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Dissipando os mitos que impedem seu negócio de adotar a IA generativa

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IA generativa tem um enorme potencial para impulsionar o crescimento dos negócios

Por Joana Moura

Por Joana Moura, Diretora de Ecossistemas da IBM América Latina

A IA generativa tem um enorme potencial para impulsionar o crescimento dos negócios. Ela oferece facilidade de integração e escalabilidade para cargas de trabalho de análise e IA usando os dados da sua empresa, além de recursos de proteção para garantir governança, segurança e conformidade. Então, por que milhões de pequenas empresas acreditam que a IA de impacto só é acessível a grandes organizações com grandes orçamentos?

Os líderes empresariais superestimam os recursos necessários para implantar a IA, muitas vezes sem conhecimento da tecnologia e treinamento disponíveis. De fato, um estudo de 2023 conduzido pela IBM descobriu que 32% dos entrevistados na América Latina citaram habilidades, experiência ou conhecimento limitados de IA como obstáculos para implementarem essa tecnologia com sucesso nos seus negócios. É neste cenário que a IBM aborda essa preocupação investindo em tecnologia de IA incorporável para permitir que os parceiros do Ecossistema IBM superem os altos custos de qualificação e infraestrutura.

A tecnologia criou novas oportunidades para as empresas e está impulsionando a inovação em uma ampla gama de indústrias. As empresas do Brasil não podem se dar ao luxo de esperar por mais tempo. Se você é um líder de negócios que não está adotando a IA, tenha certeza de que sua concorrência o fará e você corre o risco de ficar para trás. É hora de dissipar os três mitos que impedem as pequenas empresas de adotarem uma estratégia de IA.

Mito 1: Minha empresa não possui ferramentas e plataformas certas para desenvolver IA confiável

A IA pode ser um divisor de águas para as empresas que buscam melhorar as operações em áreas como TI, RH, marketing e atendimento ao cliente. Não estamos nos referindo a chatbots de IA conversacional que geram respostas para questões gerais com pouca transparência em seus treinos ou dados. Hoje, você pode integrar a IA corporativa que fornece acesso a centenas de modelos pré-treinados e um conjunto de assistentes de IA para escalar e acelerar o impacto do seu negócio.

As empresas que estão inovando com IA generativa não são apenas gigantes do setor. Por exemplo, a startup de educação on-line Make Music Count usou a Plataforma de IA e dados IBM watsonx™ para personalizar os planos de aula para os alunos em sua ferramenta de aprendizagem, permitindo que eles fizessem perguntas e recebessem suporte matemático em tempo real por meio do chat.

Integrações semelhantes permitem pequenas empresas ajudar as pessoas de suas organizações a aumentarem o trabalho com IA sem exigir conhecimento especializado da tecnologia, criando uma melhor experiência do usuário enquanto economiza recursos.

Outro componente crítico do mito nº 1 é o termo “confiável”. É uma preocupação válida, e é por isso que é importante permitir pequenas empresas a treinar, ajustar e governar sua IA usando dados confiáveis e recursos de governança.

Mito 2: IA é muito complexa e cara para a minha empresa construir do zero

Historicamente, a IA tem sido percebida como uma tarefa complicada, cara e demorada. Isso não é mais o caso. Hoje, os clientes precisam ser capazes de acessar um portfólio de tecnologias de IA integráveis. Mas o que exatamente é IA incorporável e como ela funciona? A IA incorporável é semelhante a um motor de carro pré-fabricado que pode ser adaptado a diferentes necessidades.

Ela empodera e equipa organizações com IA confiável que pode ser incorporada em soluções de software comercial. Com a IA incorporável, as empresas conseguem um conjunto de modelos de IA flexíveis e adequados para seu propósito que os desenvolvedores podem usar para criar experiências de usuário final aprimoradas.

Adicionalmente, a introdução de modelos de fundação , que são treinados em uma ampla gama de dados não rotulados e requerem ajustes mínimos para diferentes tarefas, facilita para as empresas implantar IA em várias situações de missão crítica. Isso reduz o tempo gasto rotulando dados e a necessidade de desenvolvedores experientes para programar modelos. Isso significa que empresas de todos os tamanhos podem construir soluções movidas à IA em menos tempo com menos recursos.

Mito 3: Minha empresa não possui habilidades e conhecimentos certos para desenvolver IA

À medida que a Inteligência Artificial transforma os negócios, a necessidade de entender os avanços tecnológicos é cada vez mais indispensável e muitas vezes o melhor caminho é ter um especialista para avançar com agilidade. E, nesse cenário, ter parceiros de negócios com expertise em IA oferece uma excelente oportunidade de crescimento para as organizações liberarem todo o potencial da IA generativa para os clientes.

Desenvolver as competências certas para apoiar o seu rápido crescimento é vital. É por isso que qualquer desenvolvedor ou profissional de TI precisa ficar constantemente aprendendo e ter as habilidades necessárias para desenvolver IA. Assim, qualquer pessoa na IBM pode acessar cursos educacionais gratuitos de IA generativa, e os parceiros de negócios podem acessar os mesmos materiais técnicos e de capacitação de vendas oferecidos aos funcionários.

A adoção de IA não precisa ser complicada ou cara. Na verdade, com a tecnologia e o suporte disponíveis hoje, até mesmo as startups podem ter a IA funcionando em questão de dias. Essa teoria foi testada com mais de 200 mil funcionários da IBM, muitos deles com pouca ou nenhuma experiência em codificação, que participaram de um hackathon para criar aplicativos watsonx e tiveram sucesso.

A próxima era dos negócios será caracterizada pela capacidade de incorporar IA. Se sua empresa não estiver explorando ativamente como a IA pode impactar suas operações, você corre o risco de ficar para trás. Agora que desfizemos esses mitos de adoção, esperamos que quaisquer dúvidas que as pequenas empresas tinham possam ser deixadas de lado e sua empresa possa começar a trabalhar com IA para negócios.

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