É difícil incorporar IA em não-namoro online, que buscam um romance devem continuar cautelosos com batidas e perfis falsos
Uma nova pesquisa da Norton , marca de segurança cibernética Gen™ (NASDAQ: GEN) para consumidores, revela uma nova maneira que as pessoas estão buscando incorporar inteligência artificial (IA) em suas vidas – ou namoro online. Dois terços (62%) dos usuários atuais de aplicativos de namoro no Brasil estão interessados em usar IA como treinador de namoro.
Esta descoberta faz parte de uma exploração mais ampla do Relatório de Insights sobre Segurança Cibernética 2024 do Norton – Edição Especial: Namoro Online, que investiga comportamentos no ambiente digital para encontrar e trocar informações com potenciais parceiros e interesses românticos.
Como pessoas que procuram um romance, investem uma quantidade significativa de tempo e dinheiro sem gastar dinheiro online. Aliás, os dados da pesquisa da Norton mostram que os brasileiros, que usam o aplicativo Namoro, gastam atualmente em média mais de uma hora por semana e mais de R$ 400,00 por ano no tempo de uso do aplicativo de relacionamento online.
Dado este investimento, as pessoas estão a recorrer à IA como uma ferramenta conveniente para as orientar online e aumentar as suas hipóteses de encontrar um parceiro ideal. Dos brasileiros que atualmente usam um aplicativo Namoro, 69% têm interesse em usar IA para criar frases para abordar ou iniciar uma conversa; Quase 7 em cada 10 (67%) criam um perfil de relacionamento online não aplicável; e 67% para melhorar fotos.
No entanto, embora haja entusiasmo sobre a possibilidade de utilização da inteligência artificial para melhorar a experiência online, as pessoas precisam de estar conscientes de como esta tecnologia também pode aumentar o potencial de encontros românticos no ambiente digital, especialmente porque a telemetria dá Norton descobriu que o namoro online os acessos aumentarão 72% a partir de 2023, globalmente.
Dados do Norton mostram que um em cada cinco (26%) brasileiros que usam um aplicativo de relacionamento online afirma ter sido exposto a um crime. Entre esses brasileiros (26%) devido a uma pancada, 8 em cada 10 (81%) deles foram vítimas e 43% afirmaram ter sido enganados por alguém.
“Navegar no ambiente digital é notoriamente difícil e usar a IA como treinador de namoro online parece inofensivo, quando você se depara com uma mensagem de que o relacionamento terminou e tenta redirecionar um texto para finalizá-lo. O namoro é mais arriscado e complicado, quando usado de maneiras mais nefastas”, diz Leyla Bilge, diretora do Norton Coup Research Laboratories.
“Os golpes românticos não são novidade, mas a IA está mudando o jogo e tornando esses tipos de golpes mais comuns e muito mais difíceis de serem detectados. As pessoas precisam ficar atentas aos sinais de golpes românticos como os indivíduos que evitam as ligações por vídeo ou por telefone, evitamos os perfis de namoro que possuem poucas imagens ou que tentam avançar ou se relacionar rapidamente”.
A história também revelou que:
– Surpreendentemente, os brasileiros acreditam que o aplicativo mais seguro (em relação às pessoas com interação de apps) é o Instagram, com 83% concordando nesse sentido. Em seguida vem o Facebook (78%) e o logo após o Tinder (77%).
– 4 em cada cinco (88%) dois brasileiros entrevistados usarão um aplicativo de viagens online durante viagens ou feiras.
À medida que aumenta o número de ataques direcionados aos usuários dos aplicativos Namoro, os especialistas do Norton alertam para a necessidade crítica de educação e conscientização das pessoas sobre segurança cibernética. É importante contar com ferramentas de proteção digital, como um antivírus confiável como o Norton 360 , para navegar com segurança no mundo do amor online.
Metodologia
O estudo foi realizado online no Brasil pela Dynata em nome da Gen, de 6 a 22 de março de 2024, entre 1.013 adultos com 18 anos ou mais.
Sobre a Norton
Norton é uma marca líder em segurança cibernética da Gen™ (NASDAQ: GEN), uma empresa global dedicada a fortalecer a liberdade digital por meio de sua família de marcas de consumo confiáveis, incluindo Norton, Avast, LifeLock, Avira, AVG, ReputationDefender e CCleaner. Gen permite que as pessoas vivam suas vidas digitais com segurança, privacidade e confiança nas próximas gerações. A Gen oferece produtos e serviços premiados em segurança cibernética, privacidade online e proteção de identidade para mais de 500 milhões de usuários em mais de 150 países.
Como a IA pode ajudar a encontrar o par perfeito
IA (Inteligência Artificial) cadê a IH (Inteligência Humana)?
Conheça a Deb, inteligência artificial desenvolvida pelo ID_BR para combater o racismo
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.