Últimas notícias

Fique informado

Instituições financeiras investem em inteligência artificial para combater riscos de crimes financeiros

14 de julho de 2021

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

A inteligência artificial como aliada na otimização de diagnósticos da saúde

A inteligência artificial contribui, enfim, para uma medicina com foco na prevenção, bem como no planejamento de cuidados personalizados

6 de julho de 2021

Robô vai limpar oceanos com inteligência artificial

Os robôs são programados para coletar estes resíduos, que posteriormente serão descartados de forma responsável

27 de junho de 2021

Próxima geração dos veículos Volvo terá supercomputador com inteligência artificial para ajudar a prevenir acidentes

Os futuros carros elétricos da marca sueca, Volvo, terão a tecnologia LiDAR para intervir em acidentes de trânsito

26 de junho de 2021

Inteligência Artificial no campo: tecnologia permite detectar e combater plantas daninhas com precisão

Além do diagnóstico de plantas daninhas, a startup também desenvolveu o diagnóstico de impureza vegetal para usinas de cana-de-açúcar e, para os mercados de soja e café

6 de junho de 2021

5 prioridades principais para ajudar a mitigar o preconceito em sistemas de Inteligência Artificial

IBM acredita que para obter pleno aproveitamento do poder transformador da Inteligência Artificial é preciso desenvolvê-la e avaliá-la continuamente

2 de junho de 2021

O PIX na visão de advogados especialistas em Mercado Financeiro

O BC decidiu considerar os participantes indiretos do PIX como integrantes do SPB. Essa qualificação gera um aumento significativo das obrigações regulatórias.

3 de setembro de 2020

Para 58% das instituições entrevistadas investir mais em inteligência artificial e automação é prioridade nos próximos anos para aumentar a eficiência dos programas de combate ao crime financeiro 

Segundo uma pesquisa global da consultoria Oliver Wyman, as empresas do setor foram multadas em US﹩ 14,1 bilhões em 2020 por descumprirem obrigações contra práticas criminosas (AFC – Anti-Financial Crime). O estudo, produzido em parceria com a ACAMS, entidade internacional que atua no combate ao crime financeiro, mostra que para reverter esse quadro, mais da metade (58%) dos profissionais do mercado financeiro acredita que investir em inteligência artificial e automação é a saída para disseminar uma cultura anticrime em suas empresas. 

As melhorias tecnológicas reduzem burocracia e deixam as equipes mais comprometidas com as responsabilidades regulatórias, segundo o levantamento que ouviu 349 diretores de compliance e gerentes de bancos, varejo, corporativo e investimento, fintechs, casas de câmbio e seguradoras atuantes em cinco continentes (América, África, Ásia, Europa e Oceania). Dos 349 entrevistados, 11 são dirigentes de órgãos reguladores e associações do setor. 

Depois do investimento em tecnologia, a segunda prioridade para 30% é reforçar o treinamento das equipes sobre as práticas AFC. Aumentar o orçamento e reforçar a equipe para combater os crimes também são ações importantes para 27% dos entrevistados. 

Outros 26% dos entrevistados afirmam que o alto escalão tem o importante papel de disseminar o posicionamento das empresas contra as práticas criminosas.

Só assim é possível garantir que a média gerência e os profissionais seniores atuem em conformidade com normas, leis, regulamentos, políticas e diretrizes éticas nos negócios. 

Ainda segundo o estudo, ter uma estratégia de risco, exemplos das lideranças, políticas de prestação de contas e incentivos, treinamento e comunicação são quatro fatores chaves para fortalecer uma cultura anticrime nas instituições financeiras. 

Para 77% gestores lideram com exemplo contra práticas criminosas 

Embora as instituições financeiras ainda estejam falhando na gestão dos riscos anticrimes, um grupo de profissionais acredita que a maioria das empresas tornou a gestão do risco de crimes financeiros uma prioridade na última década e investiu significativamente no enfrentamento desse desafio. 

Para 77%, seus gerentes lideram com exemplo quando se trata de práticas anticrimes 73% concordam que eles se retirariam de uma oportunidade de negócio devido a preocupações relacionadas a crimes financeiros.

Outras 64% acreditam que suas organizações estão bem preparadas para lidar com os riscos de práticas criminosas que estão enfrentando atualmente. 

A inteligência artificial como aliada na otimização de diagnósticos da saúde

Dynatrace aprimora segurança de aplicações com priorização de vulnerabilidade baseada em Inteligência Artificial

Como a Telemedicina e a Inteligência Artificial podem contribuir para a remuneração do sistema de saúde