A integração de IA entre as plataformas permite monitorar atualizações da legislação tributária e aumentar a eficiência na gestão das demandas
Quais são os riscos e os prejuízos de calcular indevidamente os tributos? Qual é o tempo perdido em verificar as regras de uma legislação tributária bastante vasta e complexa? São perguntas que mostram situações que podem afetar consideravelmente a eficiência, o desempenho e a lucratividade das empresas.
Segundo ranking do Banco Mundial, o Brasil tem um dos 10 piores sistemas tributários do mundo. E para proporcionar mais competitividade aos clientes, a eStracta (especializada em automação e inteligência para o compliance fiscal) e a Busca.Legal (startup pioneira em soluções de IA para o setor tributário) uniram expertises tecnológicas para melhorar a rotina fiscal e o pagamento de tributos das companhias nacionais.
A partir da integração com a ferramenta de IA do Busca.Legal, o sistema de workflow da eStracta gerencia o fluxo de tarefas e processos dentro das áreas fiscais e de conformidade. E de que maneira isso funciona na prática?
As atualizações na legislação federal, na estadual e na municipal são identificadas pelo Busca.Legal e passam a gerar automaticamente tarefas e fluxos de trabalho dentro da ferramenta de automação da eStracta.
Com isso, as demandas são encaminhadas para profissionais de diversos segmentos (tributário, fiscal, compras, contábil e previdenciário) que estão ligadas a pagamentos de tributos e ao compliance corporativo.
A automatização diminuiu consideravelmente o tempo gasto no monitoramento manual de alterações legais, eleva a precisão das ações corretivas e proporciona segurança às áreas fiscais e tributárias, que são bastante pressionadas pelo grande volume de normas e pela Reforma Tributária, que terá uma transição para o novo modelo finalizado somente em 2033.
Legislação, tecnologia e conhecimento tributário
De acordo com o estudo da Busca.Legal, há cerca de 60 novas normas (leis, decretos, portarias, medidas provisórias, entre outras) publicadas por dia em âmbito estadual e federal no segmento tributário.
Esse grande volume exige uma avaliação bastante criteriosa para verificar o impacto da nova legislação na atuação de uma empresa. Caso haja algum equívoco nesta análise, o risco de haver perdas financeiras e de competitividade cresce de forma exponencial. Além disso, um equívoco pode afetar os trabalhos de compliance fiscal, o que eleva a possibilidade de sofrer prejuízos (multas) e prejuízos de imagem.

“Na eStracta, acreditamos que tecnologia e conhecimento tributário precisam caminhar juntos para gerar eficiência real. Essa parceria com a Busca.Legal materializa exatamente essa visão: transformamos informação em ação automatizada. É um avanço que consolida nosso compromisso com a hiperautomação fiscal e com a entrega de valor inteligente aos nossos clientes.”, afirmou o fundador e CEO da eStracta, André Meisen.
“Estamos muito animados e orgulhosos em trabalhar em conjunto com a eStracta. O reconhecimento da qualidade e da confiabilidade reunidas nessa parceria potencializa os benefícios operacionais entregues aos nossos clientes — especialmente neste momento de transição com a Reforma Tributária. A tecnologia aplicada à área fiscal e tributária é a nossa maior expertise”, pontuou o sócio-fundador da Busca.Legal, P aschoal Naddeo.
Sobre a eStracta
A eStracta é uma empresa de tecnologia especializada em automação e inteligência voltada ao compliance fiscal, com foco na elevação dos índices de governança e na simplificação das rotinas tributárias. Há dez anos no mercado, sua plataforma SaaS integra robôs digitais, IA e análise de dados para monitorar legislações, obrigações e eventos fiscais em todos os níveis — federal, estadual e municipal. Com mais de 1.000 agentes digitais, ativos e infraestrutura escalável em nuvem, a eStracta entrega governança, velocidade e precisão para CFOs, áreas fiscais e tributárias em todo o país.
A nova fronteira da IA corporativa: quando agentes decidem por você. Por Ricardo Freitas Silveira
Netskope lança recursos para rastrear origem e uso de dados com foco em IA
Marcos Gouvêa fala sobre o papel IA agêntica na reinvenção do varejo
A Inversão do CX: Quando o cliente do seu Contact Center é uma IA
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!































