A rede social mais usada do mundo apresentou uma atualização um pouco peculiar na manhã dessa quinta-feira. A partir do dia 12 de Fevereiro de 2015, os usuários norte americanos do Facebook poderão escolher entre deletar sua conta ou definir quem as controlará em caso de morte.
Se o usuário que escolher por deixar seu perfil aos cuidados do “contato legado” como é chamado, permitirá que o amigo em questão aceite novos amigos, delete ou acrescente fotos e permita publicações na linha do tempo.
As contas vinculadas não permitem, porém, que o contato legado publique algo em nome do perfil ou que ele visualize as mensagens privadas de sua conta.
Além dessa funcionalidade a rede de Marck Zuckerberg irá permitir que o usuário agregado possa fazer um download com os arquivos com fotos, mensagens e outras informações da conta em questão.
Até hoje o Facebook possuía um esquema de congelamento de contas em caso de morte, porém não era possível configurar a conta ou excluí-las automaticamente.
Os projetos para lidar com as contas pós morte já estavam nos planos da equipe do Facebook desde 2014, quando fez algumas alterações nas configurações dos perfis para que fosse possível incluir essa novidade. A funcionalidade deve chegar aos outros países muito em breve.