No coração da revolução da Inteligência Artificial, a Danone, está se preparando para enfrentar os desafios do futuro do mercado de trabalho
No coração da revolução das habilidades da Inteligência Artificial (IA), a Danone, líder global de alimentos e bebidas, está se preparando para enfrentar os desafios do futuro do mercado de trabalho com um programa inovador lançado globalmente.
Chamado DanSkills, esse treinamento tem dois objetivos principais: capacitar mais de 100.000 Danoners (pessoas que trabalham na empresa) em todo o mundo para os empregos do futuro e atrair novos talentos.
Até 2030, a Danone planeja realocar um milhão de horas de treinamento ao ano para ajudar sua equipe a aprender as habilidades do futuro. O projeto prevê um investimento de 100 milhões de Euros e, também, a criação de um centro dedicado de treinamento em gestão na unidade de Evian da Danone.
“As revoluções em tecnologia digital e inteligência artificial, juntamente com as transições dos modelos de trabalho e a mudança do perfil demográfico, exigiram que a empresa repensasse radicalmente o mundo do trabalho e desenvolvesse novos modelos organizacionais sustentáveis. Em meio esse novo cenário, a Danone criou o programa DanSkills para preparar sua força de trabalho para a próxima revolução das habilidades e para prosperar em uma economia em rápida mudança, objetivos alinhados também com a nossa Jornada de Impacto”, explica Andre Rapoport, diretor-executivo de Recursos Humanos da Danone Brasil.
“O início desse projeto marca a primeira etapa da criação do novo Pacto Social lançado pela Danone em 2023 na França, quando reuniu uma ampla equipe de líderes e especialistas para refletir sobre os desafios humanos e sociais dos próximos anos”, detalha Rapoport.
No Brasil, as áreas de Recursos Humanos, Inovação e MasterData já utilizam a IA no dia a dia, incluindo o desenvolvimento de embalagens e de novos produtos, e no relacionamento com Danoners e parceiros de negócios.
Recentemente, a empresa também disponibilizou uma ferramenta de IA para todo o seu público interno. Ainda neste ano, a Danone dará início ao programa no país, que será adaptado para cada função e habilidades, incluindo escritórios, fábricas e força de vendas.
Baseado no Projeto Duplo da empresa há mais de 50 anos, que une o sucesso econômico ao progresso social e ambiental, o DanSkills forma parte integrante dos compromissos da Jornada de Impacto da Danone.
O programa dará a cada Danoner a chance de aproveitar oportunidades de trabalho em linha com suas aspirações profissionais. Durante esse processo, o DanSkills reforçará o potencial da empresa para inovação, criatividade, eficiência compartilhada e desempenho.
Em resumo, o programa global de desenvolvimento de habilidades inclui:
– Implementação nos 55 países onde a Danone atua;
– Cerca de um milhão de horas de treinamento ao ano, com início em 2024;
– Expansão para parceiros externos da empresa para incentivar transições digitais, ambientais e alimentares.
Sobre a Danone
A Danone é uma empresa global líder em alimentos e bebidas, operando em categorias com foco em saúde, tendências e rápido crescimento. No Brasil, oferecemos produtos Lácteos, à Base Vegetal e Nutrição Especializada, com a missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível, inspirando práticas de comer e beber mais saudáveis e sustentáveis. A companhia compromete-se a atingir impacto mensurável em nutrição e ações socioambientais, alinhada a visão One Planet. One Health, a qual considera que a saúde das pessoas e do planeta estão interconectadas.
Desde 2021, a Danone se tornou a primeira grande empresa alimentícia no Brasil a obter a certificação B Corp™ para todas as suas marcas no país. Globalmente, a Danone redefiniu sua estratégia global de criação de valor, para restaurar seu crescimento, competitividade e criação de valor a longo prazo. Até 2025, a Danone pretende se tornar uma das primeiras empresas a obter a certificação global B Corp™. Com mais de 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, a Danone gerou $24,2 bilhões de euros em vendas em 2021.
O portfólio da Danone inclui marcas internacionais líderes, bem como marcas locais e regionais fortes, incluindo Activia, YoPRO, Aptamil, Aptanutri, Danette, Danone, Danoninho, Actimel, Milnutri, Nutridrink e Souvenaid. Listada na bolsa de valores (Euronext de Paris) e presente no mercado OTCQX, a Danone faz parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Índice de Sustentabilidade Ethibel, o MSCI ESG Indexes, FTSE4Good Index Series, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index.
Inteligência Artificial na saúde: uma combinação que pode salvar vidas
Instituições de ensino superior se modernizam com o uso da IA: será este o caminho?
Como o uso da inteligência artificial (IA) impacta os negócios de forma sustentável
Porto Alegre usa inteligência artificial para mapeamento das áreas afetadas na capital
Empresa públicas e privadas estão utilizando muitas das tecnologias que falamos aqui no Crypto ID, então, criamos a coluna Tech para apresentar casos de uso e soluções inovadoras. Explore esse conteúdo!