criação de diretrizes e padrões para o uso responsável da água no setor de IA. A iniciativa busca promover as melhores práticas na indústria e estabelecer critérios claros de conformidade para a eficiência hídrica em data centers.
Como parte desse esforço, foi lançado hoje o guia de boas práticas “Princípios para o uso sustentável da água por data centers“, um roteiro essencial para operadores de data centers minimizarem seus impactos hídricos sem comprometer o ritmo da inovação tecnológica.
Este documento estabelece quatro princípios essenciais:
- Design e localização inteligentes – considerando dados e impacto ambiental;
- Otimização operacional – com monitoramento em tempo real e automação;
- Uso de fontes de água sustentáveis – integrando-se com tecnologias como AWS IoT;
- Reposição de água nas comunidades – alinhada com as metas de responsabilidade social.

O compartilhamento de conhecimento é um pilar central do Water-AI Nexus. Estudos de caso e resultados serão divulgados em eventos como o AWS re:Invent e outros fóruns relevantes, ampliando o alcance das descobertas. Além disso, o centro vai incentivar ativamente a colaboração intersetorial — unindo concessionárias de água, desenvolvedores de IA, pesquisadores e representantes do governo — com o objetivo de acelerar a inovação e promover soluções sustentáveis.
“Acreditamos que a inovação responsável significa tanto abordar nossa pegada hídrica quanto usar a tecnologia para resolver os desafios globais de água“, disse Beau Schilz, diretor de recursos hídricos da Amazon Web Services (AWS). “Na Amazon, nos esforçamos para reduzir o uso de água em nossas operações, que incluem locais de logística como centros de distribuição, bem como em nossos escritórios corporativos e lojas de alimentos. Também estamos comprometidos em devolver mais água às comunidades do que usamos em nossos data centers até 2030 — ser um membro líder fundador do Centro de Excelência ajudará não apenas a Amazon em seus objetivos, mas também outros, enquanto buscamos transformar coletivamente a gestão da água em todo o mundo.”
Howard Neukrug, diretor executivo do The Water Center at Penn, destaca a relevância da colaboração acadêmica: “O Water Center da Universidade da Pensilvânia tem orgulho de aportar sua expertise acadêmica para esta colaboração de grande importância. Ao conectar pesquisa, prática da indústria e desenvolvimento de políticas, podemos acelerar inovações que enfrentam a escassez de água sem comprometer o avanço tecnológico responsável. O nosso trabalho contribuirá para o desenvolvimento de modelos de dados e estruturas analíticas voltadas à gestão eficiente dos recursos hídricos.“

Para Christopher Gasson, editor da Global Water Intelligence e fundador da Leading Utilities, a interseção da gestão da água e da inteligência artificial é um ponto de virada para o setor e é, ao mesmo tempo, um enorme desafio e uma oportunidade sem precedentes. “O Water-AI Nexus será uma plataforma vital onde as empresas de água podem colaborar diretamente com inovadores de tecnologia para garantir que a sustentabilidade da água não seja comprometida pelo crescimento digital. Isso facilitará a criação de soluções escaláveis e seguras na nuvem para as empresas de água.”
IA na conservação de água do Rio Tietê No Brasil, a AWS já colabora desde 2024 com a climate tech Kilimo no uso da IA para calcular o consumo de água, monitorar a qualidade do solo e dar recomendações sobre irrigação para produtores agrícolas do entorno do Rio Tietê, de grande importância econômica para São Paulo. Coletivamente, estima-se uma economia de cerca de 200 milhões de litros de água por ano.
Gartner aponta que gastos mundiais de usuários finais em smartphones com GenAI
Governança da Inteligência Artificial e a relevância do Encarregado de Dados
Como a IA pode reduzir tempo e custo de onboarding de seus clientes
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























