A ferramenta de IA verifica para os usuários a incidência dos tributos IBS, CBS e IS, a partir da legislação já aprovada no Congresso Nacional
Ferramenta contribui para adaptação mais eficiente e ágil às mudanças na legislação

A reforma tributária começará em janeiro de 2026, mas as empresas podem contar com a tecnologia para uma adaptação mais rápida às mudanças na tributação. E para viabilizar esse processo, a solução Busca.Legal T2 usa a inteligência artificial para os usuários verificarem a incidência dos tributos IBS, CBS e IS, a partir da legislação já aprovada no Congresso Nacional.
Essa consulta pode ser feita via chatbot, por lote de planilhas do Excel ou por meio de integrações por API (mecanismo que permite a comunicação entre diferentes sistemas). Em poucos segundos, o Busca Legal T2 disponibiliza dados sobre os novos tributos, como o IBS Estadual, o IBS Municipal, o CBS, o Imposto Seletivo e o Monofásico, abrangendo o período de 2026 a 2033, quando finalizará a transição para o novo modelo tributário.
Também é possível os usuários terem acesso a informações sobre os impostos adotados atualmente, como o ICMS, o ICMS/ST, o IPI, o PIS e o Cofins. Para permitir a consulta dos impactos da nova tributação, a empresa Busca.Legal investiu em recursos de inteligência artificial, com o objetivo de proporcionar às organizações e aos empreendedores um cenário mais favorável para fazer transações seguindo as novas regras.
Um exemplo disso foi o contrato de parceria firmado com a De Biasi, permitindo que a empresa de consultoria e auditoria adote a ferramenta Busca Legal T2 na prestação de serviços aos clientes., com foco na agilidade, eficiência e redução de custos.

Para Fabricio Carneiro, sócio da De Biasi, o novo serviço incrementará as análises mais confiabilidade e segurança. “Estamos adicionando mais conhecimento e contribuindo para as empresas terem uma atuação mais ágil e segura diante do complexo cenário tributário brasileiro”, enfatizou.
“Com o Busca Legal, já atendemos muitas empresas preocupadas com a carga tributária atual. A parceria com a De Biasi potencializa os benefícios operacionais aos clientes que iremos atender, especialmente considerando os desafios enormes que estão chegando com a Reforma Tributária. Afinal, a tecnologia voltada para a área fiscal/tributária, é a nossa maior expertise”, afirmou Paschoal Naddeo, sócio-fundador da Busca.Legal.
Sobre a De Biasi
A De Biasi atua no mercado desde 1990, oferecendo serviços de excelência nas áreas de auditoria, consultoria tributária e outsourcing voltados a empresas que exigem agilidade, inovação e solidez. Sua proposta de valor envolve não apenas a conformidade com normas e legislação vigentes, mas também o apoio estratégico à gestão empresarial, por meio de profissionais multidisciplinares e tecnologia de vanguarda.
Sobre a Busca.Legal
Empresa de tecnologia, pioneira em utilização da Inteligência Artificial voltada para a área Fiscal, idealizada por ex-sócios da Fiscosoft e da Systax, com a intenção de desenvolver soluções para as áreas contábil, jurídica e tributária, permitindo o acesso de forma simples e eficiente a bases legais, conteúdos e ferramentas. Assim, transforma informações em conhecimento para a tomada de decisões e aplicando IA para apoiar as empresas brasileiras em seus desafios com a Reforma Tributária.
Entrevista ID Talk com Fernando Zamai da CISCO durante o CyberSec Tech Day São Paulo
Sabesp utiliza sensores com IA para acompanhar redes de esgoto em tempo real
Empresa prevê as principais tendências de segurança física para 2026
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























