Capacidades de GenAI se tornam rapidamente recursos esperados à medida que fornecedores competem em infraestrutura, modelos, aplicações e serviços, segundo gartner
A corrida entre fornecedores de Inteligência Artificial (IA) está reestruturando o setor de tecnologia, e todos eles devem reavaliar o que é necessário para competir e vencer nesse cenário em evolução, de acordo com o Gartner, Inc., empresa de insights de negócios e tecnologia.
Com várias corridas entre fornecedores de Inteligência Artificial ocorrendo em todo o stack tecnológico de IA, o Gartner está analisando quais estão mais bem posicionados para vencer, abrangendo desde grandes fornecedores até concorrentes em ascensão e novos entrantes.
No relatório do Gartner, “The AI Vendor Race: What It Takes to Win in Volatile Conditions”, analistas explicam que os relacionamentos tradicionais de valor entre fornecedor e empresa não impulsionarão a adoção de Inteligência Artificial, e não é suficiente vender uma ferramenta de IA e esperar que os clientes encontrem valor.
“A corrida entre fornecedores de IA não conta com uma competição única com uma linha de chegada clara, mas sim uma série de competições sobrepostas, em que o objetivo final pode variar desde a liderança de mercado até avanços tecnológicos, ou simplesmente a manutenção da relevância”, diz Anthony Bradley, Vice-Presidente de Grupo do Gartner.
“Os fornecedores devem prestar muita atenção às mudanças frequentes no mercado para obter vantagem e proteger sua posição”, diz Bradley. “Isso requer uma compreensão das capacidades dos concorrentes, e de seus movimentos demonstrados e prováveis na corrida. Os fornecedores também precisam ter um entendimento profundo dos comportamentos de adoção da IA e de como estão posicionados na corrida em relação aos concorrentes para atender ou até mesmo estimular a demanda.”
A corrida da Inteligência Artificial está em constante mudança. As vantagens da Inteligência Artificial Generativa (GenAI) estão se desgastando muito mais rapidamente do que em outros ciclos de inovação, colocando mais pressão sobre os fornecedores de tecnologia.
Por exemplo, líderes enfrentam um mercado de GenAI em rápida maturação, no qual, em menos de 36 meses, a capacidade de Inteligência Artificial Generativa se tornará um requisito básico para as ofertas. De fato, todo o mercado de software já superou a vantagem do pioneirismo e, até 2026, mais dinheiro será gasto em software com GenAI do que sem.

O mercado de modelos de GenAI deve crescer 149,8% em 2025, ultrapassando US$ 14 bilhões. Até 2028, o Gartner espera que o mercado se estabilize em um crescimento anual de 38%, à medida que a Inteligência Artificial Generativa se torna cada vez mais incorporada às aplicações. Enquanto isso, espera-se que o mercado global de servidores otimizados para IA cresça 90,9% em 2025 e, até 2027, quase todos os dispositivos de computação premium serão habilitados para IA.
“Os fornecedores precisam mudar de abordagens funcionais e orientadas a casos de uso para estratégias que entreguem resultados reais de negócios, vinculados a iniciativas de missão crítica”, acrescenta Bradley.
“Menos de um em cada cinco projetos de GenAI atingirá o valor de negócio desejado até 2026. Para fechar essa lacuna, líderes de produto precisam integrar resultados de negócios específicos ao desenvolvimento de produtos, marketing e implementação. Aqueles que não fizerem essa mudança não permanecerão competitivos.”
Clientes do Gartner podem ler mais no relatório “The AI Vendor Race: What It Takes to Win in Volatile Conditions”. Quem não for cliente pode acessar mais informações no artigo do Gartner, “Tech Vendors: Here’s What It Takes to Win in the AI Race”.
Saiba como abordar o porquê, quando e como integrar os recursos do GenAI às ofertas de produtos no e-book gratuito da Gartner “Top GenAI Opportunities for Tech Products”.
Sobre o Gartner AI Use Case Insights
O Gartner AI Use Case Insights é uma ferramenta interativa que ajuda os líderes de tecnologia e negócios a descobrir, avaliar e priorizar de forma eficiente os casos de uso de IA a serem potencialmente explorados. Os clientes podem pesquisar mais de 500 casos de uso (aplicações de IA em setores específicos) e mais de 380 estudos de caso (exemplos do mundo real) com base no setor, na função comercial e na avaliação do Gartner em relação ao valor para os negócios. Os clientes podem acessar a ferramenta interativa em https://tools.gartner.com/use-case-insights.
Sobre o Gartner for High Tech Leaders & Providers
O Gartner for High Tech ajuda líderes de tecnologia e suas equipes com melhores práticas baseadas em funções, insights da indústria e visões estratégicas sobre tendências emergentes e mudanças de mercado para alcançarem suas prioridades de missão crítica e construírem as empresas de sucesso do amanhã.
Sobre o Gartner
O Gartner, Inc. fornece insights objetivos e acionáveis que impulsionam decisões mais inteligentes e um melhor desempenho para as prioridades de missão crítica das empresas. Para saber mais, visite www.gartner.com.
RD Summit 2025 inova e lança ferramenta de IA para agenda personalizada
Forcepoint amplia plataforma de segurança de dados com DSPM nativo em IA
Entenda como a IA pode ajudar o agro a se preparar para as mudanças climáticas
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























