Últimas notícias

Fique informado

Inteligência Artificial auxilia na escolha de doadoras de óvulos em tratamentos reprodutivos

2 de março de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O que é Inteligência Artificial?

Muito além de filmes futurísticos: entenda de uma vez o termo, as classificações e até onde a Inteligência Artificial pode chegar

18 de janeiro de 2023

O que esperar da Inteligência Artificial em 2023?

Não temos como negar que a hype tecnológica que encerra o ano é a Inteligência Artificial, que chegou ao dia a dia das pessoas

28 de dezembro de 2022

Saúde aposta em low-code para sistemas online de laudos

A programação low-code traz agilidade, reduz chances de brechas na segurança e permite um sistema integrado

15 de dezembro de 2022

Entrevista com Sérgio Muniz e Octavio Cazonato Neto sobre o cenário brasileiro da cibersegurança no setor de saúde – Parte II

Iniciamos a 2ª parte da entrevista com a Thales e Trasmontano falando sobre as vantagens e vulnerabilidades dos dados armazenados em nuvem.

8 de dezembro de 2022

A Inteligência artificial está revolucionando inúmeros serviços e na área da saúde e ciências não seria diferente

Aplicativo da Nilo Frantz Medicina Reprodutiva faz “match” entre pacientes e doadoras para que os bebês possam nascer mais parecidos com os pais.

A Inteligência artificial está revolucionando inúmeros serviços e na área da saúde e ciências não seria diferente, de 2018 para 2020, o uso desse tipo de tecnologia cresceu de 32% para 48% segundo um estudo desenvolvido pela consultoria Everis em parceria com a Endeavor.

O ChatGPT, algoritmo baseado em inteligência artificial e com foco em diálogos como uma forma simples de obter respostas, trouxe à tona como a tecnologia podeagregar e facilitar processos.

No setor de reprodução humana, a inteligência artificial já vem sendo utilizada como forma de obter resultados cada vez mais certeiros e de forma mais rápida.

No Brasil, a Nilo Frantz Medicina Reprodutiva, em São Paulo, já utiliza a tecnologia por meio de um software de reconhecimento facial que tem como intuito facilitar procedimentos de ovodoação e fertilização in vitro juntando pacientes e doadoras que possuam características em comum.

Nós desenvolvemos um aplicativo de reconhecimento facial aqui na clínica e é único, foi desenvolvido por nós e nele colocamos as características fenotípicas da paciente e duas fotos, no qual, é possível que o aplicativo possa fazer medições da paciente. A inteligência artificial do aplicativo consegue verificar no rosto a distância entre os olhos, da boca, o tamanho do maxilar, e entre outras áreas que chegam em torno de mil pontos medidos”, explica Fernanda Robin, gerente executiva da Nilo Frantz Medicina Reprodutiva.

De acordo com Robin, as medições aliadas com as características fenotípicas colocadas dentro do aplicativo geram um algoritmo que fica armazenado no banco de dados e conforme novos cadastros de pacientes são aprovados para fazer o compartilhamento dos óvulos, há uma comparação entre as categorias das doadorascom a categoria das receptoras.

“Feita essa comparação, o aplicativo faz os “matches” que são as comparações entre as doadoras e as receptoras e gera um grau de compatibilidade que varia entre 50, 60, 70% de compatibilidade. A partir dessas características fenotípicas, então, e desse match do percentual de semelhança, agregado a outros critérios, como fotos familiares, é que fazemos então o match final pela paciente”, afirma a especialista.

O “assistente de ovodoação” é mais uma prova de que a inteligência artificial chegou para revolucionar e tem a capacidade de interferir no futuro das próximas gerações aliados à ciência.

Robin afirma que atualmente a ferramenta não é utilizada sozinha nos procedimentos, mas que é um dos principais parâmetros para auxiliar naescolha.

A clínica acredita que as novas tecnologias, principalmente aquelas envolvendo IA ainda precisam do olhar humano para refinamento, principalmente por envolverem vidas e sonhos daqueles pais.

Por isso o aplicativo compõe o leque de ferramentas utilizadas para que o pareamento entre doadora e receptora seja o mais preciso possível.

O uso da inteligência artificial na medicina reprodutiva foi abordado em outubro de 2022 em um dos maiores eventos de reprodução, o ASRM Scientific Congress & Postgraduate Courses 2022. Na ocasião, o uso da tecnologia para a melhoria do desempenho de tratamentos reprodutivos foi discutido e levantou grandes debates entre o público.

Sobre a Nilo Frantz

A Nilo Frantz Medicina Reprodutiva, constrói uma trajetória de credibilidade e sucesso. Sua história é repleta de inovação, de responsabilidade e, principalmente, de vidas.

Fundada em 2003, com o propósito de unir inovação e responsabilidade com a Medicina Reprodutiva por meio da disseminação do conhecimento e promovendo a acessibilidade aos tratamentos, a Nilo Frantz facilita o acesso ao tratamento deinfertilidade, oferecendo novas unidades de atendimento e parcerias em outras localidades, além de propiciar atualização para profissionais identificados com a especialidade.

A clínica conta além de Porto Alegre, com as unidades de Novo Hamburgo, São Paulo e IFE – Instituto de Fertilidade, unidade voltada ao atendimento de famílias com menor poder aquisitivo.

A clínica também é organizadora do Simpósio Internacional, trazendo anualmente os maiores nomes da medicina reprodutiva do mundo para o Brasil.

Com resultados equiparáveis às melhores instituições do Brasil e do mundo, a clínica é certificada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e acreditada pela REDLARA (Rede Latino Americana de Reprodução Assistida). Acesse o site.

A inteligência artificial como aliada na otimização de diagnósticos da saúde

Como a Telemedicina e a Inteligência Artificial podem contribuir para a remuneração do sistema de saúde

Inteligência Artificial alia dados científicos a evidências colhidas na prática para criar o futuro da saúde

Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.

Banner Saúde

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Em novembro de 2024 completaremos uma Década De Sucesso!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada. Contamos com a colaboração de um excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência. E não podemos esquecer de parcerias incríveis que temos com as Assessorias de Imprensa que nos fornecem informações detalhadas e atualizadas sobre as empresas que atendem.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação, segurança e gestão gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!