Em reunião com o mercado, ITI e Inmetro sanam dúvidas quanto ao projeto de certificação digital para OM-BR
o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) promoveu hoje, 31 de março, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), reunião virtual com entidades do setor de certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
A reunião, que teve como objetivo sanar dúvidas levantadas pelo mercado, foi mais uma etapa de consolidação do projeto de certificação digital para Objetos Metrológicos (OM-BR).
Na ocasião, o Inmetro disponibilizou o link da Portaria nº 103, de 8 de março de 2021, que dispõe sobre o processo de certificação digital, define os critérios para credenciamento na Autoridade Certificadora do Inmetro (AC Inmetro) e a descrição do leiaute dos certificados digitais.
Rodolfo Souza, gerente do Projeto da AC Inmetro, reiterou que o instituto não irá emitir certificados digitais para os objetos metrológicos, mas credenciar Autoridades Certificadoras (ACs) de 2º nível para tal.
Informou ainda que o projeto inicia com o caso das bombas de combustível, mas será expandido para outros objetos metrológicos regulados pelo Inmetro.
O diretor-presidente do ITI, Carlos Fortner, ressaltou a importância da parceria com o Inmetro e do projeto da AC Inmetro para o Instituto e para a sociedade no combate às fraudes.
Participaram da reunião o diretor-presidente do ITI, Carlos Fortner, assessores e membros da equipe técnica do Instituto, o coordenador-geral do Centro de Capacitação do Inmetro, Luiz Fernando Rust, o chefe da Divisão de Metrologia em Telecomunicações do Inmetro, Rodolfo Saboia Souza, representantes da AARB, ABRID, ANCert, ANCD, ATID e alguns de seus associados.
Fonte: ITI
Sobre o ITI

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação ITI, é dirigido por Enylson Camolesi, Diretor Presidente desde 12 de dezembro de 2023. O ITI foi criado a partir do Art. 12 da Medida Provisória n° 2.200-2, de 24 de agosto de 2001. Atualmente o ITI é vinculado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, com a finalidade de ser a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Conheça algumas das principais empresas que fazem parte do ecossistema da ICP-Brasil. AET EUROPE | ASSINATURA CERTA | BRY TECNOLOGIA | CERTIFICA | DINAMO Networks | DOC9 | SAFEWEB | SOLUTI | SYNGULAR ID | V/CERT | ZAPSIGN |
Leia a coluna exclusiva sobre a ICP-Brasil!
- Diretor-Executivo da ANCD aborda atualizações da ICP-Brasil em evento em Minas Gerais
- Reunião do Comitê Gestor da ICP-Brasil: Avanços na Modernização e Desburocratização
- O Selo Eletrônico da ICP-Brasil: Inovação em Autenticação Digital para Empresas
- Acordo de Reconhecimento Mútuo de Certificados de Assinatura Digital do Mercosul entra em vigência
- Certificado Digital ICP-Brasil: Junta Comercial do Amazonas Adere à Assinatura Qualificada para Registro Empresarial
- Junta Comercial de Mato Grosso Suspende Assinaturas digitais via Gov.br Após Fraudes

Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
O Crypto ID é uma plataforma de destaque no cenário de identificação digital, cibersegurança e tecnologia, atuando como referência em conteúdos especializados e atualizados sobre temas como certificação digital, blockchain, biometria, autenticação multifatorial e tendências regulatórias.
Fundado há mais de uma década, a plataforma se consolidou como uma fonte confiável para profissionais de TI, empresas e entusiastas da segurança digital.
A plataforma posiciona-se não apenas como um veículo de notícias, mas como um agente ativo na promoção de um ecossistema digital seguro.
Sua combinação de análises técnicas, cobertura de eventos e parcerias com líderes do setor faz dele um recurso indispensável para quem busca entender e se adaptar às transformações da identidade digital e da cibersegurança no Brasil.