Últimas notícias

Fique informado

O crescimento de IoT em um mundo cada vez mais conectado: do controle por voz até cidades inteiras conectadas

19 de maio de 2021

Spotlight

Zero Trust e viagens pós-COVID ocupam o centro das atenções no Identity Week 2021

Identity Week 2021 será realizado de 22 a 23 de setembro de 2021 em Londres e reúne as mentes mais brilhantes do setor de identidades.

27 de setembro de 2021

NSA publica atualização sobre criptografia resistente a quantum

A NSA publicou o FAQ “Quantum Computing and Post-Quantum Cryptography. Confira nesse artigo!

3 de setembro de 2021

CertForum 21: evento on-line para quem quer saber tudo sobre identificação digital e documentos eletrônicos

O CertForum é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID).

31 de agosto de 2021

Por José Renato de Mello Gonçalves

Dispositivos antecipadas pelo comando do assistente de voz, utilizam a Internet das Coisas (IoT), ganharam espaço e se tornaram uma tendência em ascensão

IoT
José Renato de Mello Gonçalves – Vice-Presidente da Orange Business Services para a América Latina

“Quais são as minhas reuniões agendadas para hoje?”. Essa e outras frases, antecipadas pelo comando do assistente de voz, se tornaram rotina para muitas pessoas.

Desde que a sociedade precisou passar mais tempo dentro de casa, dispositivos que utilizam a Internet das Coisas (IoT), como Alexa, Google Home, entre outros, ganharam espaço e mostraram que essa tecnologia é uma tendência em ascensão.

Em um mundo cada vez mais digital em que vivemos, o IoT tem se expandido rapidamente. A expectativa é que, até 2022, 18 bilhões de dispositivos estejam conectados.

Iluminação, fechaduras e até mesmo geladeiras inteligentes são apenas alguns exemplos de itens que já existem. No entanto, a integração domiciliar depende de um grande investimento em tecnologias para aprimorar assistentes virtuais, a capacidade de conectividade e a troca de informações com aplicativos IoT centralizados. 


A tecnologia é tão eficiente para a atualidade que, segundo uma reportagem do Valor Econômico, em 2013, a taxa de erro das palavras em reconhecimento de voz era de 23%, um número considerado alto para que a funcionalidade pudesse ser considerada um sucesso.

Com todos os aprimoramentos feitos até agora, esse número não chega a 5%, dizem os especialistas. E, embora no Brasil, esse tipo de tecnologia ainda não seja tão acessível, devido ao alto investimento para transformar a residência inteira em uma casa inteligente, profissionais de TI têm se dedicado a oferecer aos usuários e consumidores uma boa experiência, levando em conta a capacidade dos dispositivos em entender o idioma falado. 


Conectividade e integração para além dos muros, a inovação do IoT

A praticidade das inovações que permitem uma conexão entre dispositivos já começou a ser pensada para fora das casas. Essa inovação é tão abrangente que é capaz de trazer uma integração em um nível muito maior do que se pode imaginar.

Pensando nisso, a Orange aceitou o desafio de projetar a ‘Nova Capital Administrativa’ inteligente do Egito, que fica a 45km de distância do Cairo, e que vai contar com tecnologias avançadas para integração e conexão de processos. 

A conectividade IoT complementa e adapta necessidades de diferentes segmentos de negócios, fazendo com que os projetos possam oferecer novas maneiras de uso.

Uma das grandes vantagens dessa tecnologia é a redução de custos e melhoria da produtividade por meio da otimização de processos, além de ser capaz de gerar novas fontes de receita através de novas ofertas e modelos de negócios, aumentando a fidelização dos clientes e, ainda, o aumento da conformidade regulatória de proteção de dados em decorrência do monitoramento remoto.

Existe, ainda, um gigantesco potencial que pode ser explorado pelas corporações em relação a essa tecnologia. Com tantas possibilidades, que passam por simples inovações dentro de casa, ou até mesmo cidades inteiras conectadas e gerenciadas.

Podemos apostar que esse recurso, tão explorado nos últimos tempos, terá um crescimento exponencial. Por isso, fica a reflexão: o que mais ainda pode ser conectado? Para mim, o limite está relacionado a capacidade da criatividade humana… então a pergunta seria, qual o limite para nossa criatividade?

Sobre a Orange Business Services

A Orange Business Services é uma empresa de serviços digitais, originalmente operadora de redes, e a divisão corporativa global do Grupo Orange. Ela conecta, protege e inova com empresas de todo o mundo, para apoiar o crescimento sustentável dos negócios.

Aproveitando sua experiência em conectividade e integração de sistemas em toda a cadeia digital, a Orange Business Services está preparada para oferecer suporte a negócios globais, com soluções como redes definidas por software, serviços multicloud, gestão de dados e IA, serviços de mobilidade inteligente e segurança cibernética.

Isso agrega segurança às empresas em todos os estágios do ciclo de vida dos dados, de ponta a ponta, desde a coleta, transporte, armazenamento e processamento à análise e compartilhamento.

Com as empresas buscando cada vez mais inovação, a Orange Business Services coloca seus clientes no centro de um ecossistema colaborativo e aberto. Isso inclui seus 27.000 funcionários, os ativos e a experiência do Grupo Orange, seus parceiros de tecnologia e negócios, além de um conjunto de startups cuidadosamente selecionadas.

Mais de 3.000 empresas multinacionais, bem como dois milhões de profissionais, empresas e comunidades locais na França, confiam nos serviços da Orange Business Services.


A Orange é uma das principais operadoras de telecomunicações do mundo, com receita de 42 bilhões de euros em 2019 e 253 milhões de clientes em todo o mundo, em 30 de junho de 2020. A Orange está listada na Euronext Paris (ORA) e na Bolsa de Valores de Nova York (ORAN).

Em dezembro de 2019, a Orange apresentou seu novo plano estratégico “Engage 2025”, orientado pela responsabilidade social e ambiental. Acelerando em áreas de inovação, como serviços B2B, dados e Inteligência Artificial, o Grupo Orange se posiciona como um empregador atraente e responsável.

MCTI inaugura parque que demonstra tecnologias em internet das coisas – IoT

New NAME:WRECK Vulnerabilities Impact Nearly 100 Million IoT Devices

Identidade Digital potencializando a IoT, é tema de evento sobre Internet das Coisas

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe os melhores conteúdos sobre segurança da informação aqui!

    Área de atuação*

    Nível de experiência*