Últimas notícias

Fique informado

Soluções baseadas em Inteligência Artificial ajudam o varejo a melhorar resultados e maximizar lucros

15 de julho de 2021

Spotlight

Facebook fala sobre o incidente de 4 de outubro

“Agora que nossas plataformas estão funcionando normalmente após a interrupção de 4 de outubro achei que valeria a pena compartilhar,”Santosh Janardhan.

6 de outubro de 2021

A inteligência artificial como aliada na otimização de diagnósticos da saúde

A inteligência artificial contribui, enfim, para uma medicina com foco na prevenção, bem como no planejamento de cuidados personalizados

6 de julho de 2021

Robô vai limpar oceanos com inteligência artificial

Os robôs são programados para coletar estes resíduos, que posteriormente serão descartados de forma responsável

27 de junho de 2021

Próxima geração dos veículos Volvo terá supercomputador com inteligência artificial para ajudar a prevenir acidentes

Os futuros carros elétricos da marca sueca, Volvo, terão a tecnologia LiDAR para intervir em acidentes de trânsito

26 de junho de 2021

SysMap Solutions apresenta algumas maneiras de utilizar Inteligência Artificial no varejo, que podem revolucionar a experiência do consumidor 

Antes vista como parte de um cenário futurístico, a Inteligência Artificial está cada vez mais presente na sociedade e nas empresas.

Anderson Paulucci, CDO da SysMap Solutions

Mas, além de grandes corporações, a IA também é capaz de auxiliar comércios, redes de lojas e e-commerces a agilizar o trabalho no dia a dia e maximizar seus lucros.

Pensando em simplificar rotinas e dar mais resultados aos comerciantes e empreendedores, a SysMap Solutions, passou a desenvolver soluções baseadas nesse tipo de tecnologia para suprir a necessidade de economizar tempo e aumentar o retorno dos investimentos no varejo. 

“Simplificar tarefas, reduzir gastos e aumentar os lucros. É isso que um empreendimento busca nas soluções baseadas em Inteligência Artificial. A possibilidade de dar a um sistema a responsabilidade de monitorar, estruturar e transmitir informações detalhadas e que vão de acordo com as necessidades de um comércio ou empresa, já traz um grande ganho na velocidade das ações no dia a dia.”

Quando podemos atribuir tarefas a uma solução, trazendo uma visão que um humano talvez não pudesse enxergar em meio a tantos dados, entendemos porque a IA é um meio de expandir os horizontes de um varejista”, diz Anderson Paulucci, CDO da SysMap Solutions

Nesse sentido, a SysMap listou abaixo três das principais soluções em que a IA pode ajudar o varejo a melhorar resultados: 

Análise de Sortimento: é uma solução que auxilia na formação de preços. Baseada em Machine Learning, a inteligência artificial analisa os padrões de vendas e é capaz de fazer previsões da quantidade necessária para se ter em estoque, auxiliando no controle do investimento em produtos.

Apontando tendências, a IA dá ao comerciante a possibilidade de se adequar ao que está por vir, atender a uma demanda que poderá aumentar em um determinado período e saber os principais pontos para cada região, tornando o planejamento logístico mais ágil, abrindo espaço para uma margem de lucro maior. 

Flexibilidade de Preços: é uma prática extremamente útil para os lojistas. Ela analisa custos, preços de concorrentes para o mesmo produto, capacidade de estoque e vendas realizadas para ajustar o valor de um artefato de acordo com a oferta e a demanda.

Através do grau de análise e interpretação da IA é possível até dizer em quais horários podemos aumentar o preço para um público de maior poder aquisitivo ou se é o momento de reduzir o valor e aumentar as vendas. Nos dois casos, a própria solução realiza o ajuste com base em suas conclusões. 

Personalização em tempo real: é outra solução importante para o varejocapaz de melhorar as vendas. Com ela, um algoritmo estuda o público que acessa um site, analisa suas preferências e reorganiza os produtos a serem exibidos de acordo com o perfil de busca. Para isso, são analisados itens como sexo, idade, compras realizadas, localização e pesquisas recentes, com o objetivo de entregar ao consumidor uma experiência de compras personalizada e com maior chance de conversão.


“Essas são apenas algumas das possibilidades que a IA nos traz. A cada dia são desenvolvidas novas formas de utilizá-la e obter resultados mais satisfatórios. Deixamos de utilizá-la apenas para fornecer sugestões de busca e estamos integrando-a ao nosso cotidiano em algo tão antigo como o processo de compras, mas ainda sim com capacidade para revolucioná-lo”, conclui Anderson. 

Sobre a SysMap Solutions

A SysMap é uma empresa brasileira que desenvolve soluções de software e oferece serviços especializados de TI, atuando em diversas frentes como cloud computing, análise de dados, machine learning e outras abordagens para desenvolvimento, arquitetura e testes.

Ao longo dos últimos 20 anos, ajudou seus clientes a resolverem desafios complexos, acumulando experiência em diferentes segmentos do mercado como Telecom, Varejo, Educação, Financeiro, Indústria/Cosméticos e Energia.

Sempre acompanhando a evolução tecnológica e participando ativamente da transformação digital, a SysMap é uma empresa imersa em uma cultura de inovação e que tem como um dos seus princípios gerar ações que possam contribuir e melhorar a nossa sociedade. 

O que RPA, Machine Learning e Inteligência Artificial podem representar para o futuro das empresas

Instituições financeiras investem em inteligência artificial para combater riscos de crimes financeiros

A inteligência artificial como aliada na otimização de diagnósticos da saúde