Últimas notícias

Fique informado

Startup incubada pelo Sírio-Libanês quer usar a IA para dar novos rumos à medicina mundial

11 de janeiro de 2024

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

O que é Inteligência Artificial?

Muito além de filmes futurísticos: entenda de uma vez o termo, as classificações e até onde a Inteligência Artificial pode chegar

18 de janeiro de 2023

O que esperar da Inteligência Artificial em 2023?

Não temos como negar que a hype tecnológica que encerra o ano é a Inteligência Artificial, que chegou ao dia a dia das pessoas

28 de dezembro de 2022

Inteligência Artificial: cinco previsões para 2023

A inteligência artificial proliferará à medida que as organizações perceberem que “menos é mais” e desviarem o foco da inovação

15 de dezembro de 2022

O gargalo da Inteligência Artificial no setor financeiro brasileiro

A Inteligência Artificial para fins de análise de crédito e motores de recomendação ainda estão evoluindo lentamente no setor financeiro

15 de dezembro de 2022

Saúde aposta em low-code para sistemas online de laudos

A programação low-code traz agilidade, reduz chances de brechas na segurança e permite um sistema integrado

15 de dezembro de 2022

Entrevistamos Sarra Ghaïb da HID sobre o uso da biometria nos setores: público, saúde e varejo

Sarra Ghaïb é gerente de novos negócios na HID para o Brasill. Ela nos trouxe um panorama completo do mercado da Tecnologia Biométrica.

23 de novembro de 2022

A ferramenta tem o objetivo de ajudar os profissionais da saúde a construir qualidade clínica, evoluindo a eficiência, personalização e a medicina de precisão em suas tarefas mais críticas

A implementação da Inteligência Artificial em ambientes médicos, como consultórios, clínicas e hospitais, tem ganhado cada vez mais notoriedade. Um dos players que vêm potencializando esse mercado no Brasil é a Sofya, startup pioneira em raciocínio digital na área da saúde e que nasceu dentro do núcleo de inovação do Hospital Sírio-Libanês.

Sua solução, que une uma plataforma de voz e a inteligência artificial, tem possibilitado que os médicos, enfermeiros e outros profissionais do segmento reduzam em mais de 40% o tempo utilizado para o preenchimento de formulários assistenciais e elevem o nível de precisão e personalização nos cuidados dos pacientes.

De acordo com Igor Couto, CEO da Sofya e um dos maiores especialistas em deep tech no mundo, a ferramenta tem o objetivo de ajudar os profissionais da saúde a construir qualidade clínica, evoluindo a eficiência, personalização e a medicina de precisão em suas tarefas mais críticas. “Hoje, se os profissionais de saúde tivessem que cumprir à risca todos os protocolos de atendimento para os pacientes precisariam gastar cerca de 26 horas por dia, o que é humanamente inviável. A Sofya chega para combater essa burocracia e permitir que médicos e enfermeiros liderem o caminho da inovação na área”, afirma.

Por meio da tecnologia, a empresa contribui na execução dos protocolos clínicos, ajuda no diagnóstico e proporciona eficiência financeira na medicina. Para isso, o sistema da Sofya oferece desde automatização de tarefas rotineiras, como preenchimento de documentação através da voz, até o suporte para decisões clínicas complexas, como diagnóstico de hipóteses e sugestões de exames laboratoriais adequados.

Podendo ser customizável pelos próprios médicos e especialistas, a solução permite ainda a otimização de filas em pronto atendimento, a identificação de casos de anafilaxia em prontuário eletrônico e acelera o preenchimento do DRG, sistema global para classificar casos hospitalares. Além disso, a plataforma realiza a análise de todo o histórico de exames do paciente, mitigando o risco de possíveis doenças futuras.

Origem no Sírio-Libanês

Fundada em 2022, a Sofya foi criada a partir de uma força conjunta formada pelos especialistas em tecnologia da empresa e o squad médico do Sírio-Libanês. Desde então, a ferramenta já impactou na vida de mais de 40 mil pacientes.

Voltada inicialmente para o ambulatório de cardiologia do Sírio, a solução deverá ser expandida para todas as áreas do hospital já nos primeiros meses de 2024, apoiando o trabalho de mais de 6 mil enfermeiros da instituição.

A chegada do próximo ano deve representar ainda a captação do primeiro aporte da startup, que planeja a realização de roadshows no Brasil e Estados Unidos.

Segundo Igor Couto, a expectativa é de que o montante arrecadado seja utilizado para a estruturação de uma nova plataforma, voltada a programação de novas IAs médicas e protocolos clínicos confiáveis. “A ideia é que este novo produto contribua para assegurar a confiabilidade das informações, por meio da sistematização das terminologias e padrões de bioinformática, e consiga atuar de forma simplificada com uma conexão plug and play”, explica.

O nascimento da Sofya surge para comprovar a tese do forte impacto da IA no setor da saúde. Segundo um levantamento realizado pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e pela Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS), 62,5% dessas instituições incorporam essa tecnologia de alguma maneira.

Burocracia digital é caso de burnout

Um levantamento interno do Hospital Sírio-Libanês identificou que os profissionais de saúde entendem que a burocracia é um dos principais entraves na agilidade e na qualidade do atendimento. Esse dado é reforçado por estudo publicado no Annals of Internal Medicine, no qual demonstrou que para cada uma hora dedicada à assistência do paciente, duas são destinadas à entrada de dados nos sistemas, o que acaba por diminuir o tempo de atenção ao relacionamento com o enfermo e seus familiares.

Como resultado, além da perda de qualidade nos atendimentos, a elevada burocracia e documentação afeta a qualidade de vida desses profissionais. Hoje, 40% das causas de burnout estão relacionadas às tarefas ligadas ao prontuário eletrônico, segundo a JAMA Network.

Graças a criação da Sofya, possibilitamos que nossa equipe passe menos tempo olhando para a tela do computador, e use esse intervalo para interagir de forma mais profunda com o paciente, olhando em seus olhos e fornecendo um atendimento mais humanizado”, afirma Diego Aristides, CTO do Hospital Sírio-Libanês.

Sobre a Sofya

A Sofya é pioneira em utilizar Inteligência Artificial para raciocínio clínico no Brasil. Com um sistema capaz de processar grande quantidade de dados, aderir às diretrizes médicas e fornecer orientações personalizadas, a startup permite que médicos e especialistas em saúde reduzam em mais de 40% o tempo no preenchimento de formulários assistenciais e elevem o nível de precisão e personalização nos cuidados dos pacientes.

O sistema da Sofya oferece desde automatização de tarefas rotineiras, como preenchimento de documentação através da voz, até o suporte para decisões clínicas complexas, como diagnóstico de hipóteses e sugestões de exames laboratoriais adequados. Fundada em 2021, a Sofya já impactou mais de 40 mil vidas e foi a primeira startup a ser incubada pelo Alma-HSL, núcleo de inovação do Hospital Sírio-Libanês.

Acompanhe os principais conteúdos sobre Inteligência Artificial!

A Inteligência Artificial e a tecnologia multi biométrica são a solução para fraudes em seguros de saúde? 

IA generativa ajuda a reduzir custos dos planos de saúde 

Como empresas podem se destacar com o uso de IA no mundo corporativo

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!