A IoT é uma das principais responsáveis pela indústria, trazendo uma revolução digital conectada e automatizada de mercado
A Internet das Coisas (IoT) é uma das principais responsáveis pela indústria 4.0, uma revolução digital que traz tomadas de decisões específicas e em tempo real baseadas em coleta de dados integrados e resultados específicos. IoT se refere a uma rede coletiva de dispositivos conectados que se comunicam entre si e com a nuvem, coletando e trocando dados em tempo real para seu funcionamento automatizado.
Os dispositivos de IoT se tornam sistemas super integrados, que coletam dados e comunicam o que encontram por meio da internet para um conjunto de serviços e softwares. Assim, esses dispositivos analisam os padrões encontrados nos dados e podem tomar decisões informadas e responder ao ambiente e às suas tarefas de modo inteligente.
Pense em carros conectados à internet que avisam ao motorista onde estão os radares de velocidade e os pontos de trânsito, ou casas inteligentes que fecham as cortinas com comandos de voz e trancam as portas ao detectar possíveis ameaças. Esta é a tecnologia que está moldando o futuro das empresas.
A automação do mercado por meio da tecnologia IoT contribui para maior eficiência de processos, o que leva à redução de custos e aumento de produtividade. As máquinas se tornam conectadas entre si e com outros ambientes, como a gestão dos equipamentos e da condição de operação de cada componente, evitando erros simples e prevenindo manutenções.
Também é possível gerenciar dispositivos à distância, retornando à ideia principal de automação de processos e tomadas de decisão conscientes e informadas, tanto pelas máquinas quanto pelas pessoas que as operam.
Pitágoras Bandeira, líder em Indústria e IoT da BlueShift, empresa referência em soluções de dados e tecnologia, explica que receber as informações já processadas, em tempo real e na maior quantidade já possível é a solução para empresas estabelecerem estratégias inteligentes.
“Os recursos que advém da Internet das Coisas”, como aprendizado de máquina, armazenamento em nuvem, e mesmo a própria Inteligência Artificial, os gestores podem analisar todos os dados de suas operações de modo mais eficiente e prático, podendo identificar o que está dando certo, o que está causando problemas, e o que fazer sobre isso.”
De mesmo modo, essa automação de processos promove inovação e criatividade, já que além de gerar informações para promover a criação de novas estratégias e produtos, também fornece o tempo para esse planejamento e para que os humanos trabalhem em novas ideias, já que os processos repetitivos e que gastam tanto tempo estão todos sendo feitos por máquinas.
A Internet das Coisas (IoT) está transformando radicalmente a maneira como as empresas operam, impulsionando a automação, a eficiência e a tomada de decisões estratégicas. Com a integração de dispositivos inteligentes, as organizações conseguem reduzir custos, aumentar a produtividade e inovar continuamente.
Além disso, ao delegar tarefas repetitivas às máquinas, os profissionais ganham mais tempo para desenvolver novas ideias e estratégias, promovendo um ambiente mais criativo e competitivo. Dessa forma, a IoT não é apenas uma tendência, mas um elemento essencial para o futuro da indústria e dos negócios.
Sobre a BlueShift
A BlueShift é referência em soluções tecnológicas que transformam negócios. Desde 2012, oferece soluções em inteligência artificial, big data, análise de dados e mais para impulsionar empresas. As inovações estratégicas da empresa ajudam clientes a alcançar novos patamares de competitividade em seus mercados.
Veículos conectados – inovação em vídeo que aumenta segurança ganha IoT Breakthrough Awards 2025
Pesquisa ABRAFAC revela como a IoT está transformando a gestão hospitalar no Brasil
Acompanhe os principais conteúdos sobre IoT (Internet of Things – Internet das coisas)!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!