A IA, os gêmeos digitais e os e-sports estão impulsionando o crescimento da indústria de games, transformando setores como automotivo e saúde
Games já não é apenas uma indústria: é um motor que impulsiona avanços em todos os setores. Com receitas globais que ultrapassarão 189 bilhões de dólares em 2025, o crescimento dos videogames está redefinindo a maneira como criamos, colaboramos e consumimos entretenimento.
Nesse contexto, a inteligência artificial desempenha um papel fundamental: combinada com motores 3D, agentes e ferramentas de simulação, está rompendo o status quo e incorporando inovação em áreas tão diversas como saúde, automóveis e robótica.
No primeiro dia do Globant Converge 2025 – principal evento digital do unicórnio tecnológico, que aconteceu nos dias 10 e 11 de dezembro – especialistas da Unity e da Riot Games, dois gigantes que moldam o futuro dos games, compartilharam sua visão sobre como a IA e outras tecnologias disruptivas estão transformando o negócio e expandindo seu impacto muito além do entretenimento.
Aqui estão sete chaves que resumem para onde a indústria está se direcionando, segundo os especialistas:
Os games como porta de entrada e evolução para novas indústrias

Alex Blum (Unity): “Somos amplamente conhecidos como o principal motor de jogos do mundo. Menos conhecidos pela licença da nossa tecnologia 3D fora dos games, que é extensa. De fato, é a parte do nosso negócio que cresce mais rápido. Assim, todo o trabalho fundacional desenvolvido nos primeiros dias para tornar a experiência de jogo mais realista e emocionante hoje tem todos esses casos de uso de IA e do mundo real que não estão relacionados aos videogames.”
O cruzamento entre 3D, gêmeos digitais e o setor automotivo
“Na indústria automotiva, por exemplo, nossa tecnologia é utilizada em todo o ciclo. É usada no processo de design de carros comerciais e de Fórmula 1, e também para simulação de túnel de vento. Esta última pode ser realizada de maneira muito mais rentável com nossa tecnologia. Além disso, há simuladores criados para que os pilotos treinem e também durante a corrida, para afetar sua estratégia. E ainda, estamos impulsionando muitos sistemas dentro do automóvel, como entretenimento, telemetria, navegação, mapeamento e estacionamento”, completou Blum.
Os e-sports e seu papel na escalabilidade do negócio

John Needham (Riot Games): “Acredito que estamos evoluindo o modelo de negócio em torno dos e-sports, e isso vai continuar acontecendo. Tentamos construir uma relação realmente profunda com nossos jogadores, e essa tem sido a chave de por que nossos jogos duram tanto tempo e de por que temos tantos fãs apaixonados.”
A simulação tornou-se um novo laboratório para a IA
Experiências virtuais treinam algoritmos que depois atuam no mundo real. Alex Blum explica: “Agora podemos aplicar física digital para imitar comportamentos reais com altíssima fidelidade. Isso também ajuda a treinar IA em cenários onde não há dados reais suficientes. A tecnologia 3D torna a IA mais poderosa, e a IA torna as simulações mais poderosas.”
Cultura gamer: amar o produto para fazê-lo crescer
Um pilar central do sucesso nesse negócio tem a ver com o fanatismo pelos jogos e como evoluem ano após ano. “Somos gamers, vivemos essa cultura e trazemos tudo isso para a mesa. Nossa ambição é ser a empresa de videogames mais focada nos jogadores do planeta. Tudo o que fazemos passa pelo filtro de como melhorar sua experiência, porque construir uma relação profunda com quem joga nossos jogos é o que os mantém engajados, leais e desfrutando de nossas experiências por muitos anos”, destaca Needham.
IA e hiperpersonalização: “one player, one game”
Em sintonia com a cultura gamer, a hiperpersonalização se tornou um pilar estratégico: entender cada jogador, antecipar seus desejos e adaptar a experiência às suas preferências é essencial para criar vínculos emocionais duradouros. O especialista da Riot Games explica: “A IA nos permite criar experiências realmente memoráveis: desde bandas virtuais em cerimônias de e-sports até transmitir conteúdo personalizado segundo o percurso de cada jogador. Estamos utilizando IA para segmentar conteúdos, gerar clipes em formato vertical e personalizar a experiência na loja, skins e até mesmo na forma como cada pessoa vê uma transmissão de e-sports. Queremos chegar ao conceito de ‘one player, one game’: que cada jogador viva League of Legends de uma forma única e diferente de qualquer outra pessoa”.
Democratização e acessibilidade no design
As alianças entre grandes empresas de tecnologia e especialistas em inteligência artificial estão eliminando barreiras e permitindo que mais perfis criativos participem dos processos de design e desenvolvimento. Hoje o espectro de perfis se abre completamente, envolvendo equipes mais diversas. “Existe uma escassez global de talento altamente técnico capaz de utilizar essas ferramentas nos processos de design. A Globant tem uma enorme reserva de talento nesse sentido. Mas criar ferramentas adicionais como o Unity Studio e também adicionar capacidades de IA generativa a esse processo agora amplia a quantidade de pessoas e os tipos de papéis dentro da organização que desempenham um papel fundamental no design do produto”, concluiu Blum.
Confira os painéis do Globant Converge 2025 na íntegra por meio dos links:
1° dia: https://www.youtube.com/watch?v=oQhKfjoVXkY&t=4328s
2° dia: https://www.youtube.com/watch?v=s5vnwm9v69k&t=4319s
Sobre a Globant
Na Globant, criamos os produtos nativos digitais que as pessoas adoram. Preenchemos a lacuna entre negócios e consumidores por meio da tecnologia e da criatividade, aproveitando nossa experiência em IA. Ousamos transformar digitalmente as organizações e nos esforçamos para encantar seus clientes.
SONDA lança solução inédita de IA para elevar a eficiência na gestão de contratos no Brasil
Saiba como a IA vai além do operacional e transforma o RH com vantagem estratégica
Eventos que moldam o futuro da confiança digital
Estamos presentes nos principais palcos de tecnologia do Brasil e do mundo. Acreditamos que compartilhar conhecimento é essencial para o fortalecimento do ecossistema. Por isso, nossa cobertura destaca tendências, soluções, especialistas e empresas que lideram essa transformação.
Acompanhe os principais eventos do setor. Confira aqui!
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























