Um grupo de hackers intitulado Rex Mundi atacou o Banco Cantonal de Genebra (BCGE) na última Quinta-feira (8) e solicitou dez mil euros como resgate das informações roubadas.
A extorsão, porém, não garantiu o resultado esperado pelos cyber criminosos e diante da recusa do diretor da instituição financeira, o grupo divulgou cerca de 30 mil emails trocados entre a gerencia BCGE e seus clientes.
De acordo com os oficiais do BCGE os dados divulgados pelo grupo Rex Mundi dificilmente podem gerar danos e colocar em risco a segurança das contas de seus clientes, pois não carregam valor intrínseco.
A base de dados invadida pelos hackers foram os servidores que suportam a comunicação entre o banco e os clientes, o que exclui os dados de contas correntes e outras informações com maior nível de sigilo.
Foram lançados 30.192 e-mails de clientes nacionais e internacionais do banco na rede. Conforme informou o porta voz do banco a Reuters, os dados colocados na internet foram extraídos de inquéritos online realizados pelo banco.
O BCGE faz parte da rede de bancos usadas como paraíso fiscal por americanos que procuram evitar os impostos de seus países de origem.