IA Agentic pode compreender comandos muito mais complexos ou menos estruturados, colaborando para a melhor tomada de decisão dos usuários
A automação de tarefas estruturadas continua a ser essencial para muitas empresas, mas, à medida que as demandas se tornam mais imprevisíveis, surge uma nova abordagem para enfrentar esses desafios.
A automação “agente”, impulsionada pela IA Agentic, tem se destacado nesse cenário. Com uma combinação de técnicas avançadas de IA, os agentes de IA conseguem lidar com comandos complexos e variáveis, otimizando a tomada de decisões e colaborando de maneira mais eficaz com os usuários.
De acordo com a UiPath, líder global em automação empresarial e inteligência artificial, muitas empresas estão se voltando para a IA Agentic para superar as limitações da IA tradicional, como problemas de qualidade de dados, riscos de segurança e falta de explicabilidade nos resultados.
A IA Agentic é vista como um grande avanço, permitindo a criação de agentes autônomos com habilidades cognitivas, como aprendizado, resolução de problemas e tomada de decisões, que se adaptam constantemente para melhorar a automação de tarefas e operações complexas.
Edgar Garcia, VP da UiPath para a América Latina, explica: “Esses agentes são capazes de se adaptar e evoluir de maneira contínua, aprimorando sua eficiência na automação de processos que, antes, demandariam maior intervenção humana.”
A seguir, três cenários em que a IA Agentic tem transformado a forma de trabalhar:
1. Gerenciamento de dados desestruturados
Em setores como a saúde, lidar com dados desestruturados é um grande desafio. A WEX, provedora global de tecnologia financeira, processa diariamente um alto volume de solicitações de reembolso de saúde, muitas das quais chegam em formatos não padronizados, como anotações manuscritas ou formulários ilegíveis. Anteriormente, esses dados precisavam ser revisados manualmente por humanos, um processo demorado que também aumentava o risco de erros e atrasos nos pagamentos.
Agora, os agentes de IA são capazes de lidar automaticamente com essa variabilidade. Eles extraem informações relevantes, verificam a conformidade e encaminham apenas os casos mais complexos para análise humana, otimizando o tempo e evitando erros.
2. Reinvenção dos fluxos de trabalho
Para muitas empresas, a automação em larga escala enfrenta obstáculos como processos complexos e exceções imprevistas. Edward Challis, Head of AI Strategy na UiPath, observa: “É muito demorado definir o processo que a automação teria que executar para cada cenário”.
Ao invés de seguir um roteiro predefinido, os agentes de IA raciocinam sobre os problemas, determinando o que é importante e o que pode ser resolvido de forma autônoma.
Esses agentes funcionam melhor quando combinados com a intuição humana, criando uma colaboração entre robôs de RPA, APIs e decisões humanas. Em sistemas de prevenção à lavagem de dinheiro, por exemplo, os agentes de IA melhoram a filtragem de alertas falsos, identificando padrões suspeitos com base em dados estruturados e não estruturados.
3. Da codificação para a colaboração
Outro diferencial importante da IA Agentic é sua capacidade de entender comandos de forma mais flexível. Usuários podem descrever seus objetivos de maneira geral, e os agentes traduzem essas diretrizes em ações concretas. Garcia destaca que, para que os agentes cumpram exatamente o que é esperado, é essencial manter a supervisão humana contínua e escolher plataformas consolidadas para a implementação.
“A IA é um suporte à decisão do humano, mas não o substitui. É preciso que as pessoas entendam esse princípio para evoluir cada vez mais na interação com a tecnologia, extraindo o máximo de benefício tanto para a sua produtividade diária, como para a lucratividade do negócio como um todo”, avalia.
Sobre a UiPath
A UiPath (NYSE: PATH) desenvolve tecnologia de IA que espelha a inteligência humana com sofisticação cada vez maior, transformando a forma como as empresas operam, inovam e competem entre si. A UiPath Platform™ acelera a mudança para uma nova era de automação agêntica – uma era em que agentes, robôs, pessoas e modelos se integram perfeitamente para gerar autonomia e tomada de decisões mais inteligentes. Com foco em segurança, precisão e resiliência, a UiPath tem o compromisso de moldar um mundo em que a IA aprimora o potencial humano e revoluciona diferentes setores de mercado.
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