TOTVS explica que a ferramenta visa orientar clientes na aplicação das mudanças fiscais no sistema, garantindo a segurança operacional
A TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, anuncia um assistente de inteligência artificial para auxiliar os clientes do segmento de supermercados na compreensão e aplicação da Reforma Tributária.
Integrado ao ERP TOTVS Varejo Supermercados – Linha Consinco e ao TOTVS Inteligência Tributária, o assistente chega para simplificar o complexo cenário fiscal brasileiro, fornecendo orientações precisas e seguras sobre os novos tributos.

“O Brasil vivencia um período de transição fiscal sem precedentes, o que gera um volume significativo de dúvidas e desafios para as empresas, especialmente para o setor supermercadista, que lida com uma vasta gama de produtos e operações fiscais diárias. Pensando nisso, desenvolvemos este assistente de IA como um recurso fundamental que simplifica a compreensão e a aplicação das novas regras fiscais diretamente dentro das soluções da Linha Consinco“, comenta João Giaccomassi, diretor para Supermercados da TOTVS.
Criado com base no DTA, plataforma proprietária de aceleração de desenvolvimento de IA generativa da TOTVS, o assistente combina um vasto conhecimento fiscal estruturado com a praticidade da inteligência artificial, organizando e apresentando conteúdos, orientações e documentações sobre a Reforma Tributária. O objetivo é transformar a complexidade em clareza, oferecendo respostas e instruções diretamente dentro do ambiente de trabalho do cliente.
O assistente de IA oferece uma série de benefícios que tornam mais simples e eficiente a adaptação às novas exigências da legislação. Ele facilita a interpretação das normas e sua aplicação prática no dia a dia das operações, reunindo em um único ponto de consulta conteúdos consolidados, orientações e conceitos essenciais. Além disso, disponibiliza essas informações em diferentes formatos — como FAQ, guias passo a passo e até áudio — o que otimiza a experiência do usuário e amplia as possibilidades de uso.
Outro diferencial é a confiabilidade do material, já que o assistente indica sempre as fontes oficiais para quem deseja se aprofundar de forma segura. Sua estrutura também foi pensada para oferecer máxima segurança e flexibilidade, funcionando tanto em ambientes on-premise quanto em nuvem. E, quando necessário, o usuário ainda conta com suporte direcionado, com encaminhamento inteligente para o canal de atendimento da TOTVS, garantindo assistência adicional de maneira ágil e eficaz.
O assistente de IA já está disponível desde as versões de outubro de 2025 das soluções TOTVS Varejo Supermercados – Linha Consinco e TOTVS Inteligência Tributária.
Novo chatbot no Portal de Clientes
Para apoiar ainda mais os clientes na jornada de adequação à Reforma Tributária, a TOTVS também disponibilizou um novo Chatbot Especialista em Reforma Tributária no Portal de Clientes. Disponível 24 horas por dia, o assistente foi desenvolvido para orientar as empresas na interpretação da legislação, acompanhar as atualizações dos ERPs da TOTVS e auxiliar na implementação de releases e pacotes de conformidade relacionados ao IBS e à CBS. Assim, a companhia reforça seu suporte contínuo e inteligente em um momento de grandes mudanças para o ecossistema tributário brasileiro.
Sobre a TOTVS
Maior empresa de tecnologia do Brasil, a TOTVS cria soluções para potencializar a evolução das pessoas e das empresas. Com mais de 70 mil clientes no Brasil e em diversos países da América Latina, possui um ecossistema completo de tecnologia baseado em 3 unidades de negócio: TOTVS Gestão, com ERPs, soluções cross e sistemas especializados que garantem mais produtividade, eficiência e governança; RD Station, com ferramentas digitais de marketing, vendas e relacionamento para as empresas impulsionarem seus negócios e crescerem; e TOTVS Techfin, o ERP banking que oferece soluções de crédito B2B e pagamento para ampliar, simplificar e democratizar o acesso das empresas a serviços financeiros. Nos últimos 5 anos, a TOTVS investiu R$3 bilhões em pesquisa e desenvolvimento, com destaque para Inteligência Artificial, buscando inovar cada vez mais para ser o trusted advisor de seus clientes. As empresas que movem o país confiam na TOTVS. O Brasil, que faz, faz com TOTVS.
A Voz das IAs: Mais da metade dos brasileiros aceitam sugestões de compra de chatbots
Como a Inteligência Artificial pode organizar o mês mais caótico do ano
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























