Últimas notícias

Fique informado

Inteligência Artificial Generativa foi o destaque no AWS Summit anual realizado em Nova York

27 de julho de 2023

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Visão Geral do AWS Summit New York

Ontem, dia 26 de julho, Amazon Web Services (AWS) realizou seu AWS Summit anual em Nova York, que contou com uma apresentação de destaque de Swami Sivasubramanian, Vice-Presidente de Banco de Dados, Análises e Aprendizado de Máquina da AWS, e alguns dos maiores anúncios do ano em inteligência artificial generativa para empresas.

Peter Hallinan, que lidera iniciativas na ciência e prática da IA responsável na AWS AI, discute o compromisso da AWS com a inteligência artificial generativa responsável e diz que “A Amazon está ativamente envolvida com organizações e órgãos normativos focados no desenvolvimento responsável de sistemas de IA de próxima geração, incluindo NIST, ISO, o Instituto de IA Responsável e a Parceria em IA. Na semana passada, na Casa Branca, a Amazon assinou compromissos voluntários para promover o desenvolvimento seguro, responsável e eficaz da tecnologia de IA. A AWS está ansiosa para compartilhar conhecimentos com formuladores de políticas, acadêmicos e sociedade civil, reconhecendo que os desafios únicos apresentados pela inteligência artificial generativa exigirão colaboração contínua.”

Swami Sivasubramanian, Vice-Presidente de Banco de Dados, Análises e Aprendizado de Máquina da AWS, ofereceu sua perspectiva sobre a inteligência artificial generativa, incluindo casos de uso do mundo real e suas expectativas sobre onde essa tecnologia maximizará a produtividade das empresas no futuro.

Inteligência Artificial / Aprendizado de Máquina

Swami Sivasubramanian, Vice-Presidente de Banco de Dados. Foto: cortesia da Amazon Web Services, Inc.”

Os participantes aprendem como a IA generativa está transformando as organizações, em todos os tipos de setores e aplicações.

Em seu discurso de abertura, Swami Sivasubramanian, vice-presidente de banco de dados, análise e aprendizado de máquina da Amazon Web Services (AWS), disse que espera que os serviços e recursos da AWS democratizem o uso de inteligência artificial generativa (IA generativa) – ampliando o acesso para todos os tipos de clientes, em todas as linhas de negócios – de engenharia a marketing, atendimento ao cliente, finanças e vendas.“A IA generativa capturou nossa imaginação”, disse Sivasubramanian. “Essa tecnologia atingiu seu ponto crítico.”

O que é IA generativa? É um tipo de aprendizado de máquina (ML) alimentado por modelos ultra grandes, incluindo modelos de linguagem grandes (LLMs). Esses modelos são pré treinados em uma grande quantidade de dados e são conhecidos como “modelos de fundação” (FMs).

A IA generativa ajudará a melhorar as experiências dos clientes à medida que eles interagem com assistentes virtuais, centrais de atendimento inteligentes e serviços de compras personalizados. Um funcionário pode ver sua produtividade aumentada por ferramentas de pesquisa de conversação, resumo de texto ou ferramentas de geração de código geradas por IA. As operações comerciais melhorarão com o processamento inteligente de documentos ou controles de qualidade criados com IA generativa. E os clientes poderão usar IA generativa para turbinar a produção de todos os tipos de conteúdo criativo.

As ferramentas fáceis de usar também são uma parte fundamental da democratização da IA ​​nas organizações, juntamente com a capacidade de fornecer respostas com baixo custo e baixa latência, graças à infraestrutura de ML criada especificamente. 

Grande parte dessa inovação será criada com o Amazon Bedrock , um serviço oferecido pela AWS que ajuda organizações de qualquer tamanho e em todos os setores do mundo a criar e dimensionar facilmente seus próprios aplicativos de IA generativos. Ele faz isso oferecendo aos clientes acesso fácil a uma ampla variedade de FMs por meio de uma API simples e facilitando o aproveitamento dos armazenamentos de dados existentes para personalizá-los.

A Amazon desenvolve tecnologia de IA e ML há mais de 25 anos, e inovações recentes de ML possibilitaram os recursos da IA ​​generativa.

Aqui estão sete atualizações de IA generativas anunciadas no AWS Summit em Nova York

1 – AWS expande Amazon Bedrock com novo provedor de modelo e FMs adicionaisComo a escolha do modelo é fundamental, o Amazon Bedrock está se expandindo para incluir a adição do Cohere como um provedor de FM e os mais recentes FMs da Anthropic e Stability AI. A Cohere adicionará seu principal modelo de geração de texto, Command, bem como seu modelo de compreensão de texto multilíngue, Cohere Embed. 

Além disso, a Anthropic trouxe Claude 2, a versão mais recente de seu modelo de linguagem, para o Amazon Bedrock, e a Stability AI anunciou que lançará a versão mais recente do Stable Diffusion, SDXL 1.0, que produz imagens aprimoradas e detalhes de composição, gerando criações mais realistas para filmes, televisão, música e vídeos instrutivos. Esses FMs se juntam às ofertas existentes da AWS no Amazon Bedrock, incluindo modelos do AI21 Labs e Amazon, para ajudar a atender os clientes onde eles estão em sua jornada de aprendizado de máquina, com um conjunto amplo e profundo de recursos de IA e ML para construtores de todos os níveis de especialização.

2 – Os clientes agora podem criar agentes para o Amazon Bedrock para permitir a automação de tarefas complexas e fornecer respostas personalizadas e atualizadas para seus aplicativos, com base em seus dados proprietários

Embora os FMs sejam incrivelmente poderosos para uma ampla gama de tarefas, como resumo, eles precisam de programação adicional para executar solicitações mais complexas. 

Por exemplo, eles não têm acesso aos dados da empresa, como as informações de inventário mais recentes, e não podem acessar APIs internas automaticamente. 

Os desenvolvedores passam horas escrevendo código para superar esses desafios. Com apenas alguns cliques, os agentes do Amazon Bedrock dividirão as tarefas automaticamente e criarão um plano de orquestração, sem nenhuma codificação manual, facilitando a tarefa de programar aplicativos de IA generativos para os desenvolvedores. 

Por exemplo, para atender a solicitação de um cliente para devolver um par de sapatos – “Quero trocar estes sapatos pretos por um par marrom” – o agente se conecta com segurança aos dados da empresa, converte-os automaticamente em um formato legível por máquina, fornece o FM com as informações relevantes e, em seguida, chama o conjunto certo de APIs para atender a essa solicitação.

3 – O suporte do mecanismo de vetor para Amazon OpenSearch Serverless oferece aos clientes uma maneira mais simples de aproveitar vetores para pesquisa. As incorporações de vetores permitem que as máquinas entendam as relações entre texto, imagens, conteúdo de áudio e vídeo em um formato que é digerível para ML, fazendo com que tudo, desde recomendações de produtos on-line até resultados de pesquisa mais inteligentes, funcione. Agora, com o suporte do mecanismo de vetor para Amazon OpenSearch Serverless , os desenvolvedores terão uma solução simples, escalável e de alto desempenho para criar experiências de pesquisa aumentadas por ML e aplicativos de IA generativos sem precisar gerenciar uma infraestrutura de banco de dados de vetor.

4 – Inteligência de negócios (BI) generativa no Amazon QuickSight produz inteligência de negócios com base em questões de linguagem natural, tornando os insights mais acessíveis.

O Amazon QuickSight é um serviço de business intelligence unificado que ajuda os funcionários das organizações a encontrar facilmente respostas para perguntas sobre seus dados. 

Agora, a QuickSight está combinando suas inovações de ML existentes com novos recursos de LLM disponíveis por meio do Amazon Bedrock para fornecer recursos de IA generativa, chamados de BI generativo. Esses recursos ajudarão a quebrar silos, facilitando ainda mais a colaboração em dados em uma organização e acelerando a tomada de decisões baseada em dados. Usando prompts de linguagem natural todos os dias, os analistas poderão criar ou ajustar painéis, e os usuários corporativos poderão compartilhar insights com visuais atraentes em segundos.

5 – O AWS HealthScribe usará IA generativa para aliviar a carga de papelada dos profissionais de saúde, devolvendo o tempo dos pacientes.

Atualizar registros eletrônicos de saúde é uma das tarefas mais complicadas para médicos e enfermeiros. Os médicos encontrarão alívio quando este serviço qualificado pela HIPAA capacitar os fornecedores de software de assistência médica a criar aplicativos clínicos com mais facilidade que aproveitam a IA generativa. 

O HealthScribe usa reconhecimento de fala e IA generativa com tecnologia Amazon Bedrock para criar transcrições e gerar notas clínicas fáceis de revisar, com recursos integrados de segurança e privacidade projetados para proteger os dados confidenciais do paciente.

6 – As novas instâncias P5 do Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) aproveitam as unidades de processamento gráfico (GPUs) NVIDIA H100 para acelerar o treinamento e a inferência de IA generativaEssas instâncias P5 do Amazon EC2 , agora com disponibilidade geral, são equipadas com GPUs NVIDIA H100 Tensor Core, otimizadas para treinamento de LLMs e desenvolvimento de aplicativos generativos de IA. (Uma “instância” no jargão da nuvem é o acesso virtual a um recurso de computação — neste caso, computação alimentada por GPUs H100.) A AWS é o primeiro provedor de nuvem líder a disponibilizar as altamente procuradas GPUs H100 da NVIDIA na produção. Essas instâncias são ideais para treinamento e execução de inferência para LLMs cada vez mais complexos e aplicativos de IA generativa de computação intensiva, incluindo resposta a perguntas, geração de código, geração de vídeo e imagem, reconhecimento de fala e muito mais. Com acesso às GPUs H100, os clientes poderão criar seus próprios LLMs e FMs na AWS mais rápido do que nunca.

7 – A AWS oferece sete treinamentos de habilidades gratuitos e de baixo custo para ajudá-lo a usar a IA generativa

Crédito: “Foto cortesia da Amazon Web Services, Inc.”

Mais de 75% das organizações planejam adotar big data, computação em nuvem e IA nos próximos cinco anos, de acordo com o Fórum Econômico Mundial.

Para ajudar as pessoas a treinar para os trabalhos de IA e ML do futuro, a AWS lançou treinamentos de habilidades sob demanda para dar suporte àqueles que desejam entender, implementar e começar a usar a IA generativa.

A Amazon criou cursos de treinamento especificamente para desenvolvedores que desejam usar o Amazon CodeWhisperer, engenheiros e cientistas de dados que desejam aproveitar a IA generativa treinando e implantando FMs, executivos que buscam entender como a IA generativa pode enfrentar seus desafios de negócios e parceiros da AWS ajudando seus clientes aproveitar o potencial da IA ​​generativa.

7 cursos gratuitos e de baixo custo da AWS que podem ajudá-lo a usar IA generativa. Os treinamentos de habilidades da AWS em ofertas de IA generativa estão disponíveis para todos, com todos os níveis de experiência.

AWS reafirma seu compromisso com a IA generativa responsável

Segundo Peter Hallinan ” Como pioneira em inteligência artificial e aprendizado de máquina, a AWS está comprometida em desenvolver e implantar IA generativa com responsabilidade Como uma das inovações mais transformadoras de nosso tempo, a IA generativa continua a capturar a imaginação do mundo, e continuamos comprometidos como sempre em aproveitá-la responsavelmente. Com uma equipe de especialistas em IA dedicados e responsáveis, complementados por nossa organização de engenharia e desenvolvimento, testamos e avaliamos continuamente nossos produtos e serviços para definir, medir e mitigar preocupações sobre precisão, imparcialidade, propriedade intelectual, uso apropriado, toxicidade e privacidade. E embora não tenhamos todas as respostas hoje, estamos trabalhando ao lado de outros para desenvolver novas abordagens e soluções para enfrentar esses desafios emergentes. Acreditamos que podemos impulsionar a inovação em IA, enquanto continuamos a implementar as salvaguardas necessárias para proteger nossos clientes e consumidores.

Computação

A AWS é o primeiro provedor de nuvem de hiperescala a oferecer as GPUs H100 da NVIDIA em disponibilidade geral para uso em produção. As instâncias Amazon EC2 P5, alimentadas pelas GPUs NVIDIA H100 Tensor Core e pela tecnologia de rede e escalabilidade de última geração da AWS, estão agora disponíveis. As instâncias P5 são ideais para treinamento e execução de inferência para modelos de linguagem cada vez mais complexos por trás de aplicativos de inteligência artificial generativa mais exigentes e intensivos em computação, como respostas a perguntas, geração de código, geração de vídeo e imagem, reconhecimento de fala, entre outros.

Banco de Dados e Analytics

A AWS anunciou novas capacidades de LLM para o Amazon Quicksight, o serviço unificado de inteligência de negócios da AWS, disponível por meio do Amazon Bedrock para fornecer capacidades de inteligência de negócios generativa. Essas capacidades facilitarão para as organizações explorar dados, descobrir insights e compartilhá-los.

A AWS anunciou o lançamento da versão de visualização do motor de vetores para Amazon OpenSearch Serverless, que oferece uma capacidade de pesquisa de similaridade simples, escalável e de alto desempenho no Amazon OpenSearch Serverless. Isso facilita a criação de experiências de pesquisa de ML modernas e aplicativos de inteligência artificial generativa sem a necessidade de gerenciar a infraestrutura de banco de dados subjacente de vetores.

Com o avanço da tecnologia de inteligência artificial generativa, muitos clientes também notaram o aumento dos bancos de dados de vetores, usados em aplicativos de inteligência artificial generativa, e estão se perguntando como essas soluções se encaixam nas estratégias de dados globais relacionadas aos aplicativos de inteligência artificial generativa. Esta postagem descreve o papel dos bancos de dados de vetores em aplicativos de inteligência artificial generativa e como as soluções da AWS podem ajudar a aproveitar o poder da inteligência artificial generativa.

Ferramentas para Desenvolvedores

A AWS anunciou que os notebooks do AWS Glue Studio agora suportam o Amazon CodeWhisperer, que permite que os usuários do AWS Glue melhorem sua experiência e aumentem a produtividade no desenvolvimento. Em um notebook do Glue Studio, os usuários podem escrever um comentário em linguagem natural em inglês que descreva uma tarefa específica, como “Criar um DataFrame do Spark a partir de um arquivo json”. Com base nessas informações, o CodeWhisperer recomenda um ou mais trechos de código diretamente no notebook que podem realizar a tarefa. Os usuários podem aceitar a principal sugestão, ver mais sugestões ou continuar escrevendo código.

Saúde

A AWS anunciou o AWS HealthScribe, um novo serviço elegível para HIPAA que capacita os provedores de software de saúde a construir aplicativos clínicos que usam reconhecimento de fala e inteligência artificial generativa para economizar tempo dos médicos gerando documentação clínica. Alimentado pelo Amazon Bedrock, o AWS HealthScribe torna mais rápido e fácil para os provedores de software de saúde integrar capacidades de inteligência artificial generativa em seus aplicativos, começando com duas especialidades populares (medicina geral e ortopedia), sem precisar gerenciar a infraestrutura ML subjacente ou treinar seus próprios LLMs específicos para a área de saúde.

Treinamento e Certificação

Mais de 75% das organizações planejam adotar big data, computação em nuvem e IA nos próximos cinco anos, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Para ajudar as pessoas a se prepararem para os empregos de IA e ML do futuro, a AWS lançou sete treinamentos gratuitos e de baixo custo sob demanda para ajudar as pessoas a entender, implementar e começar a usar a inteligência artificial generativa. A AWS projetou cursos de treinamento especificamente para desenvolvedores que desejam usar o Amazon CodeWhisperer, engenheiros e cientistas de dados que desejam aproveitar a inteligência artificial generativa treinando e implantando FMs, executivos que buscam entender como a inteligência artificial generativa pode abordar os desafios de negócios e parceiros da AWS que ajudam seus clientes a aproveitar o potencial da inteligência artificial generativa.

Anúncios Publicados por Clientes e Parceiros da AWS

A Caylent anunciou um Acordo de Colaboração Estratégica (SCE) plurianual com a AWS para expandir as soluções de dados e inteligência artificial generativa para clientes na América do Norte. A colaboração acelerará a inovação e os serviços de nuvem de próxima geração em engenharia de dados, IA e desenvolvimento de aplicativos nativos da nuvem em setores-chave e segmentos empresariais.

A Cohere anunciou a expansão de sua colaboração com a AWS para estender a disponibilidade de seus modelos de IA fundamentais, como o modelo Command da Cohere, para o Amazon Bedrock.

A EVERSANA pretende usar o Amazon Bedrock para personalizar FMs de forma segura que possam ser implantados em escala e integrados de forma transparente para redefinir experiências de clientes e modelos de entrega comerciais em casos de uso como soluções de revisão médica e regulatória e soluções de assistência a pacientes e equipes.

A Hippocratic AI anunciou que selecionou a AWS para treinar e desenvolver seu LLM de saúde centrado na segurança. Usando o Amazon SageMaker, a Hippocratic AI pode reduzir o tempo e o custo de treinamento em 58% e utilizar ferramentas para solucionar problemas de convergência e desempenho. Pré-treinando seu LLM em conteúdo confiável e baseado em evidências específico para a área da saúde, o LLM da Hippocratic AI pode mitigar informações incorretas ou enganosas, fornecendo recomendações alinhadas aos mais altos padrões de atendimento. O treinamento começou em um cluster p4d com uma técnica única de Aprendizado por Reforço com Feedback Humano (RLHF) envolvendo profissionais de saúde para treinar e validar a preparação do modelo para implantação.

A Innovative Solutions lançou o Tailwinds no AWS Marketplace. O Tailwinds permite que líderes de negócios e engenheiros de software de pequenas e médias empresas usem tecnologia de inteligência artificial generativa em seus aplicativos para acelerar o desenvolvimento de produtos, incluindo: (1) uma arquitetura de referência abrangente e plug-and-play, baseada em Infraestrutura como Código; (2) uma biblioteca de API para utilizar tecnologias de IA da Anthropic e da AWS; e (3) um ambiente sem servidor para testar e compartilhar exemplos de casos de uso durante o processo de desenvolvimento.

A Stability AI anunciou o lançamento do Stable Diffusion XL (SDXL) 1.0, o mais recente e avançado de sua suíte de modelos de texto para imagem, que estará disponível no Amazon Bedrock.

A AWS e a Twilio anunciaram a extensão de sua colaboração estratégica de longa data que colocará poderosas capacidades de IA ao alcance dos clientes da Twilio.

Amazon Prime Day: 7 dicas para ir às compras com segurança!

Recuperação de incidentes de segurança é tema do “Cibersegurança na AWS” evento online da Amazon Web Services


Acompanhe os principais conteúdos sobre Inteligência Artificial!

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!