Últimas notícias

Fique informado

Brasil participa da certificação da primeira empresa privada de Serviços de Assinatura Eletrônica em Honduras

29/11/2018

Spotlight

Valid Certificadora implantará Certificação Digital em Honduras

Valid Certificadora será responsável pela estruturação de nova Autoridade Certificadora da Tecnisign

12/12/2018

A Assinatura Eletrônica é uma estratégia do governo de Honduras, focada em fornecer confiança tanto nas transações dos cidadãos quanto nas empresas em um ambiente comercial e financeiro

A Direção-Geral de Propriedade Intelectual vinculada ao Instituto de Propriedade Industrial (IP) certificou ontem a Tecnisign como a primeira empresa privada autorizada a fornecer serviços de assinatura eletrônica em Honduras.

O evento foi promovido pela Direção-Geral de Propriedade Intelectual, ligada ao Instituto de Propriedade de Honduras, autoridade responsável por credenciar as empresas que emitirão certificados digitais no país, papel semelhante ao exercido pelo ITI no Brasil.

O ITI foi convidado a participar do importante momento para o governo de Honduras como parceiro no desenvolvimento de tecnologias e exemplo na América Latina de sucesso na implantação do uso da certificação digital, por meio da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

O evento também contou com a presença Tecnising, Jonathan Schacher, e o Governo, o presidente do conselho do Instituto de Propriedade, Ebal Diaz, que descreveu o evento como ministro histórico, porque pela primeira vez que uma empresa privada é certificado para atestar uso de uma assinatura eletrônica.

“Este é um salto para a modernidade. É um passo em direção ao uso de ferramentas eletrônicas sob esquemas legais de segurança, com todos os protocolos que são usados ​​internacionalmente e isso nos ajudará a simplificar administrativamente “, disse ele.

Gastão Ramos
Foto: La Tribuna de Honduras

O diretor-presidente do ITI parabenizou o governo de Honduras pelo processo de modernização e colocou o Instituto brasileiro à disposição para futuras parcerias e compartilhamento de experiências.

“O credenciamento do primeiro Prestador de Serviço de Certificação Digital privado é um importante marco para o Governo de Honduras. Garante o desenvolvimento de estratégias para implementação do Governo Digital no país. Assim como o Brasil, Honduras optou por uma raiz única, com uma autoridade certificadora raiz nos moldes da ICP-Brasil, além de unir as esferas pública e privada no desenvolvimento da certificação digital, um modelo de negócio que permite que o certificado digital seja utilizado não apenas pela administração pública, mas por toda sociedade”, declara Gastão Ramos.

Após a cerimônia de lançamento do primeiro prestador de serviço de certificação digital de Honduras, ente com perfil próximo ao das Autoridades Certificadoras – ACs no Brasil, Gastão Ramos ministrou apresentação sobre Certificação Digital e a ICP-Brasil aos representantes de diversos órgãos da administração pública de Honduras, que fazem parte do projeto de governo digital no país.

Parceria entre os governos do Brasil e Honduras

A parceria entre os governos do Brasil e Honduras foi oficializada por meio de Memorando de Entendimento assinado pelo diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI Gastão Ramos e pelo diretor-geral de Propriedade Intelectual de Honduras Camilo Pérez, no dia 29 de novembro, em Honduras.

O documento estabelece que as instituições somarão esforços para estabelecer um acordo de cooperação técnica para colaboração e assistência em temas voltados para desenvolvimento de Infraestrutura, disponibilização e comercialização da certificação digital.

Assinatura Eletrônica é transcendental para a vida tecnológico de Honduras

A entrega do Certificado de Acreditação para a primeira Prestadora Serviços de certificação privados, a vida dos cidadãos se tornará, tornando suas, transações mais transparentes eficientes, ágeis e competitivas e moderno

Também ajuda a reduzir custos e tempo, uma vez que elimina o uso de papel, o que beneficia o meio ambiente e simplifica os procedimentos, garantindo a confidencialidade das informações e cumprindo com altos padrões de segurança, pois é preparado sob mecanismos matemáticos criptografados.

O artigo 24 da Lei de Assinatura Eletrônica (aprovada pelo Congresso Nacional pelo Decreto nº 149-2013 de 11 de dezembro de 2013) estabelece que é a Diretoria Geral de Propriedade Intelectual vinculada ao Instituto de Propriedade, autoridade responsável pelo credenciamento e registrar os Prestadores de Serviços de Certificação de Assinatura Eletrônica.

“Nós da Tecnisign estamos cientes da responsabilidade de sermos a primeira empresa certificada a prestar serviços de certificação, já que estamos em um mundo cada vez mais conectado, onde a adoção de um estilo de vida digital é uma realidade. É por isso que orgulhosamente nos unimos à modernização do nosso país “, disse Jonathan Schacher, representante do Vision Group, ao qual a Tecnising pertence.

Schacher anunciou que, no dia 17 de janeiro, o primeiro escritório de serviço público da Tecnising abrirá as portas e em breve chegará a 30 para atender às importantes demandas do mercado hondurenho. Por sua parte, o ministro Diaz reconheceu que, como em todos os processos, há muitas dúvidas, dúvidas e dúvidas sobre coisas novas.

Mas o governo já deu o exemplo ao Banco Central de Honduras, que foi o primeiro a usar uma assinatura eletrônica e depois o Sistema Administrativo de Receitas (SAR), a Injupemp, a Comissão Nacional de Bancos e Seguros, são algumas instituições; e do Instituto Hondurenho de Segurança Social (IHSS), e esta é a primeira empresa privada que decide investir e promover a utilização de assinaturas electrónicas, por isso, felicitar Tecnising e da iniciativa privada que levou Jonathan Schacher, e esperamos que ter todo o sucesso do mundo para o bem dos hondurenhos “, reiterou Díaz.

A certificação Tecnizing traduz-se em deixar o papel de lado, simplificando os processos administrativos. Agora tudo se torna eletrônico e o funcionário público e privado pode assinar a partir de casa, o que reduzirá o tempo, tornará os procedimentos mais rápidos, reduzirá o tempo de uma janela para outra.

“Você tem que fazer muito trabalho, mas é um grande passo. Em nome do Governo da República e do Presidente da República, parabenizamos a Tecnising por este grande passo ”, concluiu o Ministro Ebal Díaz.

Com Informações de El País e ITI

Fotos: La Tribuna de Honduras

Valid Certificadora implantará Certificação Digital em Honduras

Valid Certificadora será responsável pela estruturação de nova Autoridade Certificadora da Tecnisign

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<