Junho pode ser um mês de instabilidade no mundo virtual e as grandes empresas precisam se preparar. Isso porque esse ano terá um segundo a mais e para os empresas e serviços que rodeiam a internet essa “novidade” pode representar queda de seus sistemas.
O tempo “intruso” será incluído no relógio dia 30 de Junho, de acordo com uma medida aprovada pelos cientistas do Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação na Terra, a organização responsável por definir padrões de referência temporal ao redor do globo.
[alert color=”CF2323″ icon=”Select a Icon” title=””] A maior parte do Brasil usa o fuso horário UTC-3, então, no país isso não acontecerá à meia noite, mas sim às 20h59.[/alert]
O segundo bissexto, como é chamado pelos cientistas, acontecerá para adequar a rotação da terra no tempo atômico e já é um velho conhecido dos profissionais da área.
De acordo com os especialistas, a possível pane de segundo acontecerá porque os computadores usam o horário mundial como referência, e quando um comando é feito em um segundo repetido o sistema não sabe como responder e pode travar.
A fim de se preparar para esse risco algumas empresas já desenvolveram técnicas que irão enganar seus sistemas. É o caso do Google que encontrou uma solução simples e adicionará milisegundos ao seu relógio para evitar que seus sistemas operacionais travem.
A primeira vez que o segundo bissexto foi incluso no tempo mundial foi em 1972 quando pouco sentiu-se o efeito, já a última ocasião foi em 2012, quando alguns sites como a rede social profissional LinkedIn e o site Reddit saíram do ar.
Nós do CryptoID torcemos para que as empresas sigam o exemplo do Google e preparem-se para o acontecimento, já que não queremos perder nem mesmo um segundo de informação!
Leia Também: Prepare-se para o leap seconds