Qlik apresenta em nova pesquisa que as tarifas, e não apenas a IA, estão mudando a forma como o trabalho será no futuro
Em 2025, a força mais disruptiva no mercado de trabalho dos Estados Unidos não é a Inteligência Artificial (IA). É a política comercial, de acordo com uma nova pesquisa da Qlik®, líder em integração de dados, qualidade de dados, analytics e inteligência artificial (IA).
As tarifas e as mudanças no comércio global estão silenciosamente remodelando a força de trabalho, criando novas funções como Estrategista de Mitigação de Tarifas e Gerente de Programas de Internalização (Reshoring), enquanto eliminam outras por completo.
Entre os graduados das turmas de 2024-2025, 34% citam a disrupção comercial como uma das principais razões pelas quais suas perspectivas de emprego mudaram, colocando as tarifas no mesmo nível da IA (33%). Enquanto isso, 48% afirmam que os empregos em suas áreas já estão sendo automatizados e 66% mudaram seus objetivos de carreira desde janeiro.

“As tarifas não são mais um fator secundário”, afirma Mike Capone, CEO da Qlik. “Elas estão reformulando planos de contratação, alterando estratégias de cadeia de suprimentos e criando funções que as empresas nem sabiam que precisavam seis meses atrás. Os empresários estão se adaptando rapidamente, mas muitos ainda estão operando sem uma visão clara das habilidades disponíveis ou das que precisarão no futuro.”
A Qlik encomendou duas pesquisas nos Estados Unidos. Uma com 1.000 graduados do país (turma de 2024-25) e outra com 1.500 líderes empresariais. Os resultados combinados mostram uma lacuna geracional de conscientização e uma reestruturação sistêmica da força de trabalho já em andamento.
Os graduados estão confiantes, mas despreparados:
- 66% já mudaram seus objetivos de carreira neste ano
- 80% dizem estar mais confiantes em relação às suas perspectivas de carreira do que estavam em janeiro
- 48% afirmam que os empregos em suas áreas estão sendo substituídos pela automação
- 24% dizem que as funções estão sendo completamente eliminadas
Enquanto os graduados expressam confiança, os empresários estão discretamente reestruturando suas organizações:
- 31% das empresas planejam aumentar os investimentos na cadeia de suprimentos e manufatura, apesar da volatilidade comercial
- Apenas 57% acreditam que os graduados têm as habilidades que as empresas precisam hoje e 28% citam conhecimento em IA/automação como uma habilidade que eles têm dificuldade em contratar.
- 1 em cada 5 empresas criou funções completamente novas em resposta às tarifas, incluindo:
- Estrategista de Mitigação de Tarifária
- Gerente de Programas de Internalização (Reshoring)
- Líder de IA
- Analista de Resiliência da Cadeia de Suprimentos
- Embora empresas estejam investindo em ferramentas de analytics preditivo (40%) e automação (50%), 39% admitem que seus dados internos ainda são limitados ou incompletos
“É aqui que os dados precisam guiar as decisões. A mudança na força de trabalho está acontecendo mais rapidamente do que a maioria dos sistemas consegue acompanhar, e o custo da lentidão na obtenção de insights só aumenta. Os líderes de negócios precisam de sinais mais claros para lidar com a volatilidade, e os recém-formados precisam de uma visão mais clara sobre o que está mudando. Dados melhores não resolverão todos os desafios, mas é assim que você deixa de adivinhar e começar a planejar”, acrescenta Capone.
A lacuna entre o que as empresas precisam e o que os graduados esperam está aumentando. Quase metade dos formados afirma que a automação já está substituindo empregos em suas áreas, e um terço cita a disrupção comercial como razão para mudança em seus planos de carreira.
As empresas continuam contratando e os graduados estão se adaptando. Com os dados certos e o investimento adequado em insights em tempo real, os desalinhamentos atuais se tornam uma oportunidade para o futuro do trabalho.
Sobre a Qlik
A Qlik transforma cenários de dados complexos em insights acionáveis, impulsionando resultados estratégicos de negócios. Atendendo a mais de 40.000 clientes globais, o portfólio da Qlik fornece IA/ML avançada de nível empresarial, integração de dados e analytics. As ferramentas de IA/ML da Qlik, práticas e escaláveis, levam a decisões melhores e mais rápidas.
IA e Segurança Operacional: pilares técnicos para a inovação responsável no setor público
Tenable descobre falha crítica na nova tecnologia de segurança do GPT-5 da OpenAI
Nuvem híbrida e privada avança como resposta estratégica à IA, custos e regulações
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























