A NAVA lança a Sphere IA para modernizar sistemas, reforçar segurança e analisar códigos com foco em rastreabilidade e vulnerabilidades
A NAVA, empresa especializada em serviços e soluções de tecnologia, lança, durante a Febraban Tech 2025, a SphereAI, uma plataforma proprietária de inteligência artificial que inaugura um novo patamar na forma como grandes organizações gerenciam, analisam e modernizam sistemas de alta complexidade. Por meio de prompts predefinidos, a solução atua na análise de código, identificação de vulnerabilidades e revisão de processos de migração, oferecendo mais eficiência, segurança e agilidade.
A plataforma nasce em um cenário de urgência, onde atualmente as empresas enfrentam enormes desafios para documentar e modernizar seus projetos de software de modo eficiente. “O setor financeiro, conhecido pela complexidade de suas operações e pela urgência por inovação, enfrenta o desafio de modernizar seus sistemas legados para atender às demandas da transformação digital”, dia André Scatolini, CEO da NAVA. “Dados do Gartner mostram que mais de 70% dos CIOs de instituições financeiras consideram a modernização de sistemas core como uma prioridade estratégica”, explica.
Foi neste cenário que a NAVA enxergou uma oportunidade de desenvolver uma solução inovadora, diferente das que já existem no mercado. A proposta da Sphere IA é garantir funcionalidades especializadas em engenharia de software, com prompts otimizados, o que possibilita a manutenção de atividades como identificação de débitos técnicos, vulnerabilidades, obsolescência tecnológica, migração de sistemas e documentação técnica. Além de gerar planos de evoluções arquiteturais e técnicas com base em frameworks como Clean Code, SOLID e DevSecOps. Atividades que consomem tempo excessivo e exigem especialistas.
Com inteligência artificial avançada, o NAVA Sphere AI possibilita diagnósticos precisos com base no código, planos de evolução detalhados e documentações completas, proporcionando uma visão analítica inédita para a tomada de decisões.
A IA da NAVA combina inteligência artificial generativa com as práticas avançadas de engenharia de Prompt e Engenharia de Software, compondo o cenário ideal para atuações em projetos com grande complexidade. A governança também é um ponto forte da solução, já que todas as ações são rastreáveis e auditáveis, assim como os acessos ao sistema.
“Arquitetos e desenvolvedores, muitas vezes multitarefas, perdem produtividade ao participar de planejamentos complexos. Agora, conseguimos otimizar esse processo, permitindo que especialistas validem rapidamente planos e documentações já existentes, em vez de criar tudo do zero“, explica Rodolfo Alfaro, Head de Agile Development na NAVA. “A tecnologia beneficiará empresas de todos os setores da indústria, mas principalmente aquelas com sistemas complexos e necessidades específicas de modernização e incremento em segurança, como o setor financeiro”.
Entre seus diferenciais, destacam-se:
- A compatibilidade e utilização de diversas plataformas de IA atuais e futuras;
- A gestão integral e detalhada dos custos envolvidos nas execuções de cada projeto;
- Conexão com múltiplos repositórios Git;
- A utilização de técnicas avançadas de Prompts de IA;
- A capacidade de identificar e mapear conexões entre os repositórios dos projetos;
- A rastreabilidade de mudanças e alterações nos códigos gerados;
- A Criação de relatórios de planejamento com priorização por impacto e urgência.
Todos estes pontos oferecem às equipes técnicas e executivas uma visão analítica e estratégica para a tomada de decisão em projetos de grande complexidade.
O impacto direto no negócio oferecido pela Sphere IA gerará também valor imediato a gestores e tomadores de decisão. Como muitas iniciativas envolvem sistemas core e demandam apoio da alta liderança, a plataforma permite demonstrar com clareza diminuição em tempo, custo e mais facilidade no compliance, descomplicando decisões no nível executivo.
“Criamos o NAVA Sphere AI para transformar a forma como as empresas entendem e evoluem seus sistemas de alta complexidade. Em vez de análises pontuais, agora é possível enxergar o todo, com profundidade, contexto e inteligência estratégica“, afirma Gabriel Chantre, Gerente de Aplicações e líder do projeto.
Com desempenho maximizado em projetos armazenados em repositórios Git, o NAVA Sphere AI se posiciona para ser uma ferramenta indispensável na modernização tecnológica, garantindo agilidade, economia de recursos e maior controle para empresas que buscam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
Avanço da IA demanda estratégia de governança
Nicholas Finck chega a Celeste AI para expandir soluções de análise de voz
Inteligência artificial redefine padrões da radioterapia global, aponta diretriz da ESTRO-AAPM
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!