Últimas notícias

Fique informado

Presidente do ITI faz uma balanço das conquistas da Certificação Digital em 2018

20/12/2018

O ano de 2018 foi histórico para a Infraestrutura de Chaves Públicas brasileira – ICP-Brasil e para o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI

Pautados pela busca incessante pelas melhores e mais atualizadas práticas, modernizamos nossos processos e diminuímos rotinas burocráticas. Como reflexo dos trabalhos realizados por todas as diretorias do ITI, encerramos o ano com crescimento nunca visto na Infraestrutura da ICP-Brasil e alcançamos, pela primeira vez, a marca de mais de 4 milhões de certificados emitidos em um único ano.

Um dos grandes destaques do ano foi o credenciamento dos primeiros Prestadores de Serviço de Confiança – PSCs da ICP-Brasil, que possibilitou o uso do certificado digital com segurança em dispositivos móveis. Houve ainda uma série de outros avanços, como a publicação do Cadastro de Agente de Registro – CAR, a emissão das cadeias V10 e V11, a publicação de novas regras para credenciamento de empresas e órgãos de auditoria e a instauração de processo eletrônico para o credenciamento de Instalações Técnicas Secundárias – ITSs.

As relações do ITI com o Governo Federal e a iniciativa privada também foram fortalecidas, de forma que o Comitê Gestor da ICP-Brasil alcançou aprovação de todas as propostas submetidas a deliberação. No total, foram realizadas seis reuniões, entre encontros presenciais e plenárias virtuais, garantindo celeridade à tomada de decisões importantes para ICP-Brasil. Também promovemos a aproximação do Brasil com outros países na área de certificação digital e segurança da informação.

O ITI assinou, em abril, acordo de cooperação técnica com o governo do Uruguai e, em novembro, memorando de entendimento com o governo de Honduras. Para garantir o devido suporte as tratativas internacionais, criamos a Comissão Permanente de Assuntos Internacionais – CPAI no âmbito da autarquia.

Em 2018 também fomos convidados a participar de importantes eventos no Brasil e no exterior como, por exemplo, o XX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, o Seminário da Organização da Aviação Civil Internacional – ICAO, o “ETSI Security Week”, na França, a Eurocrypt 2018, em Israel e a RSA Conference 2018, nos Estados Unidos. A participação nesses e em outros eventos, nos aproximou do mercado e apresentou o ITI como importante player na área de tecnologia da informação. O ITI recebeu ainda destaque no Tributo a JK – Exaltação do Empreendedorismo, evento que agora contará com premiação anual voltada para o setor de certificação digital no padrão ICP-Brasil, como forma de reconhecimento e promoção do desenvolvimento tenológico no Brasil.

Ainda no campo da divulgação da certificação digital, importante missão do ITI, realizamos o VI Seminário Nacional de Certificação Digital, em São Paulo, e o já tradicional CertForum, Fórum de Certificação Digital, que chegou a sua 16º edição com seminários voltados para o esclarecimento do funcionamento da certificação digital e apresentação de cases de sucesso que fazem uso da ferramenta. Como de costume, as apresentações realizadas no Fórum podem ser vistas em nosso canal no Youtube.

Tudo que realizamos durante o ano nos levou a números bastante relevantes como, por exemplo, o crescimento do credenciamento de entes na ICP-Brasil e o aumento na emissão de certificados digitais. Somente em 2018, aInfraestrutura teve crescimento maior que nos últimos 15 anos. O total de credenciados à ICP-Brasil mais que dobrou nos últimos três anos.

Em 2016 eram 1.532, em 2018, até novembro, já são 8.366 entes credenciados. Tal crescimento aconteceu alinhado as melhores práticas, nos garantido, pelo segundo ano consecutivo, o selo Webtrust com zero de “não conformidades”.

O número de certificados emitidos também foi recorde, até 30 de novembro, já foram emitidos 4.115.116 certificados digitais. Número expressivo, nunca antes atingido pela ICP-Brasil, e que representa aumento de mais de 24% em relação as emissões de 2017 no mesmo período.

Chegamos ao final de 2018 com a certeza de que fizemos grandes avanços. Trabalhamos arduamente para garantir e promover a massificação da certificação digital em todo país, nos setores público e privado. Todos os avanços apresentados não seriam tangíveis sem a competência e dedicação de toda equipe do ITI e a parceria da iniciativa privada. Para 2019 as expectativas são as melhores, ainda há um grande mercado para expansão da certificação digital e, além disso, queremos tornar cada vez mais simples e intuitivo o uso desta tecnologia que é tão valiosa para o desenvolvimento do nosso país.

Um feliz natal a todos e um 2019 repleto de objetivos e realizações.

Gastão José de Oliveira Ramos
Diretor-Presidente do ITI.