Atualmente muito se fala sobre a Inteligência Artificial, entretanto ocorre muita confusão sobre o que é isso de fato
Por Giovanna Garcia – Equipe de Redação
A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que tem como finalidade replicar a Inteligência Humana, com a possibilidade de análise e raciocínio, através da utilização de máquinas que operam com o auxílio de redes neurais artificiais e algoritmos.
Como muitos pensam, a Inteligência Artificial não é composta por uma única solução ou tecnologia e sim pela conjunção de inúmeras engenharias, como o Machine Learning e Deep Learning.
O Machine Learning é uma das principais áreas que essa conjuntura da inteligência artificial aborda. Ela se baseia na existência de um agente inteligente que vai aprender a executar alguma tarefa sem a necessidade de esclarecer o que realmente é essa tarefa, posto que ocorrerá uma avaliação e leitura dos algoritmos e dados do sistema, de modo a descobrir padrões tecnológicos que podem se aperfeiçoar sem o auxílio de pessoas.
Verifica-se, neste tipo de tecnologia, a capacidade de aprender a função que lhe foi designada e realizá-la automaticamente a partir disso, bem como os seres humanos, porém sem fatores que possam atrapalhar sua execução.
Já o Deep Learning trabalha com a ideia de reconhecimento desses padrões criados, através de uma classificação feita pelos dados.
A última moda no mundo da tecnologia são as assistentes virtuais, aquelas que você pode pedir uma música, informação, lembrete e até brincar através de um simples comando de voz, entretanto poucos sabem que ela faz uso de Inteligência Artificial. As assistentes virtuais e os chatbots são softwares conversacionais, pois interagem com as pessoas através do uso de inteligência artificial.
Se pararmos para pensar sobre a Inteligência Artificial em nosso cotidiano vamos reparar que ela já está, no mínimo há 10 anos em nossas vidas, com a Siri, assistente virtual da Apple, como a primogênita.
Desvendando “Enigma”: a história de Joan Clarke
Inteligência Artificial: A Proteção da Inovação e a Gestão de Riscos
Como a Inteligência Artificial e os Data Centers neutros apoiam a evolução dos negócios