Em meio ao aumento de 4.700% no tráfego com base em IA para sites de varejo dos EUA, o novo protocolo da Visa permite um checkout mais seguro e com uso de agentes, ajudando os comerciantes a verificar agentes e evitar bots maliciosos
A Visa Inc. (NYSE: V) divulga o Protocolo de Agente Confiável, estabelecendo uma estrutura básica para comércio agêntico que permite uma comunicação segura entre agentes de IA e comerciantes durante cada etapa da transação.
O Protocolo de Agente Confiável tem como objetivo contemplar os desafios únicos que o comércio com uso de agentes enfrenta, adentrando uma nova era onde a IA está apta a pesquisar, comparar e pagar em nome dos consumidores, ao mesmo tempo em que garante confiança entre comerciantes e agentes de IA.
Com o lançamento desse protocolo – desenvolvido em colaboração com a Cloudflare – a Visa reforça seu compromisso em promover interações mais seguras e fluidas no sistema em evolução de pagamentos inteligentes. O Protocolo de Agente Confiável já está disponível no Visa Developer Center e no GitHub.
No ano passado, o tráfego baseado em IA para sites de varejo nos Estados Unidos aumentou mais de 4.700%, e 85% dos compradores que usaram IA em suas compras afirmaram que ela melhorou sua experiência de compra. Contudo, à medida que mais agentes de IA buscam e compram em nome dos consumidores, os comerciantes enfrentam novos desafios:
- Gerenciando sistemas de detecção de bots que podem bloquear erroneamente transações agênticas legítimas
- Habilitando checkout logado e de visitante, baseados em agentes
- Preservando a visibilidade do consumidor por trás do agente e dos dados de pagamento
O Protocolo de Agente Confiável tem como objetivo contemplar esses desafios, permitindo que os agentes aprovados transmitam informações críticas aos comerciantes de forma segura. Ele fornece uma estrutura muito necessária para reconhecer agentes confiáveis com intenção comercial e diferenciá-los da automação maliciosa e bots desonestos. Ao desenvolver esse protocolo, recebemos feedbacks bastante esclarecedores de outros parceiros anteriores, incluindo Adyen, Ant International, Checkout.com, Coinbase, CyberSource, Elavon, Fiserv, Microsoft, Nuvei, Shopify, Stripe e Worldpay.
“Acreditamos que todo o sistema de pagamentos tem a responsabilidade de garantir que os vendedores possam confiar nos agentes de IA tanto quanto confiam em seus melhores clientes e redes”, disse Jack Forestell, Diretor de Estratégia e Produtos na Visa.
“No ano passado, trabalhamos em estreita colaboração com vendedores, emissores e parceiros para garantir que as transações iniciadas por agentes sejam tão simples e seguras quanto qualquer pagamento hoje em dia. Nosso novo protocolo de agentes está focado na criação de funcionalidade “sem código” para que os comerciantes identifiquem com segurança os agentes com intenção de comprar, além de oferecer uma melhor experiência personalizada em pagamentos para seus usuários conhecidos.”
“Garantir o futuro do comércio é uma responsabilidade compartilhada, principalmente quando agentes de IA começam a agir em nome dos consumidores”, disse Stephanie Cohen, Diretora de Estratégia da Cloudflare. “Nosso trabalho com a Visa no Protocolo de Agente Confiável é um passo vital na construção das proteções de segurança necessárias para esse novo sistema.”
Apoio aos Comerciantes na Era das Compras com Auxílio de IA
Em um mundo agêntico, os comerciantes precisam de uma maneira de reconhecer agentes confiáveis, verificar suas credenciais e manter o relacionamento com os clientes sem precisar reformular seus sistemas.
O Protocolo de Agente Confiável contempla esses desafios com novas especificações que usam assinaturas criptográficas específicas de agentes e inclui as seguintes informações:
- Intenção do Agente – Uma indicação de que o agente é um agente confiável com a intenção de acessar detalhes adicionais sobre um produto específico de um comerciante ou de adquirir tal produto.
- Reconhecimento do Consumidor – Elementos de dados que indicam se o consumidor tem uma conta existente ou já interagiu com o comerciante anteriormente.
- Informações de Pagamento – Os agentes têm a opção de transmitir dados de pagamento para corroborar o método preferencial de pagamento ou checkout do comerciante.
Criado para o Futuro da Interoperabilidade de Comércio
Embora essas especificações iniciais se apliquem à rede Visa nesta fase, permitir que os agentes atuem de forma segura e protegida em nome do consumidor requer uma abordagem aberta e no âmbito de todo o sistema. Estamos comprometidos em nos alinhar estreitamente com os órgãos de padrões globais, como IETF, OpenID Foundation e EMVCo.
Estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos parceiros do sistema para garantir que o Protocolo de Agente Confiável complemente outros protocolos anunciados recentemente, como o Protocolo de Comércio Agêntico, e estamos colaborando com a Coinbase para alinhar a interoperabilidade com o x402.
Construído utilizando-se o padrão básico de Assinatura de Mensagem HTTP e alinhado com a Web Both Auth, o Protocolo de Agente Confiável permite que comerciantes e agentes estabeleçam confiança usando a infraestrutura de web existente – com necessidade de mudanças mínimas de experiência do usuário (UX) em sites ou páginas de checkout do comerciante – e que se estende a protocolos de mensagens que não são da web.
Sobre a Visa
A Visa (NYSE: V) é líder mundial em pagamentos digitais, facilitando transações entre consumidores, vendedores, instituições financeiras e entidades governamentais em mais de 200 países e territórios. Nossa missão é conectar o mundo por meio da rede de pagamentos mais inovadora, conveniente, confiável e segura, permitindo que indivíduos, empresas e economias prosperem. Acreditamos que as economias que incluem todos em todos os lugares, elevam todos em todos os lugares e consideram o acesso fundamental para o futuro do movimento do dinheiro.
Inteligência Artificial transformando o sistema financeiro brasileiro
RD Summit 2025: saiba tudo sobre o evento que inicia está semana em São Paulo
Estudo Qlik sobre IA Agêntica 2025: orçamentos aumentam, mas prontidão dos dados atrasa a expansão
A nova guerra invisível: como Estados-nação usam ciberataques e IA para moldar o poder global
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























