Pesquisa da empresa aponta descompasso entre a pressão de negócios e a capacidade operacional da infraestrutura tecnológica das instituições
A Netskope, empresa em segurança e redes modernas para a era da nuvem e da IA publicou hoje uma pesquisa que revela que apenas uma minoria (38%) dos líderes de Infraestrutura e Operações (I&O) acredita que sua infraestrutura atual está preparada para as novas demandas de Inteligência Artificial (IA), e ainda menos (18%) estão totalmente confiantes de que possuem a equipe e o orçamento necessários para atender às expectativas de desempenho, resiliência e segurança de sua empresa nesta nova era.

Para Mike Anderson, Diretor de Informação e Digital da Netskope, “A IA está acelerando a demanda sobre a infraestrutura corporativa em um ritmo para o qual os sistemas legados nunca foram projetados. Nossa pesquisa mostra que essa pressão é amplificada por uma crescente lacuna de comunicação dentro das empresas. Os líderes seniores desejam uma visão mais clara da resiliência e da prontidão de seus ambientes de TI, enquanto as equipes de I&O estão sob pressão crescente para entregar desempenho, segurança e confiabilidade com recursos limitados”.
Pesquisadores entrevistaram líderes globais de I&O com o objetivo de descobrir o grau de integração das atividades de TI aos planos de negócios.
As descobertas revelam que a alta administração e suas equipes de tecnologia precisam se alinhar de forma mais eficaz para superar obstáculos operacionais potencialmente significativos na atualização da infraestrutura para atender às demandas de IA:
- Expectativas altíssimas: Quatro em cada cinco líderes de Infraestrutura e Operações (80%) afirmam que a infraestrutura de TI é fundamental para o cumprimento dos objetivos de negócios de suas empresas, e o mesmo percentual (80%) relata que as expectativas da alta liderança aumentaram nos últimos 12 meses. Para 83% desses profissionais, essa pressão se intensificou de forma direta sobre suas responsabilidades individuais.
- A desconexão de alinhamento: Quase dois terços (63%) dos líderes de I&O relataram sentir-se distantes das conversas estratégicas que moldam as decisões de TI. Além disso, 20% admitiram não ter uma compreensão clara dos objetivos de seus CEOs ou CIOs, enquanto 37% descreveram seu papel e função como “reativos”.
- Barreiras mútuas: Para 61% dos respondentes, é perceptível a frustração dos CEOs quando a infraestrutura de TI não é tão transparente ou fácil de entender quanto eles gostariam.
- Desalinhamento na priorização e na viabilidade dos indicadores de desempenho (KPIs): Os entrevistados avaliam que a alta administração demonstra maior interesse por segurança, visibilidade e custos, e menor disposição para discutir resiliência e desempenho. Para a maioria, as expectativas da alta administração em relação a desempenho (55%), resiliência (58%) e segurança (59%) são consideradas irrealistas diante das limitações dos sistemas atuais, o que reduz a percepção de controle sobre segurança e desempenho.
- Abordagens reativas: 60% dos líderes de I&O acreditam que suas empresas adotam uma mentalidade defensiva do tipo “em time que está ganhando não se mexe” quando se trata de investimento em infraestrutura e operações de TI.
Embora a IA domine as discussões da alta administração sobre transformação digital e crescimento – levando 65% dos líderes de Infraestrutura e Operações (I&O) a considerar a infraestrutura de TI hoje mais crítica do que nunca – apoiar a adoção da tecnologia não aparece como prioridade imediata para essas equipes.
Desafios estruturais de longa data seguem no topo da agenda, como o fortalecimento da segurança e do desempenho das tecnologias de acesso remoto (43%) e a melhoria da visibilidade das operações e do desempenho de redes (35%), ambos à frente das iniciativas voltadas diretamente à adoção da IA na empresa (34%).
“O caminho a seguir começa com a tradução das decisões de infraestrutura em termos de negócios, para que a liderança possa ver como a modernização reduz o risco, melhora a agilidade e prepara a empresa para uma adoção segura e eficaz da IA. Quando a TI e a alta administração compartilham esse entendimento, a infraestrutura se torna uma vantagem estratégica em vez de uma limitação”, conclui Mike Anderson.
A pesquisa traz cinco recomendações para que os líderes de I&O fortaleçam seus laços com a alta administração:
- Traduzir as decisões de infraestrutura em resultados de negócios (por exemplo, falar sobre agilidade e redução de riscos, e não apenas usar termos técnicos como “implementação de ZTNA“).
- Participar mais cedo e de forma ativa do planejamento estratégico, ajudando a desenhar a infraestrutura necessária para o futuro.
- Promover uma arquitetura mais simples e consolidada, deixando para trás soluções paliativas e reativas.
- Criar visibilidade contínua para a alta liderança, por meio de relatórios transparentes que desmistifiquem o ambiente de TI.
- Posicionar a área de I&O como facilitadora de uma adoção segura e ágil da IA, reduzindo a ansiedade da alta administração e fortalecendo a confiança.
Sobre a Netskope
A Netskope, empresa em segurança e redes modernas para a era da nuvem e da IA, a Netskope atende às necessidades das equipes de segurança e de redes, fornecendo acesso otimizado e segurança contextual em tempo real para pessoas, dispositivos e dados, onde quer que estejam. Milhares de clientes, incluindo mais de 30% das empresas da Fortune 100, confiam na plataforma Netskope One, em seu mecanismo Zero Trust e em sua poderosa rede NewEdge para reduzir riscos e obter visibilidade e controle completos sobre aplicações em nuvem, IA, SaaS, web e privadas — proporcionando segurança e acelerando o desempenho sem concessões.
7 perguntas para o Board promover o uso sustentável e seguro da IA em seus negócios
Gastos mundiais com IA totalizarão US$ 2,5 trilhões em 2026, aponta Gartner
TCS apresenta o relatório Automotive Digital Twindex
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!































