Tenable destaca que em menos de 24 horas após o lançamento, pesquisadores burlam sistema de proteção e revelam importantes riscos
Pesquisadores da Tenable conseguiram, em menos de 24 horas após o lançamento oficial do GPT-5, contornar as barreiras de segurança prometidas pela OpenAI e levar o modelo a fornecer instruções perigosas — incluindo a elaboração de artefatos explosivos.
O GPT-5 foi apresentado pela OpenAI como seu modelo de linguagem mais avançado, com melhorias substanciais em precisão, velocidade e compreensão de contexto, além de um novo sistema de segurança para evitar usos indevidos.
Apesar disso, a equipe da Tenable Research conseguiu realizar um “jailbreak” (processo de remover restrições impostas) no sistema usando uma técnica conhecida como crescendo, obtendo respostas que violam os princípios de segurança anunciados.
O episódio demonstra que, mesmo com avanços declarados na proteção contra solicitações nocivas, ainda é possível explorar vulnerabilidades e usar modelos de IA generativa para fins maliciosos.

“Nosso teste comprova que, apesar das inovações anunciadas, ainda existem brechas que podem ser exploradas para burlar mecanismos de segurança. É fundamental que as organizações monitorem e controlem o uso dessas ferramentas, garantindo que a adoção de IA seja feita de forma responsável e alinhada às normas de segurança e compliance“, afirma Alejandro Dutto, diretor de engenharia de segurança cibernética para América Latina e Caribe da Tenable.
Segundo o executivo, este caso serve como um alerta importante para empresas e instituições que utilizam modelos de IA: confiar apenas nas barreiras técnicas fornecidas por terceiros pode não ser suficiente.
Ele afirma ainda ser fundamental implementar políticas internas claras, treinar equipes sobre riscos e comportamentos seguros, além de manter um acompanhamento constante do uso dessas ferramentas.
A descoberta reforça que a segurança na IA não é um ponto de chegada, mas um processo contínuo, que exige vigilância, avaliação constante de riscos e atualização das estratégias de proteção para acompanhar a velocidade das inovações tecnológicas.
Sobre a Tenable
A Tenable é a empresa de Exposure Management. Aproximadamente 43 mil organizações no mundo todo contam com a Tenable para entender e reduzir o risco cibernético. Como criadora do Nessus®, a Tenable ampliou sua experiência em vulnerabilidades para oferecer a primeira plataforma do mundo para verificar e proteger qualquer ativo digital em qualquer plataforma de computação. Entre os clientes da Tenable, estão 60% das empresas Fortune 500, 40% das empresas Global 2000 e órgãos governamentais de grande porte.
Nova era da IA: corrida global por talentos da tecnologia e GPT-5
Deloitte expande recursos de inteligência artificial em sua plataforma global de auditoria
StarMind leva plataforma de recrutamento com inteligência artificial ao CONARH 2025
IA generativa no marketing: ferramenta tática ou transformação estratégica?
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!
Siga o Crypto ID no LinkedIn agora mesmo!






























