Últimas notícias

Fique informado
e-skin: Uma capa eletrônica vestível pode monitorar sua saúde

e-skin: Uma capa eletrônica vestível pode monitorar sua saúde

23 de abril de 2021

Os médicos de Hong Kong (CNN Business)podem estar a apenas alguns anos de distância de rastrear seus sinais vitais por meio da pele eletrônica usada no corpo.

Pesquisadores no Japão dizem ter desenvolvido um e-skin ultrafino e leve que fica preso na área do peito usando spray de água e pode ser usado por uma semana de cada vez.

A tecnologia foi desenvolvida por Takao Someya, professor da Escola de Graduação em Engenharia da Universidade de Tóquio. 

Ainda não passou por testes clínicos, mas Someya diz que começou a trabalhar com parceiros para desenvolver processos de fabricação.

Feito de um material flexível – álcool polivinílico – com uma camada de ouro, o e-skin é um sensor vestível que pode captar sinais como batimentos cardíacos e impulsos elétricos do movimento muscular.

Um pequeno transmissor sem fio preso ao tórax enviará dados de batimentos cardíacos para um smartphone ou laptop próximo, ou para a nuvem, permitindo que um médico os monitore remotamente.

“E-skin é a próxima geração de vestíveis”, disse Someya à CNN Business. 

“Os vestíveis convencionais de hoje têm a forma de relógios e óculos inteligentes, que são volumosos. Em contraste, o e-skin é fino, leve, flexível e durável.”

Projetado para pessoas mais velhas

Seu mais recente e-skin foi projetado tendo em mente o rápido envelhecimento da população japonesa. Para que os cuidados de saúde remotos sejam mais eficazes, Someya diz que é importante monitorizar a saúde dos idosos durante longos períodos com elevada precisão. Por causa de sua durabilidade, ele diz que o e-skin é uma ferramenta poderosa para monitorar doenças crônicas como diabetes e também insuficiência cardíaca. 

Someya também está desenvolvendo um display LED, em parceria com a Dai Nippon Printing ( DNPCF ) , para ser usado nas costas da mão do usuário. Projetado para pessoas mais velhas ou com dificuldade de usar um smartphone, ele mostrará dados de batimentos cardíacos transmitidos pelo e-skin na forma de gráficos grandes e de fácil compreensão. 

Ele também pode exibir emojis simples – incluindo um coração e um arco-íris – enviados por amigos e parentes de um smartphone, para ajudar as pessoas mais velhas a se sentirem conectadas com seus entes queridos.

Someya e sua equipe começaram a desenvolver e-skin para robôs no início dos anos 2000.

E outra pesquisa de seu laboratório está sendo desenvolvida para o mercado por meio de duas empresas subsidiárias – Signtle, para aplicações médicas, e Xenoma, para roupas inteligentes.

E-skin para atletas

O Xenoma integrou e-skin em pijamas que podem monitorar a temperatura na cama e roupas esportivas para monitoramento de condicionamento físico.

A startup fez parceria com o praticante de Taekwondo Mana Umehara para ver como o e-skin pode beneficiar atletas de alto desempenho. Sua tecnologia rastreia os movimentos de seu corpo e envia as informações para um laptop, onde o software as traduz em visualizações de dados. Esse tipo de rastreamento de movimento normalmente requer várias câmeras, diz Someya.

Um aplicativo que mede a dor pode ajudar pessoas com demência

Durante a pandemia, Umehara não conseguiu treinar com seu treinador, mas ela pôde enviar dados da roupa e-skin, para que seu desempenho pudesse ser monitorado remotamente.

“Agora posso obter instruções mais precisas com números de quantos centímetros devo estender [meu movimento] ou quão poderoso ele deve ser”, disse ela à CNN Business.

Someya diz que o 5G terá um “tremendo impacto” nas tecnologias vestíveis, incluindo e-skin, aumentando a quantidade de dados que podem ser transmitidos sem fio em alta velocidade, dando aos usuários acesso às suas informações de saúde em tempo real.

“O objetivo final do e-skin é monitorar todos os diferentes tipos de informações humanas facilmente, em qualquer lugar e a qualquer hora, sem perturbar as atividades diárias”, diz ele.

Fonte: CNN

© 2021 Cable News Network. Uma Warner Media Company. Todos os direitos reservados. CNN Sans ™ e © 2016 Cable News Network.

Acompanhe nossas redes sociais 📲

Pinterest |Instagram | Twitter | Facebook | Linkedin