Últimas notícias

Fique informado

Startup brasileira utiliza Inteligência Artificial para transformar conteúdos de áudios e vídeos em textos

18 de março de 2024

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Startup recém lançada também está por trás do primeiro modelo de IA para análise de sentimento de voz em Português

A tarefa de transformar conteúdos de áudios e vídeos em textos acaba de ficar mais fácil com a Celeste AI, startup brasileira de transcrição automatizada baseada em Inteligência Artificial (IA). Em apenas seis meses de operação, cerca de 12 mil pessoas já se registraram na plataforma, somando mais de 3 mil horas de transcrição realizadas pela Inteligência Artificial.

O grande diferencial da Celeste é que a plataforma permite a conversão de áudio em texto com uma eficiência 90% superior em relação à transcrição manual, gerando uma economia significativa de tempo e recursos para empresas e profissionais que necessitam extrair informações de dados de voz. Para transcrever, a plataforma utiliza algoritmos avançados de Machine Learning (ML) que processa áudios em seis idiomas: português, inglês, espanhol, alemão, italiano e francês.

Outro destaque da tecnologia é a oferta de transcrição sob demanda, permitindo que os usuários paguem somente pelas horas que efetivamente necessitam a partir da compra de créditos. Para clientes com demandas recorrentes, há a opção de selecionar entre os planos de assinatura flexíveis. Além disso, profissionais e empresas têm a possibilidade de solicitar orçamentos personalizados para atender a demandas específicas de transcrição.

De acordo com a cofundadora da startup, Ana Paula Pereira, a Celeste veio para atender uma grande necessidade do mercado, usando a tecnologia a seu favor. “Transcrever é parte da rotina de profissionais em inúmeras áreas, mas essa é ainda uma tarefa lenta e custosa para as empresas. A Celeste nasceu para resolver estes desafios e fomentar o treinamento de IA’s no mercado brasileiro,” explica.

A transcrição manual — também conhecida como decupagem e degravação — é uma tarefa que demanda horas de trabalho. Segundo estimativas da startup, para se transcrever uma gravação com 1 hora de duração, precisa-se de cerca de 3 horas de trabalho manual. “Já a transcrição automática da Celeste é concluída em poucos minutos, mantendo uma precisão comparável ou superior à manual,” ressalta Ana Paula.

Inovação e liderança em IA 

A Celeste é a primeira startup brasileira 100% dedicada à extração e análise de informações de arquivos de voz. A startup chegou ao mercado em julho de 2023 com a missão de resolver problemas reais de profissionais em inúmeras áreas, tais como jornalistas, advogados, estudantes, pesquisadores e criadores de conteúdo. 

Além da transcrição automatizada, a startup está treinando o primeiro modelo comercial de análise de sentimento em Português para dados de voz. O projeto está em estágio inicial e é baseado em Long Short-Term Memory (LSTM), uma arquitetura de rede neural avançada usada em aprendizado profundo para entender melhor as nuances da linguagem humana.

No futuro, a expectativa é que o modelo de IA possa classificar emoções por meio de análises acústicas do estresse vocal, proporcionando insights mais profundos e personalizados para aplicações em saúde mental, atendimento ao cliente, desenvolvimento de produto e monitoramento online.

O mercado de IA está projetado para um crescimento exponencial. Um relatório da Mordor Intelligence prevê que este setor alcançará uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 31,22% até 2028, sublinhando a relevância e o potencial de soluções inovadoras como as oferecidas pela Celeste”, finaliza.

Ana Paula Pereira, cofundadora da Celeste AI.

Para entender toda a funcionalidade e as novas criações da IA conversamos com Ana Paula Pereira, cofundadora da Celeste AI. Acompanhe a entrevista completa para saber mais sobre essa iniciativa inovadora.

Crypto ID: A Celeste AI oferece integração direta com o Youtube para transcrição de vídeos?

Ana Paula Pereira: Atualmente, a Celeste não oferece integração direta com o YouTube para transcrição de vídeos. No entanto, a funcionalidade está no nosso roadmap e planejamos disponibilizar no segundo semestre deste ano.

Crypto ID: Quais são os planos de assinatura disponíveis na Celeste AI?

Ana Paula Pereira: Estamos lançando no final deste mês dois planos de assinatura para nossos usuários com 5 e 10 horas para transcrição com renovação automática ao mês. Além dos planos, os usuários podem consumir sob demanda, pagando apenas o que precisam, ou solicitar um orçamento personalizado. Teremos mais informações sobre os planos no lançamento, por enquanto isso é tudo que podemos antecipar.

Crypto ID:  Existe a opção de transcrição sob demanda, sem necessidade de assinatura?

Ana Paula Pereira: Sim, a Celeste oferece uma opção de transcrição sob demanda que custa R$ 29,90, mas recentemente tivemos uma redução nos nossos custos e planejamos repassar essa redução aos nossos consumidores com o lançamento dos planos. Essa redução nos nossos preços (sob demanda e nos planos) deverá ser próxima de 30% em relação ao valor atual.

Crypto ID: Quais os formatos de arquivo compatíveis com a plataforma Celeste AI?

Ana Paula Pereira: A Celeste aceita os seguintes formatos de arquivos de áudio e vídeo: .3ga, .8svx, .aac, .ac3, .aif, .aiff, .alac, .amr, .ape, .au, .dss, .flac, .flv, .m4a, .m4b, .m4p, .m4r, .mp3, .mp4, .mpga, .ogg, .oga, .mogg, .opus, .qcp, .tta, .voc, .wav, .wma, .wv.

Crypto ID: Qual o tempo médio de transcrição para um arquivo de áudio de 1 hora?

Ana Paula Pereira: Em média, a Celeste precisa de 20% do tempo do seu arquivo de voz para transcrever. Ou seja, se o seu áudio tem 1 hora de duração, a Celeste irá precisar de aproximadamente 13 minutos para transcrever. Arquivos longos e pesados podem ter um tempo de processamento maior.

Crypto ID: A plataforma oferece ferramentas de edição e formatação do texto transcrito?

Ana Paula Pereira: Sim. Com a transcrição finalizada, os usuários têm a capacidade de realizar edições e marcações para destacar trechos essenciais conforme necessário. É possível ainda gerar comentários e resumos via IA pela plataforma.

Crypto ID: A Celeste AI garante a segurança e privacidade dos dados dos usuários?

Ana Paula Pereira: Sim, a Celeste tem políticas de segurança e privacidade em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Ainda, as transcrições têm criptografia de ponta a ponta. Somos filiados à Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES) e estamos em contato constante para manter nossas soluções em serviço alinhados às demandas legais e padrões internacionais de segurança.

Crypto ID: Como os dados de áudio e vídeo são armazenados e protegidos pela plataforma?

Ana Paula Pereira: Os conteúdos (áudio, vídeos, textos e/ou transcrições) enviados à plataforma Celeste são processados, criptografados e armazenados nos data centers da Amazon Web Services (AWS) e da Microsoft Azure, que possuem altos níveis de segurança e disponibilidade. Tanto a AWS como a Microsoft Azure mantêm políticas rígidas de acesso físico que utilizam mecanismos sofisticados de controle de acesso.

Os bancos de dados da Celeste são criptografados e estão protegidos em uma rede privada, acessível apenas para a aplicação da Celeste.

Crypto ID: A Celeste AI possui alguma política de privacidade específica para dados de usuários?

Ana Paula Pereira: Nós não vendemos, negociamos ou compartilhamos informações pessoais coletadas pelo nosso website para terceiros. As transcrições são 100% privadas, criptografadas e sigilosas. Nossa política pode ser conferida na íntegra em nosso site www.celeste-ai.com

Crypto ID: Quais os idiomas suportados pela plataforma Celeste AI para transcrição?

Ana Paula Pereira: A Celeste transcreve arquivos de voz em 6 idiomas: Português, Inglês, Espanhol, Italiano, Francês e Alemão.

Sobre a Celeste AI

A Celeste AI é uma startup brasileira pioneira no desenvolvimento de inteligência artificial para transcrição e análise de voz. Com foco em inovação e diversidade linguística em inteligência artificial, a Celeste está revolucionando a forma como empresas e profissionais acessam e interpretam informações de áudio e vídeo. Saiba mais em www.celeste-ai.com.

Gartner prevê que um terço das interações com os serviços de GenAI utilizarão modelos de ação e agentes autônomos para conclusão de tarefas até 2028 

Investimentos das organizações em IA generativa, em todo o mundo, vão crescer 30% em 2024, aponta pesquisa da Deloitte

Regulamentação da Inteligência Artificial: Lições da União Europeia para o Brasil. Por Roni Franco

Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.