Automóveis inteligentes da startup Mapzer aliam-se aos governos locais para realizar o mapeamento de vias urbanas pós enchentes
Completando dois meses, a maior tragédia que acometeu o estado do Rio Grande do Sul segue afetando a vida de milhões de pessoas, com seu impacto em mais de 450 cidades, as fortes chuvas afetaram também a atividade econômica do estado em cerca de 94%, de acordo com dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Porém, o processo de reconstrução do estado já teve seu início.
No apoio à reconstrução, voluntários e empresas uniram-se aos governos locais para realizar a organização e higienização de doações, limpezas e desobstrução das vias, seja através de trabalho físico ou até mesmo de serviços, produtos, ou apoio financeiro.
Envolvida neste auxílio está a Mapzer, startup que realiza mapeamento de vias urbanas de norte a sul do país através de automóveis equipados com serviço de inteligência artificial.
A empresa enviou voluntariamente para São Leopoldo, Lajeado e Porto Alegre, um contingente de três veículos, buscando realizar o mapeamento das vias já desobstruídas, apontando nelas quais as questões de zeladoria urbana a serem avaliadas e resolvidas pelo governo local, como buracos, entulho e mato irregular.
“Nosso trabalho iniciou em Lajeado, antes do fim de maio. Seguimos depois para Porto Alegre, e agora estamos iniciando em São Leopoldo. Nosso trabalho deve ser realizado com cuidado, dependemos de aprovação da gestão pública e da diminuição do nível da água nas cidades, que, se muito elevada, é um impedimento para o início do serviço,” diz Paulo Machado, Diretor Executivo da Mapzer.
Em Lajeado e Porto Alegre, o serviço da empresa já mapeou mais de 12 mil ocorrências, apontando para as gestões locais as áreas mais críticas. A partir do dia 01 de julho, os veículos da Mapzer começaram sua rota em São Leopoldo, auxiliando o poder público a mobilizar recursos e equipes para uma resolução célere das questões.
“Fazemos quantas rondas forem necessárias para o veículo mapear todas as vias desobstruídas da cidade. Depois, mapeamos novamente para que seja possível avaliar o que já foi resolvido, e com o que ainda é necessário lidar. À medida que a água baixa, vamos encontrando novos problemas, e as gestões precisam de todo apoio possível para realizar a reabertura das vias e auxílio à população afetada,” comenta Machado.
São Leopoldo, a terceira cidade atendida pela Mapzer, foi uma das mais atingidas pelos eventos climáticos de maio, resultando em aproximadamente 100 mil pessoas desalojadas, sendo mais de 14 mil em abrigos da prefeitura e entidades parceiras, e vê a tecnologia como uma aliada para a reconstrução.
“Estamos trabalhando praticamente 24 horas por dia na reconstrução do município e o mais importante é a solidariedade e a resiliência. Acreditamos que o serviço da Mapzer vai contribuir com o nosso trabalho de reconstrução, identificando pontos sensíveis deixados pela enchente e que precisam ser qualificados e melhorados, seja na mobilidade, iluminação, sinalização de vias públicas e outros”, diz Sérgio Paludo, assessor do Gabinete do Prefeito de São Leopoldo.
“Na Mapzer, vemos que temos um trabalho importante junto ao Rio Grande do Sul. Esperamos que nosso auxílio seja de grande apoio durante este período de reconstrução do estado. Nossa inteligência artificial é brasileira, e aliada aos grandes esforços humanos que já estão ocorrendo, será de grande presteza neste momento crucial,” finaliza Machado.
Sobre a Mapzer
A Mapzer é uma startup brasileira que por meio de uma inteligência artificial acoplada em veículos faz o reconhecimento e mapeamento das necessidades de manutenção dos espaços urbanos, identificando em tempo real ocorrências que impactam diretamente na vida do cidadão. A solução já está em oito estados brasileiros e nasceu para transformar cidades inteligentes com uma tecnologia 100% nacional de IA que coloca na palma da mão dos gestores um software com os dados coletados e que, conforme a inserção, realiza estudos que ficam à disposição para a tomada de ações mais eficientes, com assertividade de recursos e de forma proativa.
Podemos tornar a Inteligência Artificial sustentável?
Governo Federal lança Estratégia Nacional de Governo Digital
Presidente da República designa novos membros do Comitê Gestor da ICP-Brasil
GOVERNO E TECNOLOGIA
Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.
Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.