A era da Inteligência Artificial (IA) está transformando o mundo do trabalho, exigindo que os profissionais adquiram habilidades específicas para se manterem relevantes e progredirem em suas carreiras
Por Susana Taboas
A IA,é parte da ciência da computação que se dedicada ao desenvolvimento de sistemas e algoritmos capazes de executar tarefas rotineiras que, normalmente, seriam reservadas à inteligência humana.
Um algoritmo é uma sequência de ações executáveis que visam obter uma solução para um determinado tipo de problema. Em outras palavras, é uma série de instruções ou comandos realizados de maneira sistemática com o objetivo de resolver um problema ou executar uma tarefa.
A Inteligência Artificial (IA) utiliza algoritmos de aprendizado progressivo para se adaptar e deixar que os dados façam a programação. Esses algoritmos permitem o aprendizado com dados e o aprimoramento de novos conjuntos de regras e métodos, que podem conduzir à descoberta e à resolução de problemas por meio de estratégias e inferência.
A IA, um campo em constante evolução, desbrava horizontes em uma vasta gama de setores tem se mostrado um exemplo surpreendente de como o potencial da aliança entre humanidade e tecnologia pode florescer.
Assim como no resto do mundo, a situação da Inteligência Artificial (IA) no Brasil está em constante evolução, refletindo uma tendência global de crescimento na adoção e no desenvolvimento dessa tecnologia. Nosso país tem visto o surgimento de startups de IA em diversas áreas, como saúde, direito, finanças, agricultura, e até a educação.
Diante desse cenário, a sociedade precisa preparar uma força de trabalho pronta para o futuro uma vez que a falta de treinamento em IA é, e será nos próximos anos, um dos maiores desafios que precisará ser enfrentado pelo mercado de trabalho.
Inteligência Artificial está transformando o mundo do trabalho, exigindo que os profissionais adquiram habilidades específicas para se manterem relevantes e progredirem em suas carreiras
Construir uma força de trabalho adaptável às transformações contínuas do mundo digital será um desafio para governos, instituições de ensino e empresas uma vez que a Inteligência Artificial (IA) está transformando o mercado de trabalho, com impactos que vão desde a automação de tarefas até a criação de novos empregos.
Universidades ao redor do mundo estão conduzindo pesquisas significativas sobre a aplicação da IA. Por exemplo, a Universidade de Tsinghua na China, a Universidade Tecnológica de Nanyang em Singapura e a Universidade Chinesa de Hong Kong são algumas das instituições internacionais pioneiras na utilização da Inteligência Artificial como plataforma de aprendizagem em larga escala.
Além disso, um seminário organizado pelo Instituto de Estudos Avançados discutiu o potencial das novas tecnologias digitais e suas implicações para as universidades. O seminário reuniu especialistas das mais diferentes áreas para discutir os potenciais e os limites da nova tecnologia.
Outro estudo realizado pela Universidade Federal de Pernambuco discute o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com foco na Inteligência Artificial (IA) aplicada a sistemas educacionais.
As tecnologias atuais já permitem o acesso e a otimização de plataformas disponíveis em todo o mundo e pretende-se, com essa investigação, avaliar os desafios para que essas possibilidades sejam ampliadas.
Esses estudos destacam a importância do papel das universidades na condução da pesquisa em IA e na preparação dos alunos para as demandas do futuro mercado de trabalho.
Aqui estão algumas universidades nacionais e internacionais que oferecem cursos sobre inteligência artificial
O mercado de trabalho para profissionais de inteligência artificial está em alta no Brasil. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a demanda por profissionais de IA deve crescer 22% até 2025. Portanto, investir em treinamento em inteligência artificial é uma excelente opção para quem deseja se destacar no mercado de trabalho e construir uma carreira de sucesso nessa área.
- Universidades:
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
- Centros de pesquisa:
- Centro de Inteligência Artificial (C4AI) da USP
- Laboratório de Inteligência Artificial (AI-Lab) da Universidade de Brasília (UnB)
- Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Inteligência Artificial (CPDIA) da Fundação Getulio Vargas (FGV)
- Empresas:
- Huawei
- IBM
- Microsoft
- Amazon
Os treinamentos oferecidos por essas instituições variam de acordo com o nível de conhecimento e experiência do aluno. Existem cursos para iniciantes, intermediários e avançados, além de cursos livres, de extensão e de graduação e pós-graduação.
A seguir, estão alguns exemplos de cursos específicos em inteligência artificial oferecidos por instituições brasileiras:
- Curso técnico em Inteligência Artificial Aplicada à Indústria, oferecido pelo SENAI
- Curso de extensão em Inteligência Artificial, oferecido pela USP
- Bootcamp em Inteligência Artificial, oferecido pela Huawei
- Curso online de Inteligência Artificial, oferecido pelo Google
- Especialização em Inteligência Artificial, oferecida pela FGV
Existem diversas instituições internacionais que oferecem treinamento em inteligência artificial. A seguir, estão alguns exemplos:
- Universidades:
- Massachusetts Institute of Technology (MIT)
- Stanford University
- University of Oxford
- University of Cambridge
- Carnegie Mellon University
- Centros de pesquisa:
- DeepMind
- OpenAI
- Allen Institute for Artificial Intelligence
- Google AI
- Microsoft Research
- Empresas:
- IBM
- Amazon
- Microsoft
Os treinamentos oferecidos por essas instituições variam de acordo com o nível de conhecimento e experiência do aluno. Existem cursos para iniciantes, intermediários e avançados, além de cursos livres, de extensão e de graduação e pós-graduação.
A seguir, estão alguns exemplos de cursos específicos em inteligência artificial oferecidos por instituições internacionais:
- Curso de graduação em Inteligência Artificial, oferecido pelo MIT
- Programa de pós-graduação em Inteligência Artificial, oferecido pela Stanford University
- Bootcamp em Inteligência Artificial, oferecido pela DeepMind
- Curso online de Inteligência Artificial, oferecido pelo Coursera
- Certificado em Inteligência Artificial, oferecido pela IBM
O mercado de trabalho para profissionais de inteligência artificial está em alta no mundo todo. Segundo uma pesquisa da McKinsey, a demanda por profissionais de IA deve crescer 133% até 2030.
Aqui estão algumas das instituições internacionais mais bem avaliadas em inteligência artificial:
- Massachusetts Institute of Technology (MIT)
- Stanford University
- University of Oxford
- University of Cambridge
- Carnegie Mellon University
- University of California, Berkeley
- University of Toronto
- École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL)
- University of Washington
Essas instituições oferecem programas de graduação, pós-graduação e treinamento profissional de alta qualidade em inteligência artificial.
Importante ressaltar que a Inteligencia Artificial Generativa é a grande aliada da nova forma de obtenção de conhecimento e instituições educacionais estão usando IA generativa para criar materiais didáticos personalizados e interativos.
Com certeza! Se você está interessado em Inteligência Artificial e seu impacto em nosso mundo, convido você a seguir o Crypto ID. Temos uma coluna dedicada à IA, onde discutimos as últimas tendências, pesquisas e aplicações práticas dessa tecnologia revolucionária. Junte-se a nós no Crypto ID para se manter atualizado sobre a evolução da IA e como ela está moldando nosso futuro.
Fique Esperto: campanha conscientiza sobre fraudes no ambiente digital
BCI: mentes humanas controlando máquinas. Por Susana Taboas
Sobre Susana Taboas
Susana Taboas | COO – Chief Operating Officer – CryptoID. Economista com MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ e diversos cursos de extensão na FGV, INSEAD e Harvard University. Durante mais 25 anos atuou em posições no C-Level de empresas nacionais e internacionais acumulando ampla experiência na definição e implementação de projetos de médio e longo prazo nas áreas de Planejamento Estratégico, Structured Finance, Governança Corporativa e RH. Atualmente é Sócia fundadora do Portal Crypto ID e da Insania Publicidade.
Leia outros artigos escritos por Susana.
Acesse o LinkeIdin da Susana!
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colunistas, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outra.