Últimas notícias

Fique informado

CashWay implementa tecnologia com inteligência artificial para evitar fraudes e oferecer mais segurança para os clientes

14 de março de 2023

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Inteligência artificial já impacta o dia a dia de 54% dos brasileiros, diz pesquisa

A Inteligência Artificial é um dos temas mais comentados atualmente, afinal, é considerada a tecnologia mais disruptiva dos últimos tempos

13 de março de 2023

Como o ChatGPT pode afetar a cibersegurança das empresas?

Mais da metade dos profissionais de TI prevê que o ChatGPT será usado em um ataque cibernético bem-sucedido dentro de um ano

6 de março de 2023

Inteligência Artificial mostra superioridade em cibersegurança

SentinelOne gabarita na avaliação ATT&CK da MITRE Foundation Solução de EDR, baseada em Inteligência Artificial e Machine Learning

10 de setembro de 2021

Tecnologia de validação de dispositivo e onboarding digital da Nextcode também levarão mais agilidade e facilidade para o usuário

A expansão da digitalização trouxe novos golpes e fraudes que têm causado prejuízo para quem utiliza contas digitais.

Para reforçar a segurança dos clientes, a CashWay, techfin de core bancário, fechou uma parceria com a Nextcode, que fornece tecnologias de verificação de identidade. As soluções, além de ajudar a evitar golpes, também trarão mais facilidade e agilidade para os usuários. 

Dois produtos já foram implementados. Um deles é o onboarding digital, que consiste na etapa de cadastro de novos clientes.

A CashWay utilizava a solução de outro fornecedor, mas enfrentava algumas ineficiências, o que motivou a escolha pela nova tecnologia.

De acordo com Luiz Penha, founder e COO da Nextcode, tudo o que envolve o envio de documentos, análise de selfie e liveness (prova de vida) faz parte do onboarding.

“A gente utiliza tecnologias para fazer as validações iniciais, como captura de CPF, face, verificar se existe uma pessoa real por trás da câmera. Temos uma tecnologia que vai ao encontro de provar que João é quem ele diz ser, sem fricção”, explica. 

O produto utiliza Inteligência Artificial (IA) principalmente na etapa da chamada documentoscopia — a observação da grafia e disposição de regras de um documento.

Luiz explica que cada estado brasileiro tem diferentes particularidades quando se trata de regras para documentos.

“Por exemplo, o documento do João foi emitido no estado de São Paulo no ano de 2011. Os campos da data de emissão e de nascimento têm algumas características específicas, como ser alfanuméricos ou não. Então fazemos essas validações, já que é muito comum que os fraudadores utilizem documentos de outros estados sem prestar atenção nestes detalhes”, explica.

Um time de analistas, ao fazer essas verificações, alimenta a inteligência artificial, que interpreta novas regras e é capaz de identificar pontos de atenção. 

Segurança de dispositivo

Além do onboarding digital, a CashWay implementou também um produto de validação de dispositivo, que garante que a pessoa que está operando naquele celular realmente é a dona da conta.

“Hoje temos uma grande quantidade de golpes de extorsão financeira através de engenharia social onde o criminoso consegue captar os dados de acesso do usuário, o que torna muito fácil para o ele transacionar valores e aumentar limites no aplicativo. Com essa tecnologia, adicionamos uma camada a mais de segurança para o cliente”, explica o Gerente de Tecnologia da CashWay, Giordani Oliveira.

Com o liveness detection, a chamada prova de vida, a tecnologia auxilia a detectar a vivacidade do usuário.

A solução também traz mais agilidade e facilidade para os clientes da CashWay, que são em sua maioria fintechs e cooperativas de crédito.

“Grandes bancos têm essa solução, mas muitas vezes o cliente precisa ir até o caixa eletrônico para validar o dispositivo.

Com a solução da Nextcode a CashWay consegue oferecer um processo seguro e totalmente digital. Trabalhamos com algumas instituições que não têm sede física para atender os clientes.

Já as cooperativas de crédito que ficam em capitais, muitas vezes têm cooperados que residem em zonas rurais o que dificulta a ida até a  agência.

Sendo esse processo todo digital facilita muito e a gente não perde nada em questões de segurança”, avalia Giordani.

Sobre a CashWay

Fundada em Florianópolis/SC em 2019, a CashWay nasceu da fusão entre a Leosoft e a Biti, com mais de 20 anos de serviços consolidados.

A empresa oferece soluções focadas em atender as demandas de Instituições de Pagamento e Instituições Financeiras, dentre elas, Cooperativas de Crédito, Fintechs e SCDs.

Por meio do sistema é possível ter uma plataforma completa de gerenciamento bancário, com módulos focados na gestão interna da instituição, com recursos de contabilidade, rotinas operacionais, aplicativo e internet banking.

O propósito da empresa é democratizar o acesso a serviços financeiros, levando tecnologia aos pequenos negócios com acessibilidade, praticidade e baixo custo.

O trabalho da CashWay rendeu alguns prêmios em 2021, como o Prêmio Darwin Way e o Prêmio Invisto. Em 2022, a empresa foi selecionada para fazer parte do Selo Cubo Itaú, uma rede nacional de excelência de startups.

Sobre a Nextcode

Fundada em São Paulo/SP em 2017, a Nextcode é responsável pela validação cadastral, por meio de análise das informações de imagens, documentos de identificação, comparação entre foto do documento e selfie (Facematch) e KYC, com BackgroundCheck e Documentoscopia, tornando o processo de onboarding de novos clientes mais ágil e seguro.

xAlém de apoiar as instituições em seus processos de validação, a Nextcode preza pelo relacionamento das organizações com seus usuários, elevando a experiência e a satisfação por usufruírem de um onboarding ágil e seguro, deixando claro o seu propósito no mercado, que é identificar o que é realmente genuíno, fazendo com que bons clientes sejam aceitos.

“Monitoramento e Inteligência Artificial são caminhos para a proteção virtual”, diz especialista em cibersegurança

Inteligência Artificial leva a cibersegurança a um novo patamar

Gartner: a importância da Inteligência Artificial em cibersegurança

22mai09:0018:00The Tech Summit 20241ª edição no dia 22 de maio no Palácio Tangará, em São Paulo. 09:00 - 18:00 PALÁCIO TANGARÁ, R. Dep. Laércio Corte, 1501 - São Paulo, SP

28mai09:0012:00Webinar: O que você precisa conhecer da evolução da Criptografia Junte-se aos principais especialistas em cibersegurança do Brasil e explore soluções criptográficas inovadoras para os negócios.09:00 - 12:00

Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.

Em novembro de 2024 completaremos Uma Década De Sucesso!

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação e segurança gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.