Últimas notícias

Fique informado
Provas online: uso de inteligência artificial para evitar fraudes

Provas online: uso de inteligência artificial para evitar fraudes

3 de maio de 2021

O cenário de pandemia trouxe grandes modificações para o setor educacional, que precisou se adaptar às novas rotinas e adotar a metodologia de ensino remoto para continuar operando. Do ensino básico às universidades e, até mesmo, no segmento de concursos, instituições públicas e privadas precisaram recorrer a tecnologias diversas para execução de aulas e exames online.

Em outra vertente, a seleção de recursos humanos remota determinou um conjunto de novos desafios a serem cumpridos pelo candidato à vaga e desencadeou a necessidade de monitoramento de exames de seleção de forma mais criteriosa, uma vez que o ambiente controlado das organizações para aplicações desses exames não está disponível.

Um dos principais desafios encontrados nos processos seletivos remotos é garantir a autenticidade do candidato, já que, para evitar fraudes, se faz necessário contar com tecnologias mais avançadas para aplicação de exames e testes. É neste contexto que  a inteligência artificial ganha força, oferecendo mais eficiência e segurança para diversos segmentos do mercado, englobando desde o ensino estudantil até a rotina de validação profissional em grandes instituições.

Exame remoto e eficiência para os negócios

Foi a partir do movimento do mercado para buscar soluções que atendessem às novas demandas exigidas pelo distanciamento social e à adoção do home-office que a startup IARISwww.iaris.com criou um sistema dedicado para realização de exames e testes remotos com toda a segurança necessária.

Trata-se do EasyProctor, uma solução de monitoramento de exames e testes online que pode ser utilizado por escolas, universidades, instituições públicas, conselhos regionais e federais, empresas privadas responsáveis por processos seletivos em concursos públicos e também na seleção de recursos humanos, onde a solução se demonstra um forte aliado na expansão do home-office.

Para o mercado, isso significa a abertura de novas oportunidades de atuação, já que muitos modelos de negócio acabaram inviabilizados devido à pandemia. O segmento de concursos, por exemplo, viu uma série de processos paralisados desde 2020, a partir da recorrência dos lockdowns e medidas protetivas contra o coronavírus.

EasyProctor: Software para monitoramento de exames online

O EasyProctor utiliza tecnologia avançada de inteligência artificial e processamento de dados para evitar que um candidato prestes a responder uma prova online possa burlar ou acessar respostas externas durante a avaliação.

Com um algoritmo avançado, o software consegue avaliar o comportamento de cada candidato ao longo de toda a prova, aplicando várias regras do negócio, para verificar se, de fato, o usuário está realizando o exame de forma justa, ou se está utilizando algum artifício que configure uma fraude. O algoritmo também é capaz de entregar uma análise completa ao final do processo, dando mais segurança às instituições que estão realizando o certame. Isso acontece por meio de uma série de recursos, como:

– Sistema de bloqueio de tela para que o candidato consiga acessar apenas o conteúdo da prova, sendo impossível que outras telas e programas sejam acessadas, evitando, assim, que fontes externas de informação sejam consultadas;

– Sistema de gravação de áudio e vídeo que ajuda a monitorar o comportamento do candidato, avaliando movimentos como olhar para o lado, conversar com outras pessoas, consultar materiais físicos, entre outras ações que possam revelar uma fraude;

– Algoritmo de reconhecimento facial para validação da identidade do candidato, assegurando que a pessoa que iniciou a prova é a mesma que concluiu;

– Módulo para inspeção humana em tempo real, reproduzindo a função de um fiscal de prova presencial. Neste caso, um supervisor online pode acompanhar toda a execução por stream de vídeo enquanto as pessoas estão fazendo a prova.

Fábio Falcão, CEO da IARIS

“Nós montamos um ambiente seguro, através de uma solução que não permite que o candidato utilize outras aplicações no computador, faz a análise em tempo real de desvio do olhar, giro da cabeça, saída da frente do computador, verifica se há outra pessoa auxiliando a prova e outros vários requisitos de segurança para que o candidato torne-se apto e o processo tenha toda a lisura necessária”, explica o CEO da IARIS, Fábio Falcão.

Além de oferecer um novo fôlego para empresas que precisaram se reinventar durante a pandemia, a tecnologia também pode significar redução de custos, já que muitos certames dependem da locação de espaços, contratação de profissionais para operação e supervisão, impressão de materiais, entre outros.

Para os candidatos a redução de custos também é uma realidade. Quando falamos de concurso público, é comum que muitas pessoas participem de mais de um certame, em diferentes estados, sendo necessário o deslocamento para a realização de exames presenciais. Com a adoção do método remoto, esses custos seriam descartados, já que o candidato poderá participar dos certames sem sair de casa, um benefício que também se estende aos vestibulares para ingresso no ensino superior.

Para conhecer mais sobre o EasyProctor e entender como a solução de exames e testes remotos podem beneficiar o seu negócio, acesse o site da EasyProctor e fale com um de nossos consultores.

Assista ao vídeo sobre a solução EasyProctor

Sobre a IARIS

A IARIS nasceu com uma equipe que possui anos de experiência no desenvolvimento de projetos de inteligência artificial com visão computacional. Seu foco é desenvolver soluções que proporcionem resultados reais para os negócios de seus clientes.

A Inteligência Artificial é a ciência que permite a sistemas (máquinas) a capacidade de aprender, perceber, tomar decisões e resolver problemas através da construção de instrumentos e mecanismos que apoiam a inteligência humana.


Somos um time apaixonado pelo que fazemos e acima de tudo temos anos de experiência e já entregamos inúmeros projetos que fazem parte da vida de centenas de milhares de brasileiros

Acompanhe os principais movimentos brasileiros e mundiais em torno de Privacidade e Proteção de Dados aqui no Crypto ID.