Automóveis inteligentes da startup Mapzer aliam-se aos governos locais para realizar o mapeamento de vias urbanas pós enchentes e auxiliar a alocação de recursos na reconstrução
A maior tragédia que acometeu o estado do Rio Grande do Sul completou um mês no fim de maio. Impactando mais de 450 cidades e mais de dois milhões de pessoas, as chuvas também afetaram 94.3% da atividade econômica gaúcha, segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Em meio a incertezas e medo, com a possibilidade do retorno das chuvas, o estado inicia seu processo de reconstrução.
Neste cenário a região conta com o auxílio de voluntários envolvidos em doações e resgates, além da limpeza e desobstrução das vias. Unidos a eles, muitas empresas mobilizaram-se em prol do estado, doando serviços, produtos ou quantias em dinheiro para apoiar a celeridade da reconstrução.
Envolvida no amparo à gestão pública do estado, a startup Mapzer, que realiza serviços de mapeamento das vias urbanas de norte a sul do país por meio de automóveis equipados com inteligência artificial, enviou voluntariamente três veículos para o Rio Grande do Sul, buscando realizar o mapeamento das vias de três cidades: Porto Alegre, Lajeado e São Leopoldo.
“Conseguimos iniciar o trabalho em Lajeado antes do fim de Maio, porém o processo deve ser feito com cuidado, pois mais do que a aprovação da gestão pública, dependemos da diminuição do nível da água, que se estiver muito elevada, é um impedimento para o início do nosso serviço”, diz Paulo Machado, Diretor Executivo da Mapzer.
O serviço em Lajeado mapeou mais de 4.200 ocorrências e apontou as regiões mais críticas.. A partir do dia 03 de junho, os veículos da Mapzer destinados à Porto Alegre iniciaram sua ronda, mapeando problemas de zeladoria urbana, como buracos, entulho e mato irregular, auxiliando o poder público a mobilizar seus recursos e equipes para uma resolução célere destas questões.
“Após fazermos a primeira ronda, o veículo é movido para outras áreas da cidade, e depois retorna para o local onde iniciou, mapeando novamente e conferindo o que já foi resolvido e aquilo com que ainda é necessário lidar. À medida que a água baixa, muita coisa surge e as gestões precisam de todo o apoio possível para efetuar a reabertura das vias e auxílio à população,” comenta Machado.
Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, valoriza muito a inovação, especialmente a que impacta de forma real e positiva as pessoas. “A interação com a Mapzer, nesse momento de emergência climática, é de extrema utilidade pois nos permitirá monitorar em tempo real as condições da cidade, registrando e localizando os locais que mais demandam atenção das equipes de limpeza urbana e de conservação de vias, entre outras“, destaca o Secretário de Inovação Luiz Carlos Pinto.
“A gestão da cidade já vinha prospectando soluções inovadoras com emprego de Inteligência Artificial que pudessem beneficiar nossas operações. A combinação da visão computacional com IA para detectar automaticamente problemas nas ruas já estava no radar e agora podemos contar com a mesma para esse momento excepcional, o que vai nos ajudar muito a direcionar esforços. Esse é mais um dos vários exemplos em que a inovação vem contribuindo com o enfrentamento da crise,” complementa o Secretário.
“Nós da Mapzer temos um trabalho importante com o Rio Grande do Sul. Esperamos que nosso auxílio seja de serventia durante este período de reconstrução do estado. Trabalhamos com uma inteligência artificial brasileira, que, aliada aos esforços humanos, será de grande presteza neste momento crucial,” finaliza Machado.
Sobre a Mapzer
A Mapzer é uma startup brasileira que por meio de uma inteligência artificial acoplada em veículos faz o reconhecimento e mapeamento das necessidades de manutenção dos espaços urbanos, identificando em tempo real ocorrências que impactam diretamente na vida do cidadão. A solução já está em oito estados brasileiros e nasceu para transformar cidades inteligentes com uma tecnologia 100% nacional de IA que coloca na palma da mão dos gestores um software com os dados coletados e que, conforme a inserção, realiza estudos que ficam à disposição para a tomada de ações mais eficientes, com assertividade de recursos e de forma proativa.
Como fugir de fraudes relacionadas às doações para o Rio Grande do Sul
Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional
Enchentes no Rio Grande do Sul: 7 tecnologias para auxiliar na recuperação e prevenção do estado
Enchentes no Rio Grande do Sul também aumentam o risco de ataques cibernéticos, alerta Scunna
Empresa públicas e privadas estão utilizando muitas das tecnologias que falamos aqui no Crypto ID, então, criamos a coluna Tech para apresentar casos de uso e soluções inovadoras. Explore esse conteúdo!
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.