Últimas notícias

Fique informado
Em reunião com o mercado, ITI e Inmetro avançam no projeto de certificação digital para OM-BR

Em reunião com o mercado, ITI e Inmetro avançam no projeto de certificação digital para OM-BR

1 de abril de 2021

Em reunião com o mercado, ITI e Inmetro sanam dúvidas quanto ao projeto de certificação digital para OM-BR

o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) promoveu hoje, 31 de março, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), reunião virtual com entidades do setor de certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

A reunião, que teve como objetivo sanar dúvidas levantadas pelo mercado, foi mais uma etapa de consolidação do projeto de certificação digital para Objetos Metrológicos (OM-BR).

Na ocasião, o Inmetro disponibilizou o link da Portaria nº 103, de 8 de março de 2021, que dispõe sobre o processo de certificação digital, define os critérios para credenciamento na Autoridade Certificadora do Inmetro (AC Inmetro) e a descrição do leiaute dos certificados digitais.

Rodolfo Souza, gerente do Projeto da AC Inmetro, reiterou que o instituto não irá emitir certificados digitais para os objetos metrológicos, mas credenciar Autoridades Certificadoras (ACs) de 2º nível para tal.

Informou ainda que o projeto inicia com o caso das bombas de combustível, mas será expandido para outros objetos metrológicos regulados pelo Inmetro.

O diretor-presidente do ITI, Carlos Fortner, ressaltou a importância da parceria com o Inmetro e do projeto da AC Inmetro para o Instituto e para a sociedade no combate às fraudes.

Participaram da reunião o diretor-presidente do ITI, Carlos Fortner, assessores e membros da equipe técnica do Instituto, o coordenador-geral do Centro de Capacitação do Inmetro, Luiz Fernando Rust, o chefe da Divisão de Metrologia em Telecomunicações do Inmetro, Rodolfo Saboia Souza, representantes da AARB, ABRID, ANCert, ANCD, ATID e alguns de seus associados.

Fonte: ITI

Sobre o ITI

Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI é uma autarquia federal, vinculada a Casa Civil da Presidência da República, que tem por missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Ao ITI compete ainda ser a primeira autoridade da cadeia de certificação digital – AC Raiz.

Leia a coluna exclusiva do ITI.

  A mais completa coluna sobre Certificação Digital do Brasil está aqui a um clique de você! Dá uma conferida!