Últimas notícias

Fique informado

ChatGPT: A inteligência artificial que desafia os educadores

18 de fevereiro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Escola de programação visa transformar a realidade das favelas brasileiras por meio de tecnologia avançada

Iniciativa atua em favelas do Rio de Janeiro e São Paulo com o objetivo de democratizar o acesso de jovens ao mercado de trabalho

7 de janeiro de 2023

Diversão e conexão: entenda como proteger as crianças nas férias 

90% das crianças e adolescentes brasileiros têm conexão à internet – aplicativo da Mercusys garante diversão segura com supervisão dos pais 

5 de janeiro de 2023

Transformação digital e acessibilidade: pequenos e grandes negócios devem estar atentos à inclusão

Apesar do aumento de visibilidade do tema, muitas empresas ainda não incorporaram medidas inclusivas na rotina e no ambiente digital

4 de janeiro de 2023

A força da robótica nas escolas e o poder da tecnologia para o processo de aprendizagem

A robótica educacional estimula aptidões fundamentais e o desenvolvimento de novas gerações de engenheiros e pesquisadores

23 de dezembro de 2022

Essa é uma questão que merece ser tratada com atenção, uma vez que o ChatGPT pode ser acessado por qualquer pessoa

Por Helez Merlin

ChatGPT
Helez Merlin é coordenador de Tecnologia Educacional

O chamado ChatGPT, um chatbot sustentado por inteligência artificial, é a sensação tecnológica do momento.

Entre outras funções, é capaz de dialogar, escrever textos em diferentes estilos – inclusive em linguagem de programação – e resolver cálculos. 

Ainda que robôs semelhantes já existissem antes, a diferença é que a tecnologia agora se tornou de maior usabilidade e, principalmente, gratuita.

Criado pela empresa Open AI, emprega algoritmos de Machine Learning que processam a linguagem, o que dá um tom mais realista à interação.

Mas a questão que desafia os educadores é: até que ponto o robô conversador pode ajudar ou atrapalhar os alunos no desenvolvimento de suas tarefas? Especialmente quando falamos de estudos, essa é uma questão que merece ser tratada com atenção, uma vez que o ChatGPT pode ser acessado por qualquer pessoa com acesso à internet.

É preciso ter em mente que essa nova tecnologia deve ser utilizada com cautela e atenção. Por outro lado, não há como negar que a inteligência artificial é um excelente gerador de conteúdo e reprodutor de contextos, que pode ser útil em alguns momentos. 

Outro fato inegável é que o ChatGPT é um grande avanço para a aprendizagem. Assim como o uso da calculadora para a área de exatas, proibi-lo é um retrocesso quando tratamos do progresso tecnológico e da transformação digital que vivemos. 

Criação de textos, avatares para o multiverso e imagens ainda é só o começo! A ferramenta pode ser utilizada de forma positiva como fonte de pesquisas e verificações de fatos, utilização de citações, aprimoramento lexical, fonte de resolução de dúvidas e curiosidades.

Como educadores devemos conscientizar o uso de forma racional e ética da ferramenta, a fim de usá-la para potencializar tomadas de decisão e o processo criativo.

Sobre o autor

Helez Merlin é coordenador de Tecnologia Educacional do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP). 

Implementação do diploma digital nas universidades reduz custos e é tema de webinar da DINAMO Networks

Raymundo Barros, Marcelo Bossoni e Igor Macaúbas levam ao BBB 23 experiência imersiva, inteligência artificial e infraestrutura de dados

Inteligência Artificial: ChatGPT e os impactos para a rotina das empresas e à experiência dos clientes

Educação: um dos setores negligenciados na Cibersegurança

Dia da Educação: a necessidade de uma educação atualizada sobre segurança cibernética

Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Em novembro de 2024 completaremos uma Década De Sucesso!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada. Contamos com a colaboração de um excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência. E não podemos esquecer de parcerias incríveis que temos com as Assessorias de Imprensa que nos fornecem informações detalhadas e atualizadas sobre as empresas que atendem.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação, segurança e gestão gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!