Objetivo é levar tecnologia de ponta ao sistema responsável pelos processos de logística de atracação e desatracação nos portos brasileiros
O Serpro está levando sua tecnologia de inteligência artificial aos grandes sistemas estruturantes do governo brasileiro. Um dos mais importantes é o Porto sem Papel, a plataforma de gestão portuária que digitaliza e simplifica os procedimentos de estadia dos navios nos portos brasileiros. O sistema está presente em todos os 35 portos públicos brasileiros e em cerca de 85% dos terminais privados do país.
“Na última semana, promovemos uma primeira ‘inception’ com o objetivo de discutir e gerar um protótipo de uso da IA para o processamento inteligente de documentos relacionados à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para que eles tramitem dentro do sistema Porto Sem Papel”, explicou Maurício Paiva, gerente do Serpro de Soluções Digitais para Infraestrutura. A ideia foi utilizar a tecnologia de inteligência artificial para agilizar e otimizar a análise de fluxo dos documentos.
Todos os portos do país
“A Anvisa é um dos principais órgãos anuentes do Porto sem Papel, com servidores da agência analisando um volume bastante grande de documentos de forma manual. É um tempo de análise que influencia diretamente na liberação das embarcações”, explica Lizandra dos Santos, gerente do departamento de Infraestrutura e Transportes do Serpro. Segundo Lizandra, no encontro foram a debatidos os padrões de documentos sanitários e já houve o a criação de um protótipo da possível solução a ser desenvolvida pela empresa pública.
“O que motivou o encontro foi o interesse em trazer melhorias na fiscalização e diminuição do ‘fardo administrativo’, que recai sobre os agentes da Anvisa. Definimos os pontos centrais que vão nos orientar sobre como a ferramenta oferecida pelo Serpro deve atuar”, complementou Carlos Tiego Arruda, coordenador do Porto sem Papel na Secretaria Nacional de Portos de Transportes Aquaviários.
Segundo Arruda, o piloto deverá ser ampliado para outros órgãos anuentes, como Marinha, Polícia Federal e Receita. “Os ganhos deverão se estender para todos os portos do país”, avaliou.
O que é o Porto sem Papel?
O Porto sem Papel foi desenvolvido em 2011 pelo Serpro para reduzir a burocracia, promover agilidade, gerar economia e tornar o setor marítimo um segmento mais prático e eficiente. Até este ano, uma embarcação precisava ficar atracada por 20 dias aguardando liberação.
A partir de 2024, esse tempo foi reduzido para cerca de quatro dias, causando impacto positivo no chamado “custo Brasil”, que é o diferencial de despesas em se produzir um produto no país ou no exterior. No encontro da última semana estiveram presentes representantes do Serpro, Marinha, Secretaria Nacional de Portos, Anvisa e Porto de Santos.
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