Transformação digital na gestão dos processos operacionais de logística identifica ociosidade da frota e outros gargalos
Despesa com manutenção está entre os itens que mais pesa no orçamento de um frotista. Mas o impacto desse gasto pode ser reduzido com o auxílio da tecnologia.
O uso da inteligência artificial na gestão de operações logísticas permite identificar vícios e problemas que, quando corrigidos, diminuem a frequência de reparos necessários. Isso resulta na redução dos custos com oficinas e manutenção.
Em outras palavras, o que costumava ser considerado uma despesa rotineira está começando a ser reconhecido pelo que realmente é: um desperdício, como ressaltado pelo fundador e CEO da CargOn, Denny Mews.
“Os gastos com manutenção podem representar 20% dos custos de uma frota, então reduzir isso é importante para a sustentabilidade financeira da empresa, sem contar os impactos socioambientais”, avalia o especialista.
A CargOn é uma empresa de tecnologia logística (logtech) que realiza a integração e automação de processos nas operações logísticas.
Todos os documentos relacionados, como os dos motoristas, cargas e notas fiscais, passam por verificações, registros e acompanhamento.
Além disso, a plataforma registra, processa e monitora o desempenho da frota, o tempo necessário e efetivamente utilizado nas operações, períodos de ociosidade dos veículos, entre outros dados e informações.
Assim, embora a plataforma não faça a gestão da manutenção propriamente dita, ela fornece um leque de dados e diagnóstico para o aprimoramento de tal gestão.
Em tempo real
De maneira online, incluindo o uso de aplicativos móveis, todo o processo pode ser acessado em tempo real. Utilizando o aprendizado de máquina, a inteligência artificial identifica os gargalos e intervenções necessárias.
Com esse monitoramento e a tomada de decisões precisas, ocorre uma redução no consumo de combustível e menor desgaste da frota. É nesse ponto que a necessidade de manutenção é minimizada, conforme destacado por Mews.
“Para implementar uma abordagem orientada por dados, Data Driven, é necessário ter todos esses elementos: organização e centralização de todas as informações logísticas, por meio de uma transformação digital, que é exatamente o que a CargOn realiza. Essa abordagem aprimora a governança, possibilita a otimização de cargas, a redução de custos, a diminuição de riscos e a mitigação de problemas, culminando, por fim, na satisfação do cliente”, detalha o CEO da logtech.
Sobre a CargOn
A CargOn é uma logtech com sede em Curitiba e atende as mais variadas indústrias, varejistas e qualquer empresa que tenha logística em seu negócio, tanto no Brasil e em expansão para mais países da América Latina.
A solução tecnológica da empresa começou a ser desenvolvida por Denny Mews em 2018, após mais de uma década de experiência no setor de transporte. As operações da CargOn tiveram início em março de 2020.
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