Até 2027, 35% dos países estarão vinculados a plataformas regionais específicas de Inteligência Artificial (IA), baseadas em dados contextuais proprietários, de acordo com previsões do Gartner, Inc., empresa de insights em tecnologia e negócios. Segundo a consultoria, a dependência dessas plataformas deve crescer de 5% para 35% no período, impulsionada por estratégias nacionais de soberania digital.

Para Gaurav Gupta, vice-presidente analista do Gartner, países que adotam metas de soberania digital vêm ampliando investimentos em stacks nacionais de IA como alternativa ao modelo fechado dos Estados Unidos.
Ele explica que esses esforços incluem poder computacional, data centers, infraestrutura e modelos de IA alinhados às leis locais, à cultura e às características regionais, enquanto confiança e adequação cultural passam a se consolidar como critérios centrais.
Modelos de IA localizados tendem a gerar maior valor contextual do que modelos globais, especialmente em áreas como educação, conformidade legal e serviços públicos, além de apresentarem melhor desempenho em idiomas não ingleses. Diante de preocupações regulatórias, geopolíticas, de segurança nacional e de dependência tecnológica, governos e empresas estão acelerando investimentos em soberania de IA.
Segundo o Gartner, países que optarem por desenvolver um stack soberano de IA precisarão investir ao menos 1% do PIB em infraestrutura de IA até 2029. Esse movimento pode reduzir a colaboração internacional e levar à duplicação de esforços, mas também é impulsionado pelo receio de ficar para trás na corrida tecnológica.
Data centers e fábricas de IA serão a base crítica dessa estratégia, com expectativa de expansão acelerada e volumes de investimento elevados. Nesse cenário, CIOs devem adotar arquiteturas agnósticas a modelos, reforçar governança e conformidade locais, estabelecer parcerias regionais e acompanhar de perto legislações e padrões emergentes.
Sobre a Conferência Gartner Data & Analytics
Os analistas do Gartner fornecerão análises adicionais sobre tendências de Data e Analytics nas Conferências Gartner Data & Analytics, que acontecerão em 09 a 11 de março em Orlando (Estados Unidos), 28 e 29 de abril em São Paulo (Brasil), 11 a 13 de maio em Londres (Reino Unido), 19 a 21 de maio em Tóquio (Japão), 16 e 17 de junho em Sydney (Austrália) e 21 e 22 de setembro em Mumbai (Índia).
Sobre o Gartner for High Tech Leaders and Providers
O Gartner for High Tech Leaders and Providers equipa líderes de tecnologia e suas equipes com melhores práticas baseadas em funções, insights da indústria e visões estratégicas sobre tendências emergentes e mudanças de mercado para que alcancem suas prioridades de missão crítica e construam as empresas de sucesso do amanhã.
Sobre o Gartner
O Gartner, Inc. fornece insights objetivos e acionáveis que impulsionam decisões mais inteligentes e um melhor desempenho para as prioridades de missão crítica das empresas.
Netskope lança recursos para rastrear origem e uso de dados com foco em IA
Marcos Gouvêa fala sobre o papel IA agêntica na reinvenção do varejo
Contato presencial segue insubstituível em um mundo automatizado
A Inversão do CX: Quando o cliente do seu Contact Center é uma IA
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!































