Especialista explica como a Inteligência Artificial ser utilizada no ambiente universitário
A Inteligência Artificial agora faz parte de nossas vidas, mais do que nunca. Todos nós estamos rodeados por essa tecnologia, desde sistemas de estacionamento automático, sensores para tirar fotos excelentes, até assistência pessoal.
Da mesma forma, a IA na educação está sendo sentida e os métodos tradicionais estão mudando drasticamente.
O uso da IA na educação é amplamente discutido na educação básica, mas, a cada dia que passa, vem ganhando mais espaço nas Instituições de Ensino Superior.
A Gomining, edtech especialista em correção automática de textos por Inteligência Artificial, que já corrigiu mais de cinco milhões de atividades como provas discursivas e textos com respostas curtas ou longas, está presente em mais de 50 universidades.
Isso mostra como a IA está conquistando o seu espaço no ensino superior.
“Na educação básica, a IA é usada com o objetivo de potencializar a aprendizagem. No ensino superior, além dessa funcionalidade, as tecnologias que usam IA também contribuem com os processos de gestão, com a inteligência pedagógica e com a otimização do trabalho do professor, especialmente na EAD, onde o volume de atividades repetitivas é muito alto”, explica Simone de Oliveira, Doutora em Informática na Educação e CPO da Gomining.
Para Simone, a instituição se beneficia da tecnologia, pois consegue automatizar a expedição de tarefas administrativas para professores e coletar informações precisas sobre os alunos.
“Antigamente, os professores passavam muito tempo corrigindo provas, por exemplo, aplicando notas e feedbacks com comentários de erros e acertos para cada aluno. Hoje, com o avanço da tecnologia e com o uso da inteligência artificial, já existem ferramentas que fazem esse trabalho em segundos e liberam o professor para desempenhar sua atividade mais importante, que é ensinar”, comenta Simone.
Mas quando se trata dos alunos, os benefícios são ainda maiores. A aplicação da Inteligência Artificial nas universidades engloba, principalmente, ensino e aprendizagem, utilizada como ferramenta que avalia o desempenho acadêmico e pessoal do aluno, através de uma análise da escrita que permite traçar um perfil comportamental.
Mas sua aplicação também tem sido benéfica no desenvolvimento de projetos acadêmicos, fornecendo ao estudante um apoio para realização das tarefas e otimizando o processo.
A educação não tem limites, e a IA pode ajudar a eliminar fronteiras. A tecnologia traz transições drásticas, facilitando o aprendizado de qualquer curso de qualquer lugar do mundo e a qualquer momento.
A educação com Inteligência Artificial também pode equipar os alunos com habilidades fundamentais de TI, através do estudo da sua aplicação.
Com mais invenções, haverá uma ampla gama de cursos disponíveis on-line e, com a ajuda da IA, os alunos aprenderão onde quer que estejam.
“Há muitas ferramentas de IA para educação em desenvolvimento e todas elas têm como objetivo potencializar o processo de ensino e de aprendizagem, além de fornecer soluções pedagógicas e de gestão.
Essas tecnologias são criadas para beneficiar alunos, professores e coordenadores acadêmicos e, embora o uso da Inteligência Artificial e do Machine Learning ainda cause certa desconfiança, é um caminho que não tem mais volta”, finaliza a CPO da Gomining.
O 5G pode transformar definitivamente a educação
Golpes e Fraudes: a necessidade da educação financeira para formação de redes de proteção
Os rumos do diploma digital na educação superior
Empresas investem em educação e ampliam seus negócios
Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
Ao longo de dez anos, trilhamos um caminho de pioneirismo com foco em segurança digital, identificação e privacidade. Celebramos essa jornada com a certeza de que a confiança é a base para um futuro digital sólido e promissor.
Mas a nossa missão continua! Convidamos você, leitor, e sua empresa a se juntarem a nós nesta jornada em busca de um futuro digital ainda mais seguro e confiável. Acreditamos no poder da colaboração para construir um ecossistema digital onde empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais uma nas outras.
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.