Últimas notícias

Fique informado

Direção segura: inteligência artificial e Internet das Coisas previnem acidentes no trânsito

30 de setembro de 2023

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Pagamentos com criptomoedas passam a ser aceitos pelo Banco do Brasil

Os pagamentos com criptoativos devem ser feitos dentro da plataforma

17 de fevereiro de 2023

4 tendências para o mercado de pagamentos em 2023

Em 2023, essas tendências devem passar por melhorias e ganhar novas funcionalidades, além de novidades que prometem revolucionar o setor

30 de dezembro de 2022

Novo recurso ITP promete simplificar os pagamentos no e-commerce

Com o ITP o consumidor inicia uma transação fora do ambiente de sua instituição financeira e paga diretamente suas contas sem precisar de cartões de débito ou crédito. 

17 de novembro de 2022

TOTVS lança sistema que gerencia assinaturas, contratos e pagamentos de empresas que atuam no modelo de economia recorrente

Desenvolvido no modelo SaaS (software as a service), o sistema aprimora a gestão de planos e pagamentos,

16 de novembro de 2022

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), anualmente cerca de 45 mil mortes e 300 mil lesões graves são causadas por acidentes no trânsito

O risco é alarmante: aproximadamente 45 mil pessoas morrem por ano. 

Os números demonstram a urgência de medidas para reverter esse problema que afeta também veículos comerciais, ou seja, que fazem transportes de mercadorias ou servem de locomoção para prestar algum tipo de serviço.  Uma tecnologia tem se destacado como necessária para as frotas: a videotelemetria. 

A combinação de  Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA) e Big Data usa câmeras inteligentes para identificar automaticamente comportamentos de risco, como distração ao volante, uso do celular, distância insegura e excesso de velocidade.

Um alerta sonoro é emitido imediatamente na cabine para o motorista retomar o cuidado e atenção. Um ato que pode salvar não apenas a vida de quem está por trás do volante, mas de demais pessoas na rua.

A tecnologia também auxilia as empresas a priorizarem os comportamentos que precisam de maior atenção e criarem políticas de reconhecimento de bons condutores.

Imagens das situações perigosas são coletadas e enviadas para uma plataforma, a fim de que o gestor da frota tenha acesso ao que aconteceu e possa tomar decisões de como treinar e corrigir problemas com o seu time.

acidentes
Rodrigo Mourad, presidente e cofundador da Cobli.

O gestor também é responsável pelo que está acontecendo nas ruas e precisa trabalhar ativamente nas ações corretivas para que o motorista tenha uma direção mais focada e cuidadosa. Isso exige investimento das empresas para que ele possa ter ferramentas a seu favor”, afirma Rodrigo Mourad, presidente e cofundador da Cobli.

Um levantamento divulgado pela Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego) mostrou que, em todo o País, pelo menos 250 mil condutores foram flagrados utilizando o celular no trânsito em 2021. O ato já é a principal causa de distração ao volante e também pesa no bolso.

O uso do telefone é considerado infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira. Contar com uma identificação automática desse hábito e com o alerta imediato na cabine impacta na segurança e na redução de gastos. 

O executivo enfatiza que o retorno de resultados é rápido e transformador para a segurança e redução de custos.

“Em poucos meses da implementação da Cobli Cam — nossa solução de videotelemetria — um cliente reduziu 68% dos comportamentos de risco. Já outra empresa, diminuiu a praticamente zero as infrações por uso de celular“, menciona Rodrigo. 

Tecnologia para salvar vidas

Quando o assunto é câmera, o potencial é grande, porém ainda precisa de mais priorização das empresas.

Segundo o estudo The Video Telematics Market, da Berg Insight, de 2021 para 2022 houve um aumento de 17% de dispositivos de vídeos instalados em veículos na América do Norte. Até 2025, este aumento chegará a 86%.

“O número da adoção da videotelemetria no país ainda é baixo, porém tem crescido nos últimos anos. Na Cobli, por exemplo, 50% dos nossos novos clientes já optam pela solução com câmeras”, afirma Rodrigo.

Portanto, o comportamento agressivo ao volante é responsabilidade do motorista, do gestor de frotas e das empresas. Esse é um problema com gastos inestimáveis, como a perda de vidas.

Tornar as vias mais seguras requer investimento e atenção, e a videotelemetria é uma ferramenta indispensável na busca por uma direção mais focada e cuidadosa. “Com o tempo, o motorista cria seu modo específico de direção e passa ter comportamentos inconscientes. Com gravações e imagens, é possível planejar ações e reconhecimentos customizados e priorizados para que condutor e demais pessoas ao seu redor voltem para casa em segurança”, reforça o executivo. 

Sobre a Cobli

A Cobli é a FleetTech que descomplica e potencializa a gestão de frota. Fundada em 2017 por Parker Treacy e Rodrigo Mourad, a empresa vem crescendo mais de 100% ano após ano.

Contando com um time de mais de 400 pessoas e investimentos liderados pelo Softbank e IFC de R$ 350 milhões, a Cobli está presente em todos os estados do Brasil, em milhares de clientes e atende diversos segmentos – como telecom, transportes, energia, e-commerce e construção civil.

Por meio de tecnologias de ponta em IoT, Inteligência Artificial, Big Data e Videotelemetria, suas soluções ajudam a reduzir custos, potencializar a produtividade, cuidar da condução segura do motorista, da conformidade operacional e melhorar a experiência do cliente final.

Saiba mais em www.cobli.co.

Monitoramento por inteligência artificial e sensor LIDAR zeram acidentes em obra residencial de São Paulo

Próxima geração dos veículos Volvo terá supercomputador com inteligência artificial para ajudar a prevenir acidentes

CTTU lança “Bate-Pronto”, sistema de registro eletrônico para acidentes de trânsito sem vítima

Tecnologia inédita reduz os acidentes fatais nas estradas

Acompanhe os principais conteúdos sobre Internet of Things (Internet das coisas)!

Acompanhe os principais conteúdos sobre Inteligência Artificial!

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!