Com lançamento em maio, em celebração ao mês do genérico, a inovação da Cimed marca um passo inédito na digitalização do acesso à saúde no país: Claud.IA traduz termos técnicos, simplifica bulas complexas, ajuda no controle de horários, e torna informações sobre medicamentos mais acessíveis para toda a população brasileira
A Cimed, terceira maior farmacêutica do Brasil, em volume de vendas, anuncia o lançamento de Claud.IA – a primeira inteligência artificial brasileira criada para traduzir, simplificar e democratizar o acesso à informação sobre medicamentos. A IA nasce com o objetivo de romper as barreiras técnicas e linguísticas que afastam milhões de brasileiros da compreensão plena sobre a bula de medicamentos.
Claud.IA é uma assistente digital que funciona como o “Chat GPT dos medicamentos”, capaz de ler bulas em voz alta, explicar composição, efeitos colaterais e orientações de uso de forma acessível, com linguagem simples e adaptada a diferentes públicos – especialmente pessoas idosas, com baixa escolaridade ou que enfrentam dificuldades com termos técnicos. Além disso, a IA também emite lembretes no horário de tomar o remédio, e ajuda a localizar a farmácia mais próxima.
O nome “Cláudia” é uma homenagem à mãe dos irmãos João Adibe, CEO da Cimed, e Karla Felmanas, vice-presidente da companhia. Claudia, que faleceu em 2009, era farmacêutica de formação, e inspirou não apenas o nome, mas também a persona da assistente virtual, que tem como missão justamente cuidar, educar e facilitar o acesso ao conhecimento sobre medicamentos no Brasil.
“Minha mãe Cláudia foi o coração da nossa família e o começo da história da Cimed. Com essa inteligência artificial, queremos transformar o jeito como os brasileiros se relacionam com a saúde. Bulas são complexas, os nomes difíceis e muita gente toma remédio sem entender o que está fazendo. A Cláudia vem para mudar isso. É inclusão, é cuidado, é o futuro”, afirma João Adibe Marques, CEO da Cimed.
O desenvolvimento da Cláudia envolveu uma equipe multidisciplinar com farmacêuticos, linguistas, engenheiros de dados e especialistas em UX, que trabalharam para adaptar milhares de nomes de medicamentos e bulas em linguagem natural. A tecnologia utilizada tem como base inteligência artificial generativa, com a tecnologia o Google Gemini.
A Cimed reforça que a Cláudia é apenas o início de uma nova fase para o setor farmacêutico, que passa a integrar soluções de alta tecnologia com impacto direto na educação em saúde, adesão ao tratamento e autonomia da população.
Campeã na venda de genéricos
Líder em vendas no mercado participativo da categoria e presente em 98% das farmácias brasileiras, a Cimed é uma grande entusiasta dos medicamentos genéricos que, com preços mais acessíveis, contribuíram para aumentar o acesso da população à saúde. Desde a sua adoção, em 1999, a expectativa de vida do brasileiro saiu de 70,06 anos para 75,5 anos atualmente, segundo a pesquisa Censo 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Pela legislação, os genéricos devem ser comercializados com, no mínimo, um desconto de 35% em relação ao medicamento.. Os preços menores já representam uma economia de cerca de R$ 300 bilhões ao bolso dos brasileiros, de acordo com a PróGenéricos.
O forte desempenho da empresa neste segmento pode ser observado pelos resultados registrados no ano passado, quando o faturamento cresceu 15% na categoria. Nesse mesmo período, os genéricos representaram 30% da receita bruta ou 50% do volume de vendas da empresa no período. Foram mais de 226 milhões de caixinhas de genéricos comercializadas, um crescimento de 16%, em relação ao ano anterior.
Nova caixinha
No ano passado, a Cimed promoveu uma campanha educativa sobre os genéricos, com o objetivo de provocar uma reflexão sobre os benefícios proporcionados pelo medicamento, além de desmistificar o assunto, no ano em que celebrava-se os 25 anos da Lei dos Genéricos no Brasil.
A empresa também anunciou uma nova caixa com letras maiores e espaços em branco para que o paciente possa escrever tanto de quantas em quantas horas precisa tomar o medicamento como a quantidade de doses.
Sobre a Cimed
A Cimed é uma das farmacêuticas que mais cresce no Brasil, crescendo o dobro do que é projetado pelo mercado, com 48 anos de história, e um dos poucos grupos que permanece totalmente brasileiro e independente até hoje. São mais de 600 produtos no catálogo e uma distribuição nacional para mais de 90 mil pontos de vendas atendidos diretamente, marcando presença em mais de 98% das farmácias brasileiras. Além disso, a Cimed é líder em segmentos de produtos como antigripais, vitaminas e medicamentos isentos de prescrição médica (MIP). Com sede administrativa em São Paulo, a empresa tem mais de 6 mil colaboradores em todo o país. Seu complexo fabril está localizado em Pouso Alegre (MG), e o centro de distribuição central e a gráfica da companhia em São Sebastião da Bela Vista (MG), além de contar com mais de 26 centros de distribuição espalhados pelo país. Atualmente, a empresa é uma das maiores apoiadoras do esporte nacional, com um longo histórico na área, patrocinando a Seleção Brasileira de Futebol e o Cruzeiro.
Grupo Stefanini destaca o impacto do AI First na transformação dos negócios
Como modelos de pequena escala criam uma nova era na inteligência artificial
TOTVS lança funcionalidades com Inteligência Artificial (IA) no TOTVS Educacional
Sharon Gai, especialista em IA e inovação, é confirmada como palestrante no Universo TOTVS 2025
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!