A inteligência artificial e o que todo mundo se pergunta é: o que é apenas hype na IA ? O que de fato deve fazer diferença para meu negócio?
Por Rui David
A transformação digital não é mais uma opção, mas sim uma necessidade para empresas que desejam se manter relevantes em um mercado em constante evolução.
A inteligência artificial é o assunto do momento, já sendo utilizada por grandes empresas e nos mais diversos setores, mas o que todo mundo se pergunta é: o que é apenas hype na IA ? O que de fato deve fazer diferença para meu negócio?
Eu não tenho dúvidas de que ainda tem muito chão para ser trilhado. Mas é um fato que ela está se tornando uma força transformadora em diversas indústrias, e arrisco em dizer que, se for aplicada no core dos negócios, pode modelar completamente o que a empresa é e fazê-la dar um grande salto.
Um exemplo prático de uso simples, mas eficaz, é a adoção de IA em operações rotineiras, as empresas passam a conseguir automatizar tarefas rotineiras e liberar recursos humanos para atividades mais estratégicas e, consequentemente, aumentar a produtividade.
Uma das maneiras de realizar essa aplicação é unir a IA ao machine learning, fazendo com que a análise dos dados e a aprendizagem do padrão de comportamento entrem em ação para melhorar os sistemas e os resultados das empresas, identificando padrões e tendências que seriam impossíveis de perceber manualmente.
O Document Understanding TM da UiPath tem ajudado empresas do setor de saúde a automatizar e autorizar a solicitação de guias de exame manuscritas – apenas pelo aprendizado de padrões de escrita e de abreviações de exame, a taxa de sucesso cresce a cada novo padrão reconhecido.
Um exemplo disso é o setor de varejo, onde algoritmos de machine learning podem prever comportamentos de compra, ajustando estoques e estratégias de marketing em tempo real.
Empresas como a Amazon utilizam essas tecnologias para oferecer recomendações personalizadas, aumentando as chances de conversão e melhorando a experiência do consumidor.
Também já existem casos bem sucedidos na gestão de portfólio de planos de saúde, criando produtos à medida do público, com otimização do uso e custos mais acessíveis de acordo com o uso
A inteligência artificial também pode ser aplicada em áreas como o setor financeiro, que se beneficia de sistemas de detecção de fraudes que aprendem com transações anteriores, melhorando a segurança e a confiança dos clientes.
A Simetrik, uma ferramenta de conciliações universais, utiliza IA para aprender padrões e acelerar o processo de conciliações financeiras, tributárias, fiscais e operacionais.
Dessa forma, a IA não apenas impulsiona a eficiência, mas também transforma a forma como as empresas interagem com seus clientes e tomam decisões estratégicas.
Outras tecnologias também vêm chamando atenção e avançando na corrida pela transformação digital, como o Software as a service (SaaS), a internet das coisas (IoT) e a web3.
Algumas delas, como o low-code e o no-code, podem até ser potencializadas com a IA, criando aplicações para gestão de empresas, possibilitando uma rápida adaptação às necessidades do negócio, e respondendo a mudanças de forma mais ágil e eficiente.
Recentemente, foi lançado pela OutSystems o Mentor, que adiciona à plataforma a capacidade de gerar aplicações completas, apenas com o input do caso de uso descrito pelo usuário.
Estar aberto às mudanças
Apesar das facilidades que as novas tecnologias nos trazem, a resistência à mudança tem sido um dos maiores obstáculos para a transformação digital. A mentalidade de “fazer as coisas como sempre fizemos” pode levar empresas a perderem oportunidades valiosas.
Por isso, acredito que as organizações devem ser agressivas no uso e no conhecimento dessas novidades, contratando profissionais que também estejam aptos a conhecer e implementar as tecnologias.
Cultivar uma cultura que valorize a experimentação e a flexibilidade permitirá que as organizações se adaptem rapidamente às novas realidades do mercado. Para isso, a liderança deve ser proativa em comunicar a visão de transformação e engajar os colaboradores em cada etapa do processo.
O futuro da transformação digital é promissor, mas requer que as empresas estejam dispostas a se reinventar constantemente. A verdadeira transformação digital vai além da tecnologia: trata-se de uma mudança de mentalidade que coloca a inovação e a adaptabilidade no centro da estratégia.
8 modelos de IA em redes 5G: ameaças e mitigações
Repensando a divisão de Júnior, Pleno e Sênior na era da IA e do Trabalho Remoto. Por Rodrigo Neves
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.
Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
Ao longo de dez anos, trilhamos um caminho de pioneirismo com foco em segurança digital, identificação e privacidade. Celebramos essa jornada com a certeza de que a confiança é a base para um futuro digital sólido e promissor.
Mas a nossa missão continua! Convidamos você, leitor, e sua empresa a se juntarem a nós nesta jornada em busca de um futuro digital ainda mais seguro e confiável. Acreditamos no poder da colaboração para construir um ecossistema digital onde empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais uma nas outras.
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!