Últimas notícias

Fique informado
Produtividade nas empresas pode aumentar até 100 vezes com IA

Produtividade nas empresas pode aumentar até 100 vezes com IA

20 de maio de 2023

Empresas vão demandar ferramentas customizadas para atender suas necessidades. Impacto financeiro é estimado em US$ 13 trilhões nos próximos anos


A estimativa da IBM é que o uso da inteligência artificial (IA) em todo o mundo libere US$ 13 trilhões nos próximos anos com os ganhos de produtividade, recursos que serão direcionados para mais pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.

Alexandre Torres

Algumas das primeiras grandes transformações que serão observadas no mundo corporativo serão nos canais de atendimento aos clientes, tais como chats e call centers.


Nesses casos, já é uma questão de pegar a ferramenta, tirar do pacote e colocar para funcionar, obtendo de imediato um ganho de 70%, em média, na produtividade desses processos. Outra aplicação fácil e já disponível está relacionada aos desenvolvedores de códigos. As ferramentas de IA que automatizam e aumentam a velocidade desse processo já estão facilmente disponíveis”, informa o diretor de TI do Grupo Soluti, Alexandre Torres.


O executivo diz que empresas e profissionais precisam se preparar para a nova realidade, sob pena de ficarem para trás. “Não é uma evolução. Trata-se de uma revolução quando nos colocamos diante da possibilidade de ganhos de velocidade e de produtividade que chegam a ser 100 vezes maiores do que o que temos agora”, afirma. “Agora a IA vem primeiro e impõe a todos pensar como ela pode ser integrada aos processos de uma empresa”, frisa.


Alexandre Torres reconhece que todas as empresas têm dificuldades específicas, maiores ou menores, em alguns de seus processos. “Nesses casos será necessário entendê-los melhor, o que exige uma reflexão, um mapeamento. Para depois saber como a IA pode ser aplicada em automação, a exemplo da identificação de fraudes, desvios, e realizar tarefas, como as aprovações de compras”, explica.

Parcerias

Diante das oportunidades desse mercado, o Grupo Soluti, por meio de suas empresas, a exemplo da Everest Digital, tem investido em parcerias com as maiores empresas de tecnologia do mundo, a exemplo da IBM, Red Hat, Elea Digital e Nutanix. Neste mês de maio a Soluti participou do IBM Think 2023, realizado em Orlando, na Flórida (EUA). As atenções de executivos e pesquisadores de tecnologia se concentraram nos temas nuvem híbrida e na IA, consideradas as tecnologias mais transformadoras da atualidade. Elas têm capacidade de atacar de imediato problemas relacionados a mudanças e incertezas no cenário mundial e criar vantagens competitivas paras as empresas que as adotam.


“A Soluti busca ser uma das empresas protagonistas nesse novo cenário, por isso temos essa parceria com a IBM, assim como já a tivemos em outros projetos. Estamos conversando para trabalharmos em colaboração, em laboratório, para pensarmos juntos processos organizacionais com impacto de inteligência artificial. Assim como já estamos trazendo a IA para os nossos processos do Grupo Soluti”, diz Alexandre Torres.


A empresa Everest Digital tem realizado diversos eventos com empresas parceiras e clientes para prepará-los aos desafios relacionados à inovação tecnológica. A cada dois meses são realizados os denominados DC TALKS. O último foi em março, numa parceria com a Nutaniex, e teve como tema a “Cloud Híbrida, Portal Multicloud e FinOps: transforme os desafios em diferenciais competitivos para os negócios”. Participaram CTIOS, CIOS, diretores e executivos do Hospital Araújo Jorge, Prefeitura de Goiânia, Santa Bárbara e Hub Cerrado.

Sobre Soluti

A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.

O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.

Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.

Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura IntelliSign, dando um importante passo para a sua internacionalização.

Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui o Crypto ID!

Sobre Everest Digital

Everest Digital, empresa do Grupo Soluti , é o primeiro Data Center Tier III Managed Service Provider (MSP) da região Centro-Oeste. É a parceira ideal para empresas que buscam inovação e eficiência na gestão de sistemas de missão crítica.

Contando com uma estrutura moderna e equipada com as mais recentes tecnologias, possui um portfólio completo para apoio aos clientes, que vai além do Colocation: Cloud Pública Everest, Serviços Gerenciados (com especialistas em várias tecnologias), Hosting, Cyber Security e equipe especializada na gestão das principais Clouds Públicas. Além de ser um ambiente seguro e confiável para os dados do seu negócio, nosso Data Center conta com equipe altamente qualificada e disponível 24 horas, garantindo que sua empresa tenha sempre acesso às informações e aos serviços fundamentais a qualquer momento.

Agora, com o Data Center mais moderno do Centro-Oeste da Everest Digital, as empresas da região e de todo o país, vão contar com uma infraestrutura de TI de alta qualidade, que atende às suas necessidades específicas, garantindo aumento da produtividade e da competitividade no mercado.

Acompanhe os principais conteúdos sobre Inteligência Artificial!