Últimas notícias

Fique informado
IDC prevê mudanças de cargos no cenário da tecnologia para 2025

IDC prevê mudanças de cargos no cenário da tecnologia para 2025

26/11/2014

O instituto de inteligência de mercado, IDC, discutiu em uma webconferência essa  semana suas previsões para os desafios e cenário de trabalho dos Diretores de TI em 2015. Um dos principais e mais comentados pontos tratados foi a antevisão de que a maioria dos diretores e executivos seniores da área de TI acabará por atribuir grande parte de suas tarefas hoje aos Diretores Digitais (CDOS).

Os Diretores Digitais são uma nova geração de executivos seniores que viriam suprir a necessidade urgente de se aproveitar e gerir o múltiplo, principalmente diante de um cenário com uma grande promessa em torno do digital.

Esses profissionais são esperados para fornecer uma visão unificadora e desenvolver uma estratégia digital, transformando processos e produtos existentes e identificar novas oportunidades de lucro e receita-base digital. Em suma, o Chief Digital Officer, ou diretor digital, é responsável pela governança digital.

Diante dessa previsão, que atingiria seu ápice em 2025, surge o seguinte questionamento: Se o Diretor de TI (CIO) é responsável por delegar tarefas e manter tudo funcionando no prazo correto por que não deveria se encarregar da governança digital?

A resposta mais discutida para essa dúvida é a de que  esses profissionais não possuem a experiência indicada  e as habilidades para conduzir a “transformação digital” do negócio.

Um dos participantes da Webconferência, Dan Woods observou que “A maioria dos diretores Digitais são pessoas que possuem experiência em marketing, propaganda e comunicações todos focados no cliente, portanto seu papel é apontar àqueles que estão desatualizados qual é o real papel da tecnologia nas empresas”.

Essa é apenas uma previsão, afinal tudo depende do papel dos Diretores de TI e do que eles esperam de suas carreiras.

Outro ponto bastante discutido na conferência foi a relevância que será dada a segurança na rede nos próximos anos. De acordo com o IDC, “Em 2016, a segurança fará parte do top 3 de negócios para 70% dos CEOs de empresas globais”.

Isso dará aos Diretores de TI grande responsabilidade, ainda mais mediante a uma possível guerra cibernética, em que as empresas precisarão se preparar para não terem seus dados jogados na rede ou usadas de maneira ilícita.

Caberá a eles então, mostrarem se serão capazes de lidar com essas responsabilidades se reinventando, ou se farão com que as previsões do IDC se confirmem e darão lugar aos Diretores Digitais.

Fonte: http://whatsthebigdata.com/

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<